Vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos em 2020

“Mosaico de ausências” (prosa), de Luiz Gustavo Medeiros de Lima, e “Febrero” (poesia), de Fabrício Carlos Clemente, foram as obras premiadas

Fabrício Carlos Clemente: poeta | Foto: UBE-Goiás

A União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO) anunciou, no dia 27 de novembro (sexta-feira), em uma transmissão ao vivo pelo Instagram os vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos versão 2020.  Trata-se do mais antigo prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante de Goiás. O concurso é promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da UBE – GO, premiando anualmente dois títulos, um de prosa e outro de poesia. Os laureados terão suas obras publicadas pela Prefeitura de Goiânia, mediante licitação. Também receberão um prêmio em dinheiro equivalente a vinte salários-mínimos.

Luiz Gustavo Medeiros de Lima: prosador | Foto: UBE-Goiás

Criada pelo primeiro prefeito de Goiânia, professor Venerando de Freitas Borges, em 1944, a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos já editou mais de cem livros. Muitos deles se tornaram clássicos da literatura goiana. Foi por meio dela que o escritor Bernardo Élis, imortal da ABL, publicou sua primeira obra, “Ermos e Gerais”. Entre os vencedores estão nomes consagrados como Edival Lourenço, Heleno Godoy, Yeda Schmaltz, Miguel Jorge, Valdivino Braz, Delermando Vieira e Hélverton Baiano.

A banca do concurso é composta por três membros, sempre nomes de reconhecida competência e relevo na comunidade literária. Em 2020 os três jurados foram os escritores Hélverton Baiano, representando a UBE – GO, Carlos Brandão, representando a Secretaria de Cultura de Goiânia, e Luiz de Aquino, representando a Academia Goiana de Letras.

Em prosa foi premiada a coletânea de contos “Mosaico de ausências”, de Luiz Gustavo Medeiros de Lima, residente em Goiânia.

Em poesia foi premiado o livro “Febrero”, de Fabrício Carlos Clemente, também residente em Goiânia.

Texto produzido pela UBE-Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.