Institutos de pesquisas entram na mira do Cade por suposto “cartel”

13 outubro 2022 às 17h40

COMPARTILHAR
Os institutos de pesquisas entraram na mira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão determinou, nesta quinta-feira, 13, a instauração de inquérito contra as principais empresas, dentre as quais: Ipec, Datafolha e Ipespe. A motivação seria “infração à ordem econômica tipificada”.
Isso significa dizer que o órgão entende que os institutos atuaram de maneira coordenada para favorecer candidatos, ao divulgar pesquisas consideradas destoantes com a apuração das urnas. Se as denúncias forem comprovadas, as empresas podem ser enquadradas em tipos definidos como cartel.
O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) no ano passado. A indicação de Macedo à presidência foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). O resultado das urnas em 2 de outubro foi de 48,43% dos votos válidos para Lula, enquanto Bolsonaro teve 43,2%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, marcado para o próximo dia 30.
A reportagem tenta contato com os institutos.