Os institutos de pesquisas entraram na mira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão determinou, nesta quinta-feira, 13, a instauração de inquérito contra as principais empresas, dentre as quais: Ipec, Datafolha e Ipespe. A motivação seria “infração à ordem econômica tipificada”.

Isso significa dizer que o órgão entende que os institutos atuaram de maneira coordenada para favorecer candidatos, ao divulgar pesquisas consideradas destoantes com a apuração das urnas. Se as denúncias forem comprovadas, as empresas podem ser enquadradas em tipos definidos como cartel.

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) no ano passado. A indicação de Macedo à presidência foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). O resultado das urnas em 2 de outubro foi de 48,43% dos votos válidos para Lula, enquanto Bolsonaro teve 43,2%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, marcado para o próximo dia 30.

A reportagem tenta contato com os institutos.