“É fácil olhar para trás com o olhar de hoje”, Miguel Ângelo Pricinote fala sobre mobilidade urbana
16 agosto 2024 às 18h05
COMPARTILHAR
Nesta sexta-feira, 16, Miguel Ângelo Pricinote, membro do Mova-se, Fórum de Mobilidade, concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal Opção sobre mobilidade urbana. Ele destaca que o trânsito é muito impactante na vida das pessoas, por isso acredita que seja necessária mais participação popular.
Quanto ao cenário nacional, ele explica porque a lógica por trás do investimento de JK em rodovias faz sentido. “A forma mais rápida de gerar desenvolvimento no tempo da Marcha para o Oeste eram as rodovias”, relata. Sim, existem formas mais sustentáveis e práticas atualmente, entretanto, como ressalta o subsecretário: “É fácil olhar para trás com o olhar de hoje.
O especialista explicou a sua função como subsecretário de políticas para a Cidade e Transporte da Secretaria-Geral do Governo de Goiás. Segundo ele, no Estado de Goiás, a mobilidade tem dois focos principais: a região metropolitana de Goiânia e o entorno do Distrito Federal. Nesse sentido, portanto, Pricinote aproveita a ocasião para relatar os avanços do BRT e do VLT.
Além disso, sobre o trânsito em Goiânia, ele afirma que existem dois principais problemas: os transportes coletivos e a sincronização dos semáforos. Ele também compartilhou o motivo que o levou a escolher estudar mobilidade e trânsito. Confira a seguir.
Assista a entrevista completa no Opção Play:
Confira edições anteriores do Opção Play:
Leia também:
BNDES inicia estudo de Mobilidade com foco em BRT, VLT e metrôs, Goiânia tem duas propostas