Paraná Pesquisa mostra polarização entre Gomide e Major Vitor Hugo em Anápolis

02 agosto 2023 às 20h51

COMPARTILHAR
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) lidera para a corrida à Prefeitura de Anápolis em todos os cenários, aponta Paraná Pesquisa. O petista, que é ex-prefeito do município, mantém o percentual de 40%. A polarização na cidade é com o bolsonarista e ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que se apresenta com média de 20% das intenções de votos.
O Jornal Opção ouviu os dois primeiros colocados nesta pesquisa. Gomide considerou os números expressivos e, para ele, isso demostra o que o eleitorado anapolino “quer nesse momento para cidade”. Apesar disso, o petista não sinalizou para a candidatura. “As eleições acontecem no próximo ano, será outro cenário político e vamos aguardar 2024 para decidir a candidatura”, disse.
“Da minha parte, fico feliz pelo resultado na pesquisa e pelo reconhecimento do trabalho que realizamos na cidade”, emendou.
Major Vitor Hugo pontuou que o desempenho dele “é fruto do trabalho realizado ao longo do meu mandato de deputado federal”. Ele comemorou por ser lembrado pelo eleitorado goianiense e anapolino, uma vez na Capital seu nome também aparece em cenários de intenções de votos para 2024.
“Eu fico extremamente lisonjeado. A pesquisa mostrou também a necessidade que a gente tem de unir a direita para vencer em Anápolis. Não importa o nome. Eu fico feliz que seja o meu nome, nesse momento, à frente”, disse. “O importante é que a direita esteja unida em torno de um nome”, acrescentou.
Na pesquisa estimulada, com cenário 1, Gomide soma 40,3%, em segunda posição aparece Major Vitor Hugo (PL); Márcio Corrêa, 9,3%; em empate técnico com Leandro Ribeiro, 9,2%. Por último, aparecem Márcio Cândido, com 5,5% e Professor Edergênio, 0,4%
No cenário 2, com o deputado estadual Amilton Filho que substitui Márcio Corrêa, Gomide aparece com 39,1%; Major Vitor Hugo, 19%; Amilton, 10,9; com empate técnico com Ribeiro (10%), Cândido e Edergênio, com 6,1% e 0,4%, respectivamente.
Em cenário sem Márcio Corrêa e Amilton Filho; e entrada de Dr. José Fernandes, Gomide vai a 41,2%; Vitor Hugo, 21,5%; Ribeiro, 11,1%, Cândido, 6,1%; Dr. José fica com 2,2% e Edergênio, 0,5%. Para os três cenários, a média de nenhum dos pré-candidatos ficou em 10% e não sabem, média de 5%.
No último cenário, sem Gomide e com outro candidato petista, Vitor Hugo lidera com 23,6%; Rubens Otoni, 19,3%; Ribeiro, 12,5%; Corrêa, 11,4%; Cândido, 6,8% e Edergênio, 1,4%. Nenhum dos nomes somou 18,6% e não souberam, 6,5%.
Avaliação de Roberto Naves
Por outro lado, a mesma pesquisa mostra que a gestão do prefeito Roberto Naves (pP) é bem avaliada pelos anapolinos. Dentre os entrevistados, 48,5% aprovam a administração de Naves contra 46,7% que desaprovam. 30,5% responderam que a administração do prefeito é ótimo (7,5%) e boa (23%); regular, 33% e ruim, 11,5% e péssima, 23,6%.
Metodologia
A Paraná Pesquisa ouviu 814 eleitores entre 16 anos ou mais do dia 27 a 31 de julho. O grau de confiança, segundo o instituto, é de 95%, e a margem de erro é de aproximadamente 3,5%. Essa pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
Leia também:
Cidadania lança pré-candidato a prefeito em Anápolis
Republicanos marca data de filiação de Eerizania de Freitas, que pode se lançar à prefeita de Anápolis