As inscrições para a terceira edição do Prêmio Literário Máquina de Contos podem ser feitas de 26 de janeiro a 27 de abril de 2023. Três autores inéditos terão seus contos publicados na plataforma Máquina de Contos e ganharão um prêmio de R$ 2 mil. A novidade deste ano é a publicação de um livro que trará os textos vencedores, além de dez contos que receberão menção honrosa. O resultado será divulgado em 31 de maio de 2023.

O tema dos contos é livre, e serão aceitos textos inéditos de autores maiores de 18 anos, brasileiros, que não tenham livros publicados de forma comercial, em mídia eletrônica ou impressa, admitindo ainda autores que tenham autopublicações e/ou participado de coletâneas. As inscrições gratuitas estarão disponíveis no site www.maquinadecontos.com.br/premio, assim como todo o regulamento.

Pintura de Jonathan Wolstenholme

O livro contendo os 13 contos selecionados, entre vencedores e menções honrosas, terá uma versão impressa e outra digital, que estará disponível para download gratuito no site do prêmio. Cada autor receberá três exemplares do livro físico, que será lançado até o fim de 2023.

A comissão julgadora será formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor, jornalista e crítico literário.

Em duas edições, o prêmio teve 2.346 contos inscritos de autores de todo o Brasil. Os vencedores do segundo ano foram a paulista Ana Gabriella Machado Pereira da Silva, o cearense Moacir Marcos de Souza Filho e o amazonense Anderson Silva da Costa. Já a primeira edição premiou a mineira Lara Firmino Araújo e os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão.

A premiação tem como proposta estimular a cultura brasileira por meio da revelação de novos talentos da literatura. Os autores vencedores farão parte de um catálogo composto por escritores de renome e premiados da literatura contemporânea brasileira, dentro de uma plataforma com o potencial de centenas de milhares de leitores.

A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto brasileiro e contemporâneo, em formato de e-book, aos clientes de empresas de telefonia e de banda larga como Sumicity, Conexão, Click, Giga+, Ligue, Mob, Multiplay, Niu Fibra, Outcenter, Univox, VIP e Viasat. O leitor pode fazer a leitura on-line ou por meio de download, e ter a posse definitiva do texto.

O catálogo de 2023 contará com nomes como Maria Fernanda Elias Maglio, Cidinha da Silva, Eliana Alves Cruz, Natalia Borges Polesso e Tobias Carvalho. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Itamar Vieira Júnior, Jarid Arraes, Geovani Martins, Carlos Eduardo Pereira, Cristhiano Aguiar, Adriana Lisboa, Sérgio Rodrigues, Santiago Nazarian e Andréa del Fuego.

Mais informações: [email protected]. Durante o período de inscrições, o perfil do Instagram da Graviola Digital: @gravioladigital_oficial trará dicas dos jurados sobre como aprimorar os textos para aumentar a chance na avaliação e na seleção final dos contos.