Pianista Pablo Rossi e Duo Assad são atrações em “dobradinha” da Filarmônica de Goiás

As apresentações acontecem nesta quinta-feira (02) e próximo domingo (05), respectivamente, no Teatro Goiânia, com entrada gratuita

O pianista Pablo Rossi | Foto: Divulgação

O público goianiense apreciador de música erudita poderá conferir nesta semana duas apresentações promovidas pela Orquestra Filarmônica de Goiânia. As apresentações acontecem no Teatro Goiânia, com entrada gratuita. Na próxima quinta-feira (02), às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebe o consagrado pianista Pablo Rossi, que acumula vasta experiência internacional.

O repertório trará destaques da música orquestral russa e checa: A abertura da ópera “O Príncipe Igor” de Borodin, o Concerto para piano de Scriabin e a Sinfonia n.9 de Dvorák, considerada a mais famosa do compositor.

Rossi interpretará o Concerto para Piano de Alexander Scriabin. Quando o compositor russo publicou seu Concerto para piano, o famoso pianista Alexander Glazunov disse uma vez, “esta peça prova sem sombra de dúvida que Scriabin perdeu a cabeça”.

A peça combina um virtuosismo espetacular com uma abundância de ideias melódicas, cores orquestrais ricas e diversidade harmônica. O russo foi influenciado fortemente por Chopin, tanto em seu pianismo poético como em seus maneirismos orquestrais.

Além desta composição, a Orquestra apresenta também a abertura da ópera “Príncipe Igor” de Borodin e a “Sinfonia nº9” de Dvorák.
A regência do concerto é do maestro israelense Yoav Talmi . Talmi é reconhecido como um dos mais ilustres maestros-compositores de Israel no cenário internacional. É maestro emérito da Sinfônica de Quebec no Canadá e chefe do Departamento de Regência da Orquestra da Universidade de Tel Aviv.

Concerto de câmara
No domingo (05), é a vez do duo formado pelos irmãos Sérgio e Odair Assad subir ao palco. Essa apresentação tem o formato de concerto de câmara, ou seja, não conta com a participação dos músicos da orquestra. O objetivo é valorizar a sonoridade dos instrumentos dos solistas e proporcionar uma maior proximidade da música com o público.

Duo Assad | Foto: Divulgação

O duo Assad é considerado pela crítica e pelo público como um dos mais importantes da história e provavelmente o mais influente dos últimos 30 anos em todo o mundo. Eles trarão ao público um repertório diversificado passando por composições de Tom Jobim, Villa-Lobos, Scarlatti, Joaquim Rodrigo, Gismonti, além de trabalhos próprios.

Serviço:
Filarmônica de Goiás com Yoav Talmi e Pablo Rossi
Local: Teatro Goiânia
Data: Quinta-feira (02)
Horário: 20h30
Entrada franca

Duo Assad
Local: Teatro Goiânia
Data Domingo (05)
Horário: 11 hrs
Entrada franca

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.