UEG oferece curso de Escrita Criativa em parceria com a UBE-GO

Disciplina será ministrada pelos professores Ademir Luiz, doutor em História e presidente da UBE, e Ewerton Freitas, doutor em literatura e escritor

A Universidade Estadual de Goiás oferece curso de Escrita Criativa como parte das atividades do programa de pós-graduação interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer). A iniciativa acontece em parceria com a União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO).

Ewerton Freitas: doutor em Literatura e escritor | Foto: Facebook

A UBE, sob a presidência do escritor Edival Lourenço, já realizou cinco temporadas de oficinas de escrita criativa ministradas por alguns dos mais importantes autores brasileiros, como Chacal, Luiz Ruffato, Heleno Godoy, Jacques Fux, Cíntia Moscovich e Edson Aran. A parceria com a UEG representa uma possibilidade de promover atividades continuadas e em nível de pós-graduação.

A disciplina é inicialmente oferecida aos alunos do programa de pós-graduação da UEG, mas está aberta aos interessados em frequentar as aulas como aluno-ouvinte. Os alunos ouvintes receberão certificados expedidos pela UBE.

As aulas acontecerão semanalmente nas manhãs de sexta-feira, em Anápolis e em Goiânia, ao longo de quinze semanas.

Formação de escritores e pesquisadores

O curso pretende colaborar na formação de escritores e pesquisadores iniciantes, bem como àqueles mais experientes que desejem se aperfeiçoar.

Ademir Luiz, doutor em História e escritor | Foto: Arquivo pessoal

A disciplina será ministrada pelos professores Ademir Luiz e Ewerton Freitas. Ademir Luiz é doutor em História e atual presidente da UBE, tendo sido vencedor dos prêmios Cora Coralina e Hugo de Carvalho Ramos, a premiação literária mais antiga do Brasil. Ewerton Freitas é doutor em literatura e escritor, sendo especialista na obra de Clarice Lispector.

As aulas começam no dia 6 de março. Os interessados devem procurar a secretaria do Teccer para realizar sua inscrição. Mais informações pelo telefone (62)3328-1188.

Ementa da disciplina: Escrita Criativa e Literatura no Cerrado (Ademir Luiz e Ewerton Freitas).

O objetivo da disciplina é desenvolver a capacidade de articulação de ideias e conceitos por parte dos pós-graduandos a partir da técnica de desenvolvimento de enredos e narrativas próprias da literatura. Noções de verossimilhança, continuidade e apresentação consistentes de personagens complexos e multifacetados são igualmente importantes tanto na escrita acadêmica quanto na escrita com finalidades estéticas. Não por acaso, o escritor e semiólogo italiano Umberto Eco afirmava que uma investigação científica poderia ser descrita como um romance policial, mostrando como o pesquisador seguiu pistas falsas até chegar na resolução do problema. Para tanto, usaremos como base a literatura produzida no cerrado, em seu diálogo com a literatura universal.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.