GOIÂNIA 93 ANOS: do lava-rápido à referência gastronômica: como Marcelo Piquiras cresceu junto com a capital
22 outubro 2026 às 18h12
COMPARTILHAR
Em 1982, antes de colocar seu apelido de infância na fachada de um dos restaurantes mais conhecidos de Goiás, Marcelo Piquiras tocava um pequeno bar que servia espetinhos e cerveja num lava-rápido. Três anos depois, em 1985, nascia na Alameda República do Líbano o primeiro Piquiras — ponto de partida para uma trajetória de mais de quatro décadas que ajudou a transformar os hábitos alimentares e a cena noturna de Goiânia.
📲 Assista ao episódio em vídeo no topo desta matéria e confira a cobertura completa nas redes sociais do Jornal Opção.

O empresário é o convidado do terceiro episódio da web-série do Jornal Opção em comemoração aos 93 anos de Goiânia. Em conversa descontraída, Piquiras resgata memórias da época em que a gastronomia local dava seus primeiros passos em direção à profissionalização.
A revolução do prato individual
Uma das transformações mais marcantes vivenciadas pelo restaurante foi a mudança no formato de servir as refeições na capital.
“Quando a gente começou, os pratos eram servidos na travessa para a mesa inteira. Quando criamos coragem para implantar o prato individual, foi um desafio imenso. As pessoas reclamavam, diziam que o prato era pequeno. Passamos por essa transição e hoje o formato individual é o padrão em qualquer lugar”, relembra Marcelo.
Além da mudança de costumes, o empresário destaca o desafio que era formar mão de obra qualificada nas décadas de 1980 e 1990, quando a capital ainda não contava com escolas de gastronomia.
“Várias vezes precisei levar cozinheiros e maîtres para São Paulo para aprenderem técnicas de serviço. Hoje, Goiânia tem escolas de alta qualidade, chefs premiados e não deve nada a nenhuma capital do mundo”, pontua.

Ponto de encontro de gerações e personalidades
Mais do que a evolução culinária, o Piquiras consolidou-se como um verdadeiro ponto de encontro da vida pública, cultural e social goianiense. De artistas sertanejos a ex-governadores, deputados e visitantes de fora do estado, o espaço sempre primou pela pluralidade e pelo acolhimento.
Para Marcelo, no entanto, a maior gratificação reside nas relações de afeto construídas com as famílias e a equipe ao longo do tempo.
“Tenho funcionários com mais de 40 anos de casa. Eles atenderam clientes que vinham aqui pequenininhos, depois viraram pais e hoje trazem os filhos e os netos. Essa relação com as pessoas e com a cidade é algo que não tem preço”, emociona-se.
Orgulho de crescer com Goiânia
Ao projetar o futuro e celebrar os 93 anos da capital, Piquiras ressalta o potencial turístico da cidade e o carinho por ter feito parte da sua consolidação.
“Crescer junto com Goiânia foi a coisa mais positiva que existiu. A cidade se abriu, virou internacional e o turismo só tende a fortalecer o nosso setor. Sou grato por tudo o que construímos aqui”, finaliza.
Web-Série Goiânia 93 Anos
Produzida pelo Opção Play, a web-série documental celebra o aniversário da capital resgatando trajetórias de figuras emblemáticas, pioneiros e empreendedores que ajudaram a construir a identidade de Goiânia.



