Série goiana estreia na Prime Video em todo o Brasil
18 abril 2021 às 00h00
COMPARTILHAR
A série infanto-juvenil VILA MARIOTE, uma produção Balaio Produções Culturais com coprodução da Fractal Filmes, direção de Hélio Fróes e Rô Cerqueira, já disponível no Brasil pelo streaming da Amazon Prime Vídeo
Vila Mariote é uma minissérie com bonecos animados por atores em cinco episódios de 26 minutos, voltada para o público infanto-juvenil. Trata de assuntos como medo, bullying, afirmação feminina, violência urbana e desigualdade social, tudo com a leveza, humor e poesia da manipulação de bonecos.
A produção com equipe goiana, somando mais de 30 profissionais e foi filmada nos bairros da capital Pedro Ludovico, Parque das Laranjeiras e Setor Sul. Contou ainda com a parceria da Oficina Cultural Geppetto e da Cia de Teatro Nu Escuro, referências nacionais em construção e manipulação de bonecos. A criação e concepção dos bonecos tem a direção da atriz e bonequeira, Izabela Nascente, com participação de outros artistas/bonequeiros da cidade.
Sinopse
Um mistério assombra um bairro da Vila Mariote: pessoas estão aparecendo congeladas de medo! Todos os moradores são de algum modo afetados. Por um lado duas meninas, Elza e Clara, procuram desvendar o mistério. Porém, parte dos moradores da Vila acredita que um monstro assombra o local e querem destruí-lo.
A história da Vila Mariote
A proposta buscou incluir os personagens, os bonecos, em locações reais, cotidianas de uma cidade, buscando uma estética lúdica e divertida de interação. A série permite o encontro do real com o imaginário através dos bonecos animados. Retratada pelas ruas de bairros da cidade, Goiânia é então cenário para a ficcional Vila Mariote.
A direção
Hélio Fróes é Comunicador Social, especialista em Filosofia da Arte e Mestre em Artes Cênicas. Ator, Dramaturgo e Diretor de Teatro e Cinema.
Rô Cerqueira é Graduada em Cinema, especialista em Fotografia e Filosofia da Arte, Mestre em História da Arte e em Cenografia. Cenógrafa, Figurinista, Roteirista e Diretora de Cinema.
Este é o quarto trabalho seguido dos diretores Hélio Fróes e Rô Cerqueira em parceria com a Balaio Produções. Roteirizaram e dirigiram o curta-metragem premiado em três categorias principais na mostra ABD-Associação Brasileira de Documentaristas-Sessão Goiás / FICA-Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2020 e que circulou mais de 20 festivais brasileiros: O Tamanho da Pedra. Curadoria e Coordenação Geral da exposição de artes integradas: SILHUETA CESARE. Pesquisa e Desenvolvimento sobre os então 25 anos da Quasar Cia de Dança para o projeto que resultou em um catálogo: UM CORPO CELESTE EM MOVIMENTO. O time conta ainda com mais um projeto de série para TV aprovado para produção, com previsão para gravações em 2022: ONDE SE ESCONDE NO MUNDO DO CONDE.
A produtora
A Balaio Produções Culturais e Cinematográficas é uma empresa sediada em Goiânia-Go, que se dedica a produção de eventos e produtos culturais desde 2010. Com experiência voltada para diversos segmentos artísticos, hoje atua de forma mais expressiva para o cinema e o audiovisual. Busca em suas produções, a partir da interface entre linguagens artísticas, um padrão de qualidade de execução e gestão capaz de fidelizar públicos e parceiros, em prol de projetos que fazem da diversidade cultural e étnica seu principal eixo de atuação. Liderada pela sua fundadora e diretora geral, a produtora Luana Otto, conta com uma equipe de profissionais qualificados e engajados com o cenário cultural local, atuando também fora do Estado.
Realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA via Ancine e Fundo de Arte e Cultura de Goiás-FAC via Secult-Go, a série conta com a distribuição e comercialização da Elo Company (SP).