Uma das melhores companhias de balé do mundo fará pré-seleção em Catalão

Brasil tem a única escola do Bolshoi fora da Rússia e Catalão foi escolhida por sua importância logística e cultural

Bailarinos do Bolshoi | Foto: divulgação

Bailarinos do Bolshoi | Foto: divulgação

No dia 6 de maio, será realizada em Catalão uma pré-seleção do balé Bolshoi, uma das maiores companhias de balé e ópera do mundo, considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site até o dia 29 de abril.

A vinda do Bolshoi a Catalão é uma iniciativa do balé Simone Faleiro, sob coordenação do Conselho Brasileiro de Dança, que conta com o apoio da Prefeitura de Catalão, por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos. A audição será dividida em duas provas, uma às 8h30 (candidatos nascidos entre 1998 e 2004) e outra às 14h (nascidos de 2005 a 2007), no Itego em Artes Labibe Faid.

De acordo com Rafael Purcina, presidente da Fundação, “quando a professora Simone Faleiro apresentou a proposta, em janeiro deste ano, sentimos muita felicidade em poder privilegiar a linguagem da dança em nosso município. É mais um evento de nível nacional que tem a cidade de Catalão como polo”, destaca.

Segundo Simone Faleiro, Catalão foi escolhida não só pela localização, que facilita a logística, como também e, principalmente, pelo destaque que a cidade está tendo em termos culturais. “O município compõe um rol de cidades que incentivaram e tiveram um crescimento exponencial no que tange o setor cultural e artístico, graças ao incentivo de gestores, pensadores e fazedores de cultura, como o caso do prefeito Jardel, que abraça esse projeto de tamanha importância”, ressalta.

Alguns bailarinos da Fundação Cultural e da escola de dança Simone Faleiros já se inscreveram na seletiva e estão na expectativa de ter o talento reconhecido pelos “olheiros” do Bolshoi. Maria Inêz Borges é mãe de Natália Vitória, de 13 anos, aluna da “Casa da Cultura” e bailarina há oito anos. Segundo ela, Natália está bastante empolgada com a seletiva. “No ano passado, teve uma audição em Goiânia, mas não pudemos ir, por causa das despesas. Assim que minha filha me falou que teria essa oportunidade em Catalão, imediatamente, autorizei a inscrição e faço questão de estar presente para dar todo apoio a ela”, conta Maria Inêz.

A audição é aberta a toda a comunidade. Basta fazer a inscrição no site e pagar a taxa de R$ 15, por meio de depósito na conta da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no dia da seletiva, no Labibe Faiad.

Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC) é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade. A companhia é uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia, garantindo aos alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte.

Para mais informações:

Fundação Cultural Maria das Dores Campos

Telefone: (64) 3442-3998

Endereço: Avenida 20 de Agosto, 1900, Centro.

Horário de atendimento: das 8h às 11h e das 13h às 21h

Ballet Simone Faleiro

Telefone: (64) 3411-4219 / 8121-9313

Endereço: Rua Cel. Pirineus, 50, Bairro São João.

Horário de atendimento: das 8h às 11h e das 14h às 20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.