Os maiores festivais de música brasileiros
10 outubro 2015 às 12h51
COMPARTILHAR
Que tal já organizar a agenda, descolar ingressos, passagens e hospedagem e aproveitar o melhor da música mundial nos quatro cantos do Brasil?
Yago Rodrigues Alvim
Na última semana, o Lollapalooza Brasil enfim divulgou o lineup de sua quinta edição, realizada em Sampa no próximo ano. Eminem, Florence + The Machine, Jack Ü e Munford & Sons são as grandes atrações do festival, que acontece também em Chicago, Berlim, e, dentre outras cidades, em Buenos Aires. Já debutante nos EUA, por aqui, o Lolla teve sua primeira edição em março de 2012, com Foo Fighters e Arctic Monkeys de headliners.
Muitos músicos comentam a delícia que é um festival por cantarem para públicos diversos, devido à quantidade de bandas, atrações; o que do lado de cá, também gera a mesma sensação: a de conhecer novos artistas. É realmente sensacional; ainda mais se você lembrar a multidão em, geralmente, um espaço amplo, abertíssimo; pessoas de estilos, lugares diversos, muitas vezes de todos os cantos do mundo.
Pensando nisso, listamos os maiores festivais de música realizados no país. Saca só!
Meca Festival
Realizado no mês de janeiro, desde 2011, no Rio Grande do Sul, o Meca por fim ganhou edições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na última edição, o headline ficou por conta de ninguém menos que La Roux, banda liderada pela londrina Elly Jackson. Aluna George, Citizens! e Aldo The Band também agitaram o festival.
Planeta Atlântida
Também realizado em janeiro, o Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do Brasil. Em 2015, completou vinte anos em Xangri-lá (RS), muito bem comemorados ao som de Ivete Sangalo, Gigantes do Samba, Capital Cities, Kesha e Skank, dentre outros artistas.
Monsters of Rock
Dedicado ao heavy metal e hard rock, o festival inglês da década de 1980 ganhou Sampa há seis anos. Ozzy Osbourne, Kiss, Judas Priest e, dentre muitos outros, Motorhead botaram para quebrar, no bom sentido, a Arena Anhembi.
Tomorrowland
O festival, que nasceu há 11 anos em Bruxelas, na Bélgica, teve sua primeira edição brasileira em 2015, realizada em Itu (SP). É um dos mais cultuados festivais de música eletrônica. Para o próximo ano, já tem data marcada: 21, 22 e 23 de abril. Itu te espera.
Rock in Rio
Já estou com saudades da Cidade do Rock, da Barra da Tijuca, do Rio de Janeiro. Pode voltar? Volta também Queen, Metallica, System of a Down, Rihanna e Katy Perry –– algumas das principais atrações da recente (setembro) última edição, que comemorou os 30 anos do considerado maior festival de música do Brasil e do planeta.
Popload Festival
The XX, Tame Impala, Cat Power e Metronomy são alguns dos nomes que já se apresentaram nos palcos do Audio Club pelo Popload Festival, que nasceu em 2013. Neste ano, Iggy Pop e Belle & Sebastian são as atrações do festival, realizado na sexta-feira, 16, e sábado, 17 de outubro, em São Paulo.
No Ar Coquetel Molotov
Realizado desde 2002, o No Ar Coquetel Molotov se dedica à cena musical emergente, além de outras atividades artísticas. Como o Popload, normalmente é realizado no mês de outubro, só que em Recife (PE). Neste ano, The Raulis, Mahmundi, Juveniles, Ava Rocha, Tono com participação especial de Ney Matogrosso, Cidadão Instigado e Emicida são as grandes atrações do festival.
Bananada
Também considerado como um dos maiores festivais goianos, o Bananada trouxe para o Oscar Niemeyer, em maio deste ano, ninguém menos que Caetano Veloso como headliner de sua 17ª edição. O americano J Macis junto de Criolo, Patu Fu e Tropkillaz somam os grandes nomes que vieram para o último Bananada realizado. Não dá para esquecer também do showzaço do Francisco El Hombre, dentre outras bandas, não é mesmo?
Vaca Amarela
Desde 2001, o Vaca Amarela tem se dedicado à música independente brasileira. Também realizado em Goiânia, normalmente em setembro, o festival trouxe Tulipa Ruiz, Emicida, Baleia e a goiana Rollin Chamas, que incendiou os palcos e levou o público a loucura.
Goiânia Noise
Neste ano, realizado em novembro, o Goiânia Noise completa sua 21ª edição. Na época em que surgiu, seu público atual por certo nem era nascido. Pela valorização da música independente, o Noise traz Dead Fish, John Wayne e Ratos de Porão, dentre outras atrações, para o Centro Cultural Martim Cererê. Geralmente, o Goiânia Noise é realizado no último mês do ano, fechando o calendário de festivais.