Pesquisadores internacionais realizam residência em Goiânia sobre Gestão em Arte e Cultura

O projeto envolve diversas ações, como palestras e publicações, e tem como foco produtores e artistas goianos. As inscrições estão abertas

Entre abril e julho, pesquisadores argentinos visitam a capital goiana e dão a produtores e artistas goianos a oportunidade de residência e oficinas sobre Gestão Autônoma em Arte e Cultura. Financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, o projeto visa oferecer intercâmbio, profissionalização, aprofundamento e aperfeiçoamento do trabalho de gestão em artes, diferenciando os aspectos do trabalho de campo, da política cultural e da economia das artes e dos demais produtos e bens de cultura; isto através de seis módulos, contando cada um com a presença de um convidado externo, seja nacional e/ou internacional.
Abertas desde a segunda, 4 de abril, as inscrições para a primeira residência seguem até o dia 18. O primeiro módulo, realizado de 27 a 30 de abril, contará com a presença do crítico de arte Jorge Sepúlveda e da artista e gestora independente Guillermina Bustos, ambos da Argentina. Os interessados devem encaminhar um currículo resumido e uma carta de motivação para o e-mail [email protected] O resultado será divulgado no dia 20 de abril.

Convidados
Antes do início de cada residência, um dia será reservado para um curso-seminário que será ministrado pelo professor, pesquisador e idealizador do projeto, Marcio Pizarro. Ao final, também haverá uma aula de Márcio, que fará o encerramento do projeto, no dia 6 de julho.
As residências começam então no dia 27 de abril. De 4 a 7 de maio, a residência será com a também argentina, a investigadora de arte contemporânea, Ilze Petroni. Em junho, de 12 a 18, é a vez da mexicana gestora cultural Erandi Fajardo ser a responsável pela troca de experiências. Já entre os dias 29 de junho e 02 de julho, será o gaúcho produtor cultural, ator e bailarino Miguel Sisto.

Importância
Segundo o idealizador do projeto, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Marcio Pizarro Noronha, há 30 anos a questão da gestão em cultura e arte não preocupava os profissionais que atuam neste ramo, mas hoje, o tema ocupa um lugar importante em suas atividades.
Pizarro, que também é pesquisador e ele próprio um produtor, complementa: “É importante pensar a gestão como parte do processo criativo e da prática artística como um todo. Observa-se que a criação de escolas, companhias, academias e grupos não tem sido acompanhada de uma expansão dos horizontes de compreensão e de atuação política e econômica destes mesmos grupos. A composição da cena artística e de seus projetos de criação e de produção artístico-cultural necessita ser acompanhada de uma reflexão sobre a produção dos lugares da cena e da organização do campo de ação”.

Publicação e Continuidade
Ao fim do curso, haverá duas publicações distintas. Ainda durante o curso, em junho, haverá uma edição especial da revista Arte da Cena, da Universidade Federal de Goiás, com textos em versões curtas dos convidados e daqueles envolvidos com o curso ou com o debate. Ela terá uma versão eletrônica e também um número impresso. O lançamento ocorrerá durante o encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) que, em 2016, será sediada em Goiânia.
Ao fim do curso, haverá, ainda, a publicação de um e-book destinado aos participantes do projeto, em especial aos convidados. Já o conteúdo desta publicação contará com textos teóricos de maior fôlego. Ele também será disponibilizado para ser baixado e compartilhado.

Serviço
Residência e Seminário de Gestão Autônoma em Cultura e Arte
Inscrições: 4 a 18 de abril
E-mail: [email protected]
Pré-requisitos: envio de currículo e carta de intenção (no máximo, duas laudas)

Residências e Seminários:
27/04: Palestra de abertura com Marcio Pizarro Noronha (GO)
28 a 30/4: Jorge Sepúlveda e Guillermina Bustos (ARG)
04/05: Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)
05 a 07/05: Ilze Petroni (ARG)
18/05: Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)
19 a 21/05: nome a confirmar
13 a 18/06: Erandi Fajardo (MEX)
29/06: Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)
30/06 a 02/07: Miguel Sisto (RS)
06/07: Marcio Pizarro (GO) – encerramento

Horários: de quarta a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 9h às 12h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.