Personagens pretos dominam contos de fadas

Publicadas inicialmente em inglês e ilustradas por Zeka Cintra, irmão da autora, as produções exibem rainhas e princesas com seus poderosos blacks e tudo que eles simbolizam

Material de divulgação da escritora Isabel Cintra

Além das mensagens de amor, coragem e perseverança dos clássicos contos de fadas, os protagonistas de O Pequeno Grande Alfaiate e A Princesa e o Espelho se apresentam ao público infantil com um objetivo a mais: representar as crianças pretas que nunca se enxergaram nas produções do gênero. A proposta é da coleção da escritora paulista Isabel Cintra, que vive atualmente em Estocolmo, capital da Suécia.

Publicadas inicialmente em inglês e ilustradas por Zeka Cintra, irmão da autora, as produções exibem rainhas e princesas com seus poderosos blacks e tudo que eles simbolizam. Apesar de estar sutilmente representado nas narrativas, o racismo não é a temática central dos enredos. “Quero que as crianças pretas vejam que também podem ser as rainhas, princesas e protagonistas de qualquer história”, explica a autora.

Em O Pequeno Grande Alfaiate, o pequeno Akim mostra ao pai Jafar, e também para todos os pequenos leitores, que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida. Já A Princesa e o Espelho revela que a beleza está na sua forma mais pura, sem qualquer tipo de padrão: o sentimento amor sempre resistirá, sendo maior que todas as vaidades do mundo.

Isabel lançou seu primeiro livro em 2015 e, até o momento, são sete título publicados, todos com o apoio do talento nato do irmão. Tem participado de produções e eventos que divulgam a literatura em língua portuguesa fora do Brasil, especialmente na Europa, em cidades como Frankfurt, Paris e Londres. Além da coleção de contos de fadas, é autora de Corvo-Correio, também lançada na Angola.

SOBRE A AUTORA: Paulista de São Joaquim da Barra, Isabel Cintra acredita no poder dos livros em mudar pessoas, bem como na importância da representatividade estar presente em sua escrita. É autora de Bem-vindo à cidade, Lisboa, 2016, participou da I Antologia Internacional do Mulherio das Letras – Contos e Poesias, do IV Sarau da Paz – Ausburg, 2018 e, com o conto Corvo-Correio, esteve entre os premiados do Prêmio Off Flip de Literatura 2017, em Paraty (RJ). Atualmente vive em Estocolmo, Suécia.

FICHA TÉCNICA
Título: 
O Pequeno Grande Alfaiate
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
ISBN:  978-1949868678 
Páginas: 45 páginas
Formato:  25,5 x 20,25
Preço: R$ 44,99
Link de venda: https://loja.umlivro.com.br/o-pequeno-grande-alfaiate-5766709/p

SINOPSE O Pequeno Grande Alfaiate: Havia uma pequena e humilde aldeia nos arredores do Castelo do poderoso Rei Raidar. Local onde Jafar e o pequeno Akim construíram sua simples casa. A vida era difícil para pai e filho, até que a grande e única oportunidade de suas vidas aparece de repente. Com o coração cheio de esperança, Akim mostrará a seu pai que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida.

FICHA TÉCNICA
Título: 
A Princesa e o Espelho
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
ISBN: 978-1-949868-68-5
Páginas: 51 páginas
Formato: 
Preço: R$ 44,99
Link de venda: https://loja.umlivro.com.br/a-princesa-e-o-espelho-5766710/p

SINOPSE A Princesa e o Espelho: Quando o desejo pela beleza extrema tenta superar o amor e a vaidade torna-se o bem mais precioso, uma fada doce e muito sábia aparece para transformar tudo em harmonia novamente. Um lindo conto de fadas com reis, rainhas, princesas, muita magia, representatividade e tanto a nos ensinar!” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.