Projeto Antropocine exibe o filme “Jaguar” no Cine UFG

Após a exibição do filme, o professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Samuel de Jesus, realiza um bate-papo sobre a produção

Divulgação

Divulgação

Na quarta-feira, 4, a segunda edição do projeto Antropocine exibe gratuitamente o filme “Jaguar” (1967), produção do cineasta e etnólogo francês Jean Rouch. Após o filme, haverá debate com o professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Samuel de Jesus, também responsável pela curadoria da edição. Os participantes receberão certificado.

“Jaguar”
Quando Jean Rouch iniciou as filmagens, em 1954, seu objetivo era estudar a migração dos jovens que saíam do Níger para procurar trabalho, além de aventura e fortuna, na Costa do Ouro, atual Gana. Rouch, no entanto, descobriria as dificuldades em documentar migrações. Dessa forma, optou pela filmagem de ficção. Não havia “argumento”: o cineasta simplesmente escolheu os imigrantes que acompanharia e fez isso por um ano, registrando um diário de viagem quase todo sem som. Depois, em estúdio, pediu-lhes que comentassem o que se passava na tela –– e os personagens revelaram um fantástico poder de improvisação. Nascia então uma nova realidade em película, com recursos que confundiam as fronteiras entre documentário e ficção.

Antropocine
Vinculado ao Programa de pós-graduação em Antropologia Social da UFG (PPGAS/UFG) e coordenado pelo professor e antropólogo Carlos Eduardo Henning, o projeto de extensão Antropocine visa abrir espaço junto à sociedade, a partir do cinema, para a problematização de desafios antropológicos atuais, com novas perspectivas sobre o mundo. Entre os temas envolvidos encontram-se questões indígenas, relações raciais e racismo, machismo, homofobia e, dentre outros, violências de gênero. O Antropocine é realizado quinzenalmente e é aberto a toda a comunidade acadêmica e extra-acadêmica.

Assista abaixo o trailer do filme

Serviço
II edição do projeto Antropocine com exibição seguida de debate sobre o filme “Jaguar” de Jean Rouch
Quando: quarta-feira, 4 de novembro
Horário: 17h30
Onde: Cine UFG – Campus Samambaia
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.