UBE-Goiás promove primeiro Dia da Toalha

Dia da Tolha valoriza cultura pop, cinema e gêneros literários que costumam ser relegados ao 2º plano, como a fantasia, o suspense, o horror e a ficção científica

A União Brasileira de Escritores-Seção Goiás promove no sábado, 25, o primeiro Dia da Toalha na UBE, como parte das atividades do Dia de Campo com as Letras. O projeto, realizado com o apoio cultural da Lei Goyazes, se refere a um conjunto de dez oficinas que vão ocupar a agenda da instituição todos os sábados entre 27 de abril e 29 de junho de 2019, começando sempre as 9 horas da manhã.

Os organizadores do Dia de Campo com as Letras não se esqueceram que 25 de maio se comemora internacionalmente o chamado Dia da Toalha e resolve incorporar a data festiva ao calendário do projeto. Trata-se de uma homenagem ao escritor inglês Douglas Nöel Adams (1952-2001 — viveu apenas 49 anos), autor da clássica comédia de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (Arquiiro, 208 páginas, tradução Carlos Irineu da Costa e Paulo Henriques Britto).

É importante destacar que, mais do que homenagear um autor isolado, o Dia da Tolha valoriza a cultura pop, o cinema e vários gêneros literários que costumam ser relegados ao segundo plano, como a fantasia, o suspense, o horror e a própria ficção científica. Por que se escolheu o dia 25 de maio? Trata-se da data de estreia do filme “Guerra nas Estrelas” no ano de 1977. Por isso o Dia da Toalha também é vulgarmente conhecido como Dia do Orgulho Nerd.

Para explicar melhor o evento e o significado da data Ademir Luiz, presidente da UBE-GO, vai realizar uma “entrevista self” com o historiador, influenciador digital e pesquisador de mitos e mitologias Tobias Goulão. A entrevista será divulgada nas redes sociais da UBE-GO.

O Dia da Toalha da UBE será incorporado à oficina Vanguardas e literatura marginal, ministrada pelo premiado escritor Cristiano Deveras, conhecido por ser um entusiasta da cultura pop.

Um dos objetivos da iniciativa é promover a presença de jovens no Porto do Escritor, sede da UBE-Goiás, localizada na Rua 21, no Centro de Goiânia. Será publicado um livro com quarenta textos dos participantes das oficinas. Alguns deles podem contemplar gêneros como terror, fantasia ou ficção científica.

As oficinas são gratuitas e as inscrições, valendo certificado, serão feitas no local. No dia 25 de maio não esqueça de levar sua toalha.

Serviço

Dia de Campo com as Letras

Dia: 25 de maio (sábado)

Oficina: Vanguardas e literaturas marginais

Oficineiro: Cristiano Deveras

Local: UBE-Seção Goiás, Rua 21, 262, Centro, próximo ao Lyceu de Goiânia

Horário: 9 da manhã

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.