Marina Caiado

Especial para o Jornal Opção

Os girassóis são flores conhecidas por demandar muita luz solar, e por isso “seguem” o sol, buscando o melhor ângulo para captar a luminosidade, sendo também ligados à felicidade e vitalidade pela sua cor amarela. Em seu terceiro livro, “Somos Girassóis”, Telma Romão Maia traz essa energia alegre, convidando cada leitor a se tornar também um girassol, seguindo e se contagiando com seus versos ensolarados por experiências pessoais e universais.

“Somos Girassóis” é poesia cheia de simplicidade, que traduz aspectos do humano e da mulher. Temas como amizade, amor, intimidade, família, maternidade, individualidade e madureza estão em cada verso. Telma nos convida a transformar a poesia em rotina, mostrando um olhar positivo e reconfortante sobre a vida, cheia de erros, descobertas e alegrias.

De tudo que nos faz humano, o maior destaque é o amor, que permeia toda a obra. Telma trata do amor familiar desde a infância, passando pelo amor conjugal apaixonado e duradouro, chegando ao amor pelos filhos, para quem deixa o sentimento como herança: “Quero para vocês o amor/ Que arrepia, que tira o fôlego/ Que conspira/ E faz parar o universo/ Por um segundo/ O amor simples/ O simples amor”.

Além disso, Telma traz o amor-próprio em uma percepção gentil de si mesma, se abraçando como abraça aqueles que ama e tratando o envelhecimento com naturalidade, expressando a maturidade e tranquilidade que vêm com o tempo: “Amo as minhas cores/ Em todos os seus matizes (…) A maturidade me ensinou (…) Aprendi a ouvir mais que falar/ Aprendi a calar em momentos estratégicos/ A medir as emoções/ A ser mais bálsamo/ Que espinho”.

“Somos Girassóis” está disponível na Livraria da Vila e na Amazon.com. A obra oferece uma ótima leitura para quem quer enxergar o cotidiano com esse olhar leve, otimista e humano da autora, que se coloca próxima dos leitores como se estivesse em um bate-papo, tomando uma taça de vinho ou uma xícara de chá.

Marina Caiado é poeta.