“O Amor, a Morte e as Paixões”: as dicas do Lisandro e lista de filmes para maratonar

A pedido do Jornal Opção, curador fez suas indicações pessoais dos longas que não podem ficar de fora das escolhas do público

“Fevereiros”, filme sobre a Maria Bethânia, e o japonês “Assunto de Família”, premiado em Cannes: dicas do Lisandro | Fotos: Divulgação

Um dos divertidos “dilemas” de quem vai à mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” é fazer a lista de filmes para ver em meio a inúmeras e boas opções. Muitos ficam quebrando a cabeça para conseguir conciliar as sessões dos longas pretendidos.

Por isso, a expectativa é sempre grande para as valiosas dicas do professor Lisandro. O Jornal Opção perguntou quais são as sugestões do curador e ele não pestanejou. “Todos! Todos eles!”, respondeu com sonora gargalhada.

Como esta é uma meta inalcançável para muita gente, Lisandro Nogueira fez especialmente a pedido do Jornal Opção uma breve lista de suas indicações pessoais dos longas que não podem ficar de fora da lista ninguém. Confira:

*A Grande História do Mundo (Uruguai, 2017)

“Uma das maiores sensações do Festival Latino-Americano de São Paulo”

Sinopse: Uma pequena cidade vive os duros reflexos da ditadura quando dois amigos, Milo e Esnal, resolvem zombar do irritado coronel local sequestrando seu bem mais precioso: a coleção de anões de jardim. A aventura dá errado e as consequências são cruéis para a dupla: Milo desaparece sem deixar rastros, enquanto Esnal sofre isolado. Porém, a história pode tomar outra direção depois que as filhas de Milo, desesperadas por notícias do pai, saem em busca de seu antigo amigo suplicando ajuda.



*Assunto de Família (Japão, 2018)

“Também premiado no Festival de Cannes”

Sinopse: Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber dos abusos que ela sofre de seus pais. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

 

* Fevereiros (Brasil, 2017)

“Filme sobre a Maria Bethânia, que vai agradar tanto quem gosta cinema e MPB”

Sinopse: A partir do vitorioso carnaval da Mangueira em homenagem a Maria Bethânia, o filme percorre uma viagem entre Rio e Bahia, acompanhando a cantora no universo familiar, festivo e religioso que inspirou o enredo. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

 

* Diamantino (Brasil, França, Portugal, 2018)

“Ganhador da semana crítica de Cannes”

Sinopse: Diamantino (Carloto Cotta) é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente ele resolve confrontar o neo-fascismo, em seguida se envolve com a crise dos refugiados, chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.

 

* Em Chamas (Coreia do Sul, 2017)

“Melhor direção no Festival de Cannes”

Sinopse: Na trama, Jongsu (Ah-in Yoo) é um entregador que, durante um delivery, encontra Haemi (Jong-seo Yun), uma antiga vizinha que lhe faz um pedido inusitado: cuidar do gato dela enquanto faz uma viagem para a África. Quando volta de viagem, Haemi apresenta ao entregador um enigmático jovem, Ben (Steven Yeun), que conheceu durante a temporada africana. Um dia, Ben conta a Jongsu sobre um hobby pouco usual que ele pratica.



*Green Book (Estados Unidos, 2018)

“Tem indicações ao Oscar de melhor ator e melhor filme”

Sinopse: Quando Tony Lip (Mortensen), um segurança ítalo-americano, é contratado como motorista do Dr. Don Shirley (Ali), um pianista negro de classe alta, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, eles devem seguir “O Guia” para leva-los aos poucos estabelecimentos que eram seguros para os afro-americanos. Confrontados com o racismo, em meio a momentos de humanidade e humor inesperados, eles são forçados a deixar de lado as diferenças e passar por profundas transformações, para avançar nessa jornada.

 

* Pela Janela (Estados Unidos, 2017)

Sinopse: O filme conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.

 

*Pó (Estados Unidos, 2017)

Sinopse: Patrick (Julian Feder), mais conhecido como Po, é uma criança com traços de autismo que sofre com o recente falecimento da mãe. Esta situação faz com que ele constantemente mergulhe em um mundo imaginário, onde é apenas um garoto sem preocupações rodeado por amigos. Quem tenta ajudá-lo a superar este momento é seu pai, David (Christopher Gorham), que precisa se dividir entre a criação do filho e o trabalho, extremamente exigente.



*”E os seis longa goianos”

 

LISTA COMPLETA DOS FILMES

2 OUTONOS E 3 INVERNOS I 2 automnes 3 hivers

Direção: Sébastien Betbeder

2013 I França I 93 min I Comédia

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Aos 33 anos, Arman decide mudar de vida. Para começar, num sábado, ele resolve ir correr no parque. Ao dobrar a esquina, ele tromba com Amélie. O primeiro encontro é um choque; o segundo é como uma punhalada no coração. Uma noite, Benjamin, melhor amigo de Arman, desmaia. O médico diagnostica um derrame. Durante dois outonos e três invernos, as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se confundem e se preenchem de encontros, acidentes, amores e memórias.

Elenco: Vincent Macaigne, Maud Wyler, Bastien Bouillon e outros.

O filme participou de vários festivais, Cannes, Sarajevo, Hamburgo, Londres, Stuttgart e Turim.

“A minúcia da descrição se deve aos personagens, que explicam regularmente à câmera o que acontece com eles e o que pensam. Esta maneira de narrar confere à pequena obra sutil, extraordinariamente comovente, sua singularidade.” – Télérama

A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS I Ahlat Agaci

Direção: Nuri Bilge Ceylan

2018 I Turquia I 188 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Sinan (Doğu Demirkol) é um jovem apaixonado por literatura que sempre sonhou em se tornar um grande escritor. Ao retornar para o vilarejo em que nasceu, ele faz de tudo para conseguir juntar dinheiro e investir na sua primeira publicação. O problema é que seu pai deixou uma dívida que atrapalhará os seus planos.

Elenco: Doğu Demirkol, Murat Cemcir, Hazar Ergüçlü e outros.

Foi selecionado para a categoria em Competição de Cannes 2018 e para a Mostra de São Paulo.

“O filme aposta numa narrativa árida, que não simplifica seu discurso para agradar um maior número de espectadores. A dinâmica é tão simples quanto bruta.” – Adoro Cinema

A ESPOSA I The Wife

Direção: Björn Runge

2017 I Reino Unido, Suécia e EUA I 100 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan (Glenn Close) questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, ela sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe (Jonathan Pryce) e sua carreira literária. Assediada por um jornalista (Christian Slater) ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos há muito enterrados finalmente virão à tona.

Elenco: Glenn Close, Jonathan Pryce, Christian Slater, Max Irons, Elizabeth McGovern.

O filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017.

“Há uma performance fascinante Glenn Close, talvez a melhor de sua carreira – incrivelmente sutil, calma e fervendo autocontrole. […] É um filme inteligente, imperdível e divertido, e Glenn Close dá uma reviravolta maravilhosa”. – The Guardian

A NOSSA ESPERA I Nos batailles

Direção: Guillaume Senez

2018 I Bélgica e França I 99 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Olivier faz o  melhor que pode para combater as injustiças em seu trabalho. Mas de um dia para      o outro, sua esposa Laura inesperadamente abandona a família, e ele     se vê sozinho tendo que lidar com as necessidades de seus filhos pequenos, os desafios do cotidiano e as demandas de seu     trabalho. Diante de novas responsabilidades, ele e os filhos lutam para encontrar o equilíbrio à espera de Laura. 

Elenco: Romain Duris, Lucie Debay, Basile Grunberger, Lena Girard Voss, Laetitia Dosch, Dominique Valadie.

Filme com sessão de estreia especial na Semana da Crítica de 2018.

“A Nossa Espera retrata uma rotina diária que será familiar a quase todos que tentam manter-se entre a vida profissional e privada. […] O filme traz a humanista visão de mundo de Senez,deixando o público decidir sobre o estado do mundo em que vivemos.” – The Hollywood Reporter

A OUTRA HISTÓRIA DO MUNDO I Otra Historia del Mundo

Direção: Guillermo Casanova

2017 I Uruguai I 112 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Uma pequena cidade vive os duros reflexos da ditadura quando dois amigos, Milo e Esnal, resolvem zombar do irritado coronel local sequestrando seu bem mais precioso: a coleção de anões de jardim. A aventura dá errado e as consequências são cruéis para a dupla: Milo desaparece sem deixar rastros, enquanto Esnal sofre isolado. Porém, a história pode tomar outra direção depois que as filhas de Milo, desesperadas por notícias do pai, saem em busca de seu antigo amigo suplicando ajuda.

Elenco: César Troncoso, Roberto Suárez, Natalia Mikeliunas e outros.

“Há diversas maneiras de retratar o período de trevas de uma ditadura militar. “A Outra História do Mundo”, ambientado em 1983 no Uruguai, oferece um olhar crítico sob uma embalagem de ternura e bom humor” – O Globo

A PÉ ELE NÃO VAI LONGE I Don’t Worry, He Won’t Get Far On Foot

Direção: Gus Van Sant     

2018 I EUA I 113 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

John Callahan (Joaquin Phoenix) é um homem conturbado que, bêbado, bate de carro e sofre um grave acidente. Tetraplégico, ele transforma sua vida, tornando-se um dos cartunistas mais improváveis, ácidos e perseverantes do mundo, usando as limitações físicas para desenvolver uma carreira artística com a ajuda de sua namorada e de um simpático padrinho.

Elenco: Joaquin Phoenix, Jonah Hill, Rooney Mara e outros.

Escolhido para a Mostra Competitiva do Festival de Berlim 2018.

“O longa opta pela luminosidade para falar de questões que muitos preferem ver pelo lado trevoso”. – Folha de São Paulo

A PEDRA DA SERPENTE

Direção: Fernando Sanches

2018 I Brasil I 78 min I Drama e Ficção científica

Classificação Indicativa: 14 anos

Após ter perdido um bebê nos últimos meses de gestação, Joana tira alguns dias de férias em Peruíbe, uma pequena cidade litorânea conhecida por aparições de discos voadores. Depois de uma noite de sexo casual com um desconhecido, ela atropela e mata um homem. Joana inicia uma estranha relação com Maria, a esposa do homem que ela atropelou, e se vê envolvida em uma trama sobre uma abdução alienígena.

Selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema brasileiro no exterior.

Elenco: Claudia Campolina, Gilda Nomacce, Ricardo Gelli, Antoniela Canto, Johnny Klein, Renata Amaral, Fernando Rios e Eloisa Yamashita.

A PRECE I La Prière

Direção: Cédric Kahn

2018 I França I 107 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Thomas é viciado em drogas. Para dar um fim a esse hábito, ele decide participar de uma comunidade de ex-usuários que vivem isolados nas montanhas e usam a oração como uma forma de se curar. Inicialmente relutante, Thomas aos poucos aceita se submeter a uma vida espartana de disciplina, abstinência, trabalho árduo e orações frequentes. Ele descobre a fé, mas também o amor, e um novo tipo de tormento.

Elenco: Anthony Bajon, Damien Chapelle, Alex Brendemühl, Louise Grinberg, e Hanna Schygulla.

Foi selecionado para estrear no Festival de Berlim 2018 e participou da Mostra de São Paulo.

“Ao retratar um jovem garoto perdido, o cineasta descreve a fraternidade salvadora de uma comunidade de crentes, isolados na montanha. Assim, evoca os mistérios da fé com grande liberdade”. – Télérama

A VOZ DO SILÊNCIO

Direção: André Ristum

2018 I Brasil I 98 min I Ficção

Classificação Indicativa: 16 anos

Um olhar atento varre a cidade grande e suas pessoas anônimas, que vivem suas vidas em tensão para a sobrevivência, resignados com o destino de cada um. Uma realidade onde os sentimentos e emoções perdem seu significado original consumidos pela urgência de novos valores. Um eclipse lunar pontua as mudanças nas vidas dessas pessoas que compõem um mosaico da cidade.

Elenco: Marieta Severo, Ricardo Merkin, Arlindo Lopes, Claudio Jaborandy, Stephanie de Jongh, Marat Descartes, Tássia Cabanas, Nicola Siri, Marina Glezer.

Participou do Festival de Cinema de Gramado e da Mostra de São Paulo.

“O nome de Marieta Severo puxa o elenco. Há um eclipse. O plano-sequência do desfecho, que junta todas as tramas, é brilhante. Estética e humanamente”. – Estado de São Paulo

ALASKA

Direção: Pedro Novaes

2016 I Brasil – Goiás I 72 min I Ficção

Classificação indicativa: 14 anos

Anos após se separarem, Ana e Fernando decidem visitar mais uma vez a Chapada dos Veadeiros, que foi cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas o tempo passou e eles talvez não sejam mais os mesmos.

Elenco: Bella Carrijo, Rafael Sieg, Antonio Zayek, José Ronaldo Loth Machado e Ananias Ferreira.

AMIGOS PARA SEMPRE I The Upside

Direção: Neil Burger

2017 I EUA I 118 min I Comédia, Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Versão americana do fenômeno mundial Intocáveis. Philippe é um aristocrata rico que fica tetraplégico após sofrer um acidente. Ele precisa de um assistente e decide contratar Dell, um jovem pobre com registro criminal que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Entre o aprendizado da função e diversas gafes, Philippe se afeiçoa por Dell por não ser tratado como um coitado, e surge a improvável amizade com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Elenco: Bryan Cranston, Kevin Hart, Nicole Kidman e outros.

O filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017.

“A escolha do elenco traz como resultado ao conto impolítico (alguns diriam ofensivo) de Phillip (Cranston), ganha muito. […] o roteiro de Jon Hartmere tem momentos genuinamente engraçados.” – New York Times

ASAKO I & II I Netemo Sametemo

Direção: Ryusuke Hamaguchi

2018 I Japão I 119 min I Romance, Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Asako (Erika Karata) tem 21 anos e mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku (Masahiro Higashide), um rapaz de espírito livre e misterioso. Porém, ele desaparece de sua vida de repente. Passados dois anos, Asako agora vive em Tokyo. Ela acaba conhecendo Ryohei (Masahiro Higashide), um assalariado que se parece com Baku, mas com uma personalidade completamente diferente dele.

Elenco: Masahiro Higashide, Erika Karata, Koji Seto e outros.

Selecionado para competir no Festival de Cannes 2018.

“É de fato é um ótimo trabalho de Hamaguchi.”Asako I & II” é sobre o olhar feminino e a beleza masculina.” – The Guardian

ASSUNTO DE FAMÍLIA I Manbiki kazoku

Direção: Kore-eda Hirokazu

2018 I Japão I 121 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber dos abusos que ela sofre de seus pais. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro nos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos, até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

Elenco: Lily Franky, Ando Sakura, Matsuoka Mayu, Kiki Kilin, Jyo Kairi e Sasaki Miyu.

Selecionado para competir no Festival de Cannes 2018 e para a Mostra de São Paulo.

“Assunto de Família” arranca as máscaras de seus protagonistas, delata um lado sombrio do clã, retalha laços afetivos e exibe conflitos comoventes e reveladores.” – Preview

CANASTRA SUJA

Direção: Caio Sóh

2018 I Brasil I 121 min I Drama e Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

Batista (Marco Ricca) e Maria (Adriana Esteves) formam um casal aparentemente muito feliz em seu casamento. No entanto, a verdade é que as aparências enganam, e muito. No fundo, Batista, um alcóolatra inveterado e Maria, que tem um caso com o namorado de sua filha mais velha, Emília (Bianca Bin), representam uma família que está à beira da ruína.

Elenco: Marco Ricca, Adriana Esteves, Bianca Bin, Pedro Nercessian e Cacá Ottoni.

Filme exibido na mostra Outros Olhares da 7ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e selecionado para a Semana de Cinema 2018.

“Um dos filmes brasileiros mais instigantes desta safra (embora realizado em 2016). Um retrato de família onde tudo é tão plausível quanto estarrecedor, tão verista quanto surpreendente.” – Carmattos

CHÁ COM AS DAMAS I Nothing Like a Dame

Direção: Roger Michell 

2018 I Reino Unido I 84 min I Documentário

Classificação Indicativa: 10 anos

Juntas no mesmo ramo por décadas, as consagradas atrizes Eileen Atkins, Judi Dench, Joan Plowright e Maggie Smith deixam de lado os holofotes por alguns instantes para realizarem conversas intimistas, sinceras e reflexivas a respeito de suas carreiras, vidas pessoais e as influências de suas carreiras para a consolidação de uma amizade entre as quatro.

Elenco: Maggie Smith, Judi Dench, Eileen Atkins e Joan Plowright.

“O riso e a histeria pura são contagiantes neste filme extremamente divertido.” – The Guardian

CLÍMAX

Direção: Gaspar Noé

2018I França I 96 min I Drama

Classificação Indicativa: 18 anos

Nos anos 90, um grupo de dançarinos urbanos se reúne em um isolado internato, localizado no coração de uma floresta, para um importante ensaio. Ao fazerem uma última festa de comemoração, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados quando uma estranha loucura toma conta deles. Sem saber o porquê ou por quem, os jovens mergulham num turbilhão de paranoia e psicose. Enquanto, para uns, parece o paraíso, para outros parece uma descida ao inferno.

Elenco: Sofia Boutella, Romain Guillermic, Souheila Yacoub, Kiddy Smile, Claude Gajan Maull e outros.

Selecionado para Cannes e Quinzena dos Realizadores 2018.

“Gaspar Noé é certeiro em provocar emoções e representá-las graficamente; e, por fim, ele faz a luz entrar à casa e revelar os restos de pessoas em frangalhos e entorpecidas.” – Cinepop

COLETTE

Direção: Wash Westmoreland

2018I EUA, Reino Unido I 112 min I Drama, Biografia

Classificação Indicativa: 14 anos

Colette (Keira Knightley) é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo e com o seu parceiro, que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura.

Elenco: Keira Knightley, Dominic West, Eleanor Tomlinson e outros.

“… é uma divertida viagem aos tempos da Belle Epoque.” – Observatório do Cinema

CONQUISTAR, AMAR E VIVER INTENSAMENTE | Plaire, aimer et courir vite

Direção: Christophe Honoré

2018 I França I 132 min I drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Arthur é um estudante de vinte anos que vive em Rennes. Sua vida muda no dia em que ele conhece Jacques, um escritor que mora em Paris com seu filho. Durante o verão, Arthur e Jacques se divertem e se amam. Mas esse amor Jacques sabe que deve ser vivido rapidamente.

Elenco: Vincent Lacoste, Pierre Deladonchamps, Denis Podalydès e outros.

Selecionado para o Festival de Cannes 2018 e Festival Mix Brasil 2018.

“Um filme romântico, no sentido nobre do termo, ou seja, fatalmente. […] O que Honoré filma, hoje, traz uma gravidade nova, como se o tempo tivesse modificado o diretor, trazendo um novo fluxo de sensibilidade e melancolia” -Télérama

CULPA | Den skyldige

Direção: Gustav Möller

2018 I Dinamarca I 86 min I Suspense

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Asger Holm (Jakob Cedergren) trabalha despachando alarmes de emergência. Ele recebe a ligação de uma mulher sequestrada e, depois de uma desconexão repentina no sistema, as buscas pela mulher e seu sequestrador começam. Armado apenas de um telefone, Asger luta contra o tempo para solucionar o crime, que é maior do que imaginava.

Elenco: Jakob Cedergren, Jakob Ulrik Lohmann, Laura Bro e outros.

Selecionado para a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

“A atuação de Jakob Cedergren é grandiosa justamente porque mantém a solidez diante de uma câmera que está o tempo todo perscrutando suas mínimas reações”. – Críticos.Com.Br

DESLEMBRO

Direção: Flavia Castro

2018 I Brasil I 96 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind.

Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil, final de 1979. De um dia para o outro, e a sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.

Elenco: Jeanne Boudier, Hugo Abranches, Arthur Raynaud, Sara Antunes, Eliane Giardini, Julian Marras e outros.

Participante do Festival de Veneza, Mostra de São Paulo e Festival do Rio.

DIAMANTINO

Direção: Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt

2018 I Brasil, França, Portugal I 92 min I Comédia

Classificação Indicativa: 14 anos

Diamantino (Carloto Cotta) é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente ele resolve confrontar o neo-fascismo; em seguida, se envolve com a crise dos refugiados; chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.

Elenco: Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira e outros.

Selecionado para a mostra Première Brasil: Hors Concours da 20ª edição do Festival do Rio e Vencedor da 57º Semana da Crítica de Cannes – 2018.

DIAS VAZIOS

Direção: Robney Bruno Almeida

2018I Brasil – Goiás I 103 min I Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Jean é um jovem revoltado, que vive no interior de Goiás e não suporta a cidade onde vive. Ele namora Fabiana e vive contestando a freira (Carla Ribas) que coordena a escola em que estuda. Dois anos após o desaparecimento do casal, outro aluno da mesma escola decide escrever um livro sobre o assunto. Trata-se de Daniel, também pessimista, que conversa apenas com a namorada, Alanis. Obcecado pela história de Jean e Fabiana, Daniel busca pistas sobre o que aconteceu com eles, de forma que possa concluir seu livro.

Elenco: Carla Ribas, Vinícius Queiroz, Nayara Tavares

A obra faz parte da seleção oficial da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

EM CHAMAS | Buh-Ning

Direção: Lee Chang-Dong

2018 I Coréia do Sul I 148 min I Drama, Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo (Yoo Ah-In) reencontra Hae-mi (Jeon Jong-seo), uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

Elenco: Ah-in Yoo, Jong-seo Yun e Steven Yeun

Selecionado para competir no Festival de Cannes 2018.

EM GUERRA POR AMOR | In guerra per amore

Direção: Pierfrancesco Diliberto

2017 I Itália I 100 min I Comédia, Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Nova Iorque, 1943: em plena 2a Guerra Mundial, Arturo e Flora vivem uma complicada história de amor. Para conseguirem se casar, Arturo tem de obter a aprovação do pai de Flora, que vive num pequeno vilarejo da Sicília. O jovem só tem uma forma de lá chegar: alistar-se no exército americano que está prestes a desembarcar na carismática ilha italiana. Uma irônica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia.

Elenco: Pif, Miriam Leone, Andrea Di Stefano

O filme foi selecionado para a 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2017.

EMMA E AS CORES DA VIDA | Il Colore Nascosto delle Cose

Direção: Silvio Soldini

2017 I Itália I 115 min I Drama, Romance

Classificação Indicativa: 14 anos

Teo é um mulherengo publicitário que divide seu tempo entre a amante, a namorada e a elaboração de mentiras. Um dia seu caminho cruza com o de Emma, uma osteopata cega, e o que começa como mais um mero jogo de sedução se transforma numa relação inesperadamente íntima.

Elenco: Valeria Golino, Adriano Giannini, Arianna Scommegna

O filme foi selecionado para o Festival de Veneza e  8 ½ Festa do Cinema Italiano 2018.

ESTAÇÃO DO DIABO | Ang Panahon ng Halimaw

Direção: Lav Diaz

2019 I Filipinas I 234 min I Musical, Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Lorena (Shaina Magdayao), uma jovem e destemida médica, abre uma clínica para os pobres em uma aldeia remota nas Filipinas, mas desaparece sem deixar pistas logo depois. Seu marido Hugo Haniway (Piolo Pascual), um poeta ativista e professor, quer descobrir a verdade sobre o paradeiro de sua esposa. Ao chegar, ele é confrontado por uma comunidade que sofreu o ataque de uma gangue de milicianos durante o tempo da Lei Marcial, em 1972.

Elenco: Piolo Pascual, Shaina Magdayao, Pinky Amador

O musical filipino foi selecionado para competir por um Urso de Ouro na principal premiação do Festival de Berlim 2018.

“Musical filipino canta a violência e dá recado ao atual presidente do país” – Folha de São Paulo

FEVEREIROS

Direção: Marcio Debellian

2017 I Brasil I 73 min I Documentário

Classificação Indicativa: Livre

A partir do vitorioso carnaval da Mangueira em homenagem a Maria Bethânia, o filme percorre uma viagem entre Rio e Bahia, acompanhando a cantora no universo familiar, festivo e religioso que inspirou o enredo. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Com as participações de: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Mabel Velloso, Leandro Vieira, Pai Pote.

O filme faz parte da programação da 13ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.

“Fevereiros” ganha um sentido de urgência por ressaltar a importância de se revalorizar os sentidos de aceitação, respeito e tolerância às escolhas do outro para que se restabeleçam as condições para uma convivência sadia”. – O Globo

GREEN BOOK – O GUIA

Direção: Peter Farrelly

2018 I EUA I 130 min I Drama, Biografia

Classificação Indicativa: 12 anos

1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida em que eles viajam.

Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini

Vencedor de 3 Globos de Ouro 2019 e Indicado a 3 categorias no Oscar 2019.

“Inspirado em uma história real, o filme consegue emocionar do começo ao fim e deixar os olhos lacrimejando.” – Cinepop

GUERRA FRIA | Zimna Wojna

Direção: Pawel Pawlikowski

2018 I França, Polônia, Reino Unido I 84 min I Drama, Romance

Classificação Indicativa: 14 anos

Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Jeanne Balibar

Selecionado para competir no Festival de Cannes 2018, participante da Mostra de São Paulo e indicado a 3 categorias no Oscar 2019.

“Guerra Fria” é um belo retrato histórico e emocional de situações inconciliáveis que teimam em se esbarrar.” – Cinemascope

HAPPY HOUR

Direção: Eduardo Albergaria

2017 I Brasil, Argentina I 95 min I Comédia dramática

Classificação Indicativa: 14 anos

Após um acidente, Horácio (Pablo Echarri) muda completamente suas perspectivas de vida e decide confessar para sua esposa, Vera (Letícia Sabatella), que deseja ter relações com outras pessoas, embora ainda queira continuar o casamento. Confusa e inserida em um momento profissionalmente complicado, ela não gosta da ideia mas percebe que precisa, mais do que nunca, continuar seu casamento.

Elenco: Letícia Sabatella, Pablo Echarri, Luciano Cáceres.

Selecionado para a mostra Première Latina da 20ª edição do Festival do Rio.

Sessão Especial: Exibição no Lançamento da Mostra, com presença da atriz Letícia Sabatella e o Diretor do filme Eduardo Albergaria.

HÉLIO NUNES – DO MÓDULO LUNAR AO FOTOJORNALISMO

Direção: Ranulfo Borges

2019 I Brasil I 42 min I Documentário

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Ranulfo Borges lança um olhar sobre a obra do fotógrafo Hélio Nunes de Oliveira, um pioneiro do fotojornalismo goiano, que deixou grande acervo de registros produzidos em Goiás e pelo mundo durante 40 anos de carreira. O documentário resgata o legado de registros de fatos como terremoto no Timor Leste, campanha das Diretas Já, estação brasileira na Antártica e Copas do Mundo, além de temas do cotidiano. Ayrton Senna, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Pelé, Cora Coralina e o Papa João Paulo II estão entre os personagens retratados em suas lentes.

HOMEM LIVRE

Direção: Alvaro Furloni

2017 I Brasil I 84 min I Ficção

Classificação Indicativa: 14 anos

Hélio Lotte já foi rodeado de fama e dinheiro e esteve por muito tempo no centro dos holofotes. Hoje, livre da cadeia após anos preso por um crime brutal, o ex-ídolo do rock só tem uma intenção: ser esquecido. O que ele não imagina é que, ao se abrigar em uma pequena igreja evangélica, partes do seu passado voltarão à tona trazendo mais um acontecimento ruim.

Elenco: Armando Babaioff, Flávio Bauraqui, Thuany Andrade, Rosane Mulholland, Marcio Vito, Giancarlo Di Tomasso.

Filme selecionado para o 6º Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba.

HOTEL MUNDIAL

Direção: Jarleo Barbosa

2016 I Brasil – Goiás I 75 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Um goiano e uma portenha mantêm uma relação à distância com ele morando no Brasil e ela, na Argentina. Enquanto procura um novo lugar para morar em Buenos Aires, Sofia está hospedada no Hotel Mundial, sentindo a experiência de ser estrangeira na própria cidade. Antônio decide visitá-la e a encontra no hotel. Porém, pessoalmente, eles percebem um grande espaço vazio e entendem que não são somente as fronteiras que o separam.

Elenco: Verónica Gerez, Felipe Brum e outros

IMAGEM E PALAVRA | Le Livre d’image

Direção: Jean-Luc Godard

2018 I França I 94 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, reportagens, vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe, de como são percebidas pelo mundo ocidental.

Elenco: Jean-Luc Godard, Dimitri Basil, Buster Keaton.

Vencedor da Palma de Ouro Especial no Festival de Cannes 2018 e selecionado para a Mostra de São Paulo.

INFILTRADO NA KLAN | BlacKkKlansman

Direção: Spike Lee

2018 I EUA I 136 min I Biografia, Policial

Classificação Indicativa: 14 anos

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas

Elenco: John David Washington, Adam Driver, Topher Grace e outros.

Selecionado para competir no Festival de Cannes 2018, Mostra  de São Paulo e 6 indicações ao OSCAR 2019.

“O diretor convida o público a se divertir e a rir sem culpa de uma série de questões raciais complexas durante quase toda a projeção apenas para mostrar o enorme perigo que se esconde atrás da relativização de um discurso racista e preconceituoso.” – Almanaque Virtual

INTIMIDADE ENTRE ESTRANHOS

Direção: José Alvarenga Jr.

2018 I Brasil I 111 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Maria (Rafaela Mandelli) acaba de se mudar para o Rio de Janeiro, com o objetivo de acompanhar Pedro (Milhem Cortaz), seu namorado, que será um dos protagonistas de uma minissérie bíblica sobre Noé. Por mais que seja carioca, o retorno à cidade não a agrada, devido às lembranças que tem com o pai, já falecido. O casal se muda para um prédio cujo síndico é o jovem Horácio (Gabriel Contente), que é bem rigoroso com as regras do local. De início, Maria bate de frente com ele; mas, aos poucos, se aproxima ao vizinho.

Elenco: Rafaela Mandelli, Milhem Cortaz, Gabriel Contente e outros.

Selecionado para o Festival de Cannes, Festival do Rio e Mostra de Cinema em São Paulo.

“Cada um dos personagens é apresentado com profundidade e aos poucos vemos que todos são ou tiveram em algum momento uma fragilidade emocional grande. Dessa forma, cada ação desses personagens é intensificada, criando uma intimidade com o espectador.” – Ccine10

LIZZIE

Direção: Craig Macneill

2018 I EUA I 105 min I Suspense, Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Em 1892, na Era Vitoriana, Lizzie Borden (Chloë Sevigny) é uma mulher muito mais complexa e provocante do que a maioria das moças de sua época. Íntima de sua empregada irlandesa, Bridget Sullivan (Kristen Stewart), a jovem tem um lado aterrorizante desconhecido, mas quando um duplo homicídio acontece na família, ela é a primeira suspeita. Baseado em fatos reais.

Elenco: Chloë Sevigny, Kristen Stewart, Kim Dickens e outros.

LOS SILENCIOS

Direção: Beatriz Seigner

2017 I Colômbia, Brasil I 89 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Nuria, Fábio e sua mãe Amparo (Marleyda Soto) chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Eles fugiram do conflito armado colombiano onde o pai (Enrique Diaz) desapareceu. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

Elenco: Enrique Díaz, Adolfo Savinvino, Marleyda Soto.

Selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes 2018, Festival de Brasília, Festival do Rio e Mostra de São Paulo.

“O diretor re-imagina a assassina (Chloë Sevigny) como uma vítima impotente que literalmente mata o patriarcado. É uma história simples feita para despertar corações modernos, e as performances e a cinematografia são muito boas.” – Variety

LUNA

Direção: Cris Azzi

2018 I Brasil I 89 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Luana (Eduarda Fernandes) e Emília (Ana Clara Ligeiro) se conhecem no primeiro dia de aula do último ano da escola e uma amizade floresce rapidamente. A relação intensa, divertida e explosiva entre as duas é interrompida quando uma foto de Luana é vazada nas redes sociais. Agora ela precisa escolher como pretende enfrentar a sociedade.

Elenco: Eduarda Fernandes, Ana Clara Ligeiro, Matheus Soriedem

Participante do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Festival do Rio.

MARIA CALLAS – EM SUAS PROPRIAS PALAVRAS | Maria by Callas

Direção: Tom Volf

2017 I França I 119 min I Documentário

Classificação Indicativa: Livre

“Há duas pessoas em mim, a Maria e a Callas”. Artista absoluta, tornou-se um ícone mundial e uma mulher apaixonada pelo destino inesperado. A obra narra uma história de uma vida excepcional em primeira pessoa. Callas revela Maria e também uma personalidade incandescente e vulnerável. Um momento de intimidade com uma lenda e toda a emoção desta voz única no mundo.

Elenco: Maria Callas, Vittorio De Sica, Pier Paolo Pasolini.

Exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2018

Exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2018 e Prêmio de Melhor Documentário em Música e Dança do Master of Art Film

“…um filme cheio de amor e elegância” – Journal du Dimanche

MEMÓRIAS DA DOR | La Douleur

Direção: Emmanuel Finkiel

2017 I França I 126 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Na França ocupada por nazistas, a escritora Marguerite Duras (Melanie Thierry) busca por pistas do paradeiro do marido preso por ações na resistência, aproximando-se de um inimigo que é também fã. Reprovada por seus amigos, a decisão é a porta de entrada pra uma espiral de desespero que se estende por vários meses.

Elenco: Mélanie Thierry, Benoît Magimel, Benjamin Biolay.

Seleção Oficial – Festival de San Sebastian e Representante da França na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

MEU QUERIDO FILHO | Weldi

Direção: Mohamed Ben Attia

2018 I Bélgica, Tunísia I 104 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Na Tunísia atual, o filme retrata a família de Riadh, um homem que está prestes a se aposentar. Ele e a esposa, Nazli, têm as atenções voltadas para o único filho, Sami, que está se preparando para os exames do ensino médio. Mas as rotineiras crises de enxaqueca do jovem deixam o casal sempre em alerta. Quando tudo parece estar melhor, Sami desaparece de repente.

Elenco: Mohamed Dhrif, Mouna Mejri, Zakaria Ben Ayyed e outros.

Selecionado para a Quinzena dos Realizadores Cannes 2018 e Mostra de São Paulo.

“Meu Querido Filho” é um filme importante (de alerta), por mostrar que a militância terrorista pode estar em sua casa e você nem consegue ver.” – Ccine10

MINHA FAMA DE MAU

Direção: Luis Mario Chicharo de Faria

2017 I Brasil I 116 min I Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

Na Tijuca dos anos 60, o jovem Erasmo Carlos (Chay Suede) alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências. Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos (Gabriel Leone), e logo se tornam parceiros e amigos. Um mega sucesso chega com a Jovem Guarda, programa de televisão onde Roberto, Erasmo e Wanderléa (Malu Rodrigues) são as atrações principais. “Minha Fama de Mau” é um mergulho emocionante na música, e na vida de Erasmo Carlos, que com cabeça de homem, e coração de menino se tornou o Tremendão, símbolo vivo do rock nacional.

Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues, Bianca Comparato, Bruno de Lucca, João Vitor, Vinicius Alexandre, Felipe Frazão.

MORMAÇO

Direção: Marina Meliande

2018 I Brasil I 96 min I Drama, Fantasia

Classificação Indicativa: 14 anos

Ana (Mariana Provenzzano) é uma defensora pública que trabalha contra a remoção da Vila Autódromo, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro que a prefeitura deseja riscar do mapa em virtude das instalações esportivas das Olimpíadas de 2016. Ela mesma correndo risco de perder sua casa por conta da especulação imobiliária que assola a cidade, cada vez mais cansada por conta do clima e da árdua luta, de repente percebe o surgimento de marcas misteriosas em seu corpo.

Elenco: Marina Provenzzano, Pedro Gracindo, Analú Prestes e outros.

Selecionado para o Festival de Cinema de Gramado, Festival do Rio e Mostra de São Paulo.

MUSEU | Museo

Direção: Alonso Ruizpalacios

2018 I México I 126 min I Comédia Dramática

Classificação Indicativa: 16 anos

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Juan Nuñez (Gael García Bernal) e Benjamin Wilson (Leonardo Ortizgris), que, na noite da véspera de Natal de 1985, roubam o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. A magnitude do crime é imensa e leva esses jovens indolentes a um caminho descontrolado, que testará sua amizade.

Elenco: Gael García Bernal, Leonardo Ortizgris, Alfredo Castro.

Estreia no Festival de Berlim 2018, Festival de Toronto, Los Angeles, Londres, Karlovy Vary e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

“Museu introduz inúmeras complexidades morais sem fornecer soluções a nenhuma delas. A questão central que atravessa o filme diz respeito às motivações do protagonista Juan em praticar o roubo” – The Playlist

NO PORTAL DA ETERNIDADE | At Eternity’s Gate

Direção: Julian Schnabel

2018 I EUA I 110 min I Drama, Biografia

Classificação Indicativa: 12 anos

Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se mudar para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas e prolíficas de sua curta, porém meteórica trajetória.

Elenco: Willem Dafoe, Oscar Isaac, Rupert Friend.

Dafoe e Schnabel mostram que o pintor holandês era muito mais forte e corajoso do que o senso comum pode imaginar.” – Cineweb

NORMANDIA NUA | Normandie Nue

Direção: Philippe Le Guay

2018 I França I 110 min I Drama, Comédia

Classificação Indicativa: 14 anos

Georges Balbuzard (François Cluzet) é o prefeito da pequena cidade de Mêle sur Sarthe, na Normandia, onde os agricultores vêm sofrendo cada vez mais por conta de uma crise econômica. Quando o fotógrafo Blake Newman (Toby Jones), conhecido por deixar multidões nuas em suas obras, está passando pela região, Balbuzard enxerga nisso uma oportunidade perfeita para salvar seu povo. Só falta convencer os cidadãos a tirarem a roupa.

Elenco: François Cluzet, Toby Jones e François-Xavier Demaison.

“É surpreendentemente inofensivo. […] A maioria dos personagens é simplesmente unidimensional para realmente criar um momento de emoção genuína, em vez de qualquer tipo de recompensa previsível”. – The Hollywood Reporter

NOS VEMOS NO PARAÍSO | Au Revoir Là-haut

Direção: Albert Dupontel

2018 I França I 117 min I Comédia Dramática

Classificação Indicativa: 16 anos

Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício, Édouard Péricourt salva a vida de Albert Maillard. Ambos não têm nada em comum, a não ser a guerra, e são obrigados a se unir para sobreviver. Anos depois, Albert e Édouard decidem montar uma fraude nos monumentos aos mortos. Também planejam uma farsa para desmascarar o Tenente Pradelle, que tenta fazer fortuna com corpos das vítimas da guerra. Adaptação do romance de Pierre Lemaître, premiado pelo Prix Goncourt, em 2013.

Elenco: Nahuel Perez Biscayart, Albert Dupontel, Laurent Lafitte

Indicado ao César 2018 em 13 categorias e exibido no Festival Varilux de Cinema Francês 2018.

“Um filme espetacular, entusiasmante, onde a poesia se mistura com humor. A audácia de Dupontel seduz e faz de um livro formidável um filme esplêndido!” – Louise-Camille Bouttier, Rolling Stone

O CHALÉ É UMA ILHA BATIDA DE VENTO E CHUVA

Direção: Letícia Simões

2019 I Brasil I 90 min I Documentário

Classificação Indicativa: Livre

Após uma viagem ao Pará, a diretora Letícia Simões entra em contato com o livro de Dalcídio Jurandir. O documentário é uma homenagem ao romancista, que, enquanto escrevia os livros que compõem sua saga de 10 volumes, subia e descia o Rio Tapajós de barco para trabalhar como inspetor de escola.

Elenco: Dalcídio Jurandir

Filme exibido na mostra Outros Olhares da 7ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e selecionado para a Semana de Cinema 2018.

O CONFEITEIRO | The Cakemaker

Direção: Ofir Raul Graizer

2017 I Alemanha, Israel I 105 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Thomas, um jovem e talentoso confeiteiro, tem um caso com Oren, um homem israelense casado que morre em um acidente de carro. Thomas viaja a Israel atrás de respostas. Guardando seu segredo, ele começa a trabalhar para Anat, viúva de Oren, em seu pequeno café. Apesar de sua comida não ser kosher (alimento judeu) e desprezado pela religião, seus deliciosos doces transformam o local em uma atração na cidade. Envolvido na vida de Anat de uma maneira além do que ele esperava, Thomas irá estender a sua mentira até um ponto sem retorno.

Elenco: Tim Kalkhof, Sarah Adler, Roy Miller, Zohar Shtrauss, Sandra Sade.

Representante de Israel no Oscar 2019 – Melhor Filme Estrangeiro

 “Uma história de amor secreto, fé desafiada e luto inconscientemente compartilhado” – Variety

O FUTURO ADIANTE | El Futuro que Viene

Direção: Constanza Novick

2017 I Argentina I 84 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Florencia (Pilar Gamboa) e Romina (Dolores Fonzi) têm uma história de amizade que resiste ao tempo. Desde o primeiro amor até o primeiro divórcio, com desentendimentos e desafetos, as amigas atravessam diferentes etapas da vida juntas.

Elenco: Pilar Gamboa, Dolores Fonzi, José Maria Yazpik.

Participou do Festival do Rio de 2017.

“Honesto e inteligente” – La Nación

O GALÃ

Direção: Francisco Ramalho Jr.

2018 I Brasil I 97 min I Comédia

Classificação Indicativa: 12 anos

Júlio (Thiago Fragoso), um ator desempregado, e Raul (Fiuk), um ator em ascensão, vivem uma divertida disputa pelo papel de “galã” na nova novela de uma grande emissora de televisão. O fato de o escritor da trama ser Beto (Luiz Henrique Nogueira), o meio-irmão de Júlio – com quem é brigado há anos – só aumenta a confusão, que envolve, ainda, conquistas amorosas e grandes superações.

Elenco: Thiago Fragoso, Luiz Henrique Nogueira, Christiana Ubach e outros.

O PESO DO PASSADO | Destroyer

Direção: Karyn Kusama

2018 I EUA I 123 min I Policial, Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

Erin Bell (Nicole Kidman) é uma detetive da polícia norte-americana que aceita participar de um plano arriscado, infiltrando-se entre bandidos para obter informações. A estratégia dá errado, gerando uma tragédia que marca a sua vida para sempre. Anos mais tarde, ela reencontra pistas da gangue de antigamente e volta a perseguir os responsáveis por seu drama pessoal.

Elenco: Nicole Kidman, Toby Kebbell, Tatiana Maslany e outros.

“O Peso do Passado” veio como mais um projeto pessoal para destacar o poder de Nicole Kidman em Hollywood. E o filme vale quanto pesa”. – Folha de São Paulo

O PRIMEIRO OLHAR – CURTAS GOIANOS – SESSÃO 1

A VIAGEM DE ÍCARO

Direção: Kaco Olimpio e Larissa Fernandes I 2018 I Brasil I 19 min I Documentário

Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho, a única alternativa é construir as próprias asas.

MISTERIO DE MIM

Direção: Éder dos Santos I 2018 I Brasil I 14 min I Ficção

Anos após o terremoto em Silvânia-GO, veja os depoimentos sobre as marcas que esse incidente gerou na cidade. Documentando as consequentes crendices da região e os assuntos que se tornaram tabus após os fatos, o filme registra a saudade dolorosa de José Carlos, o silvaniense ilustre desaparecido.

ALÔ, MAMAN

Direção: Michely Ascari I 2017 I Brasil I 10 min I Ficção

Longe de seu país, um homem tenta construir seu futuro e trazer sua filha para viver ao seu lado.

O PRIMEIRO OLHAR – CURTAS GOIANOS – SESSÃO 2

DIRITI DE BDÉBURÉ

Direção: Silvana Belini I 2017 I Brasil I 18 min I Documentário

Diriti de Bdé Burê é um documentário etnobiográfico que trata da vida de uma indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá e suas relações intraetnia numa perspectiva de continuidade da cultura, além da manutenção econômica.

KRIS BRONZE

Direção: Larry Machado I 2018 I Brasil I 23 min I Documentário

No dia 8 de março, Kelly Cristina prepara uma festa apenas para mulheres.

O CORPO QUE ME PERTENCE

Direção: Érico José I 2018 I Brasil I 19 min I Ficção

Depois de uma crise mental, Heitor acorda em um beco estranho e começa a reunir as peças para descobrir quem ele é.

O REI DE ROMA | lo Sono Tempesta

Direção: Daniele Luchetti

2018 I Itália I 97 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Numa Tempesta (Marco Giallini) é um focado e carismático homem de negócios que, levado por uma gigante necessidade de ser bem-sucedido, faz qualquer coisa para fechar um negócio, mesmo que isso o leve a infringir a lei. Depois de uma negociação dar errado, ele é pego pela polícia e condenado a um ano de prisão domicilar, mas agora fará de qualquer coisa para voltar a trabalhar normalmente.

Elenco: Marco Giallini, Elio Germano, Marcello Fonte.

O filme foi selecionado para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

PARQUE OESTE

Direção: Fabiana Assis

2018 I Brasil – Goiás I 70 min I Documentário

Classificação Indicativa: 12 anos

Mais de dez anos depois após se tornar vítima de uma violenta desocupação ocorrida no Parque Oeste, em Goiânia, uma mulher luta para reconstruir sua vida do zero. Sem moradia, ela enfrenta até hoje as mazelas causadas pela ação brusca dos quase dois mil policiais que chegaram ao agrupamento usando camuflagem e escondendo as tarjetas identificadoras.

Vencedor da mostra Olhos Livres pelo júri jovem do 22º Festival de Tiradentes. Selecionado para a Mostra “Onde estamos e para onde vamos?”, Festival de Brasília e Semana de Cinema 2018.

PASTOR CLÁUDIO

Direção: Beth Formaggini

2017 I Brasil I 76 min I Documentário

Classificação Indicativa: 12 anos

Um encontro histórico entre duas figuras pessoalmente antagônicas: o bispo evangélico Cláudio Guerra, responsável por assassinar e incinerar os opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, um psicólogo e ativista dos Direitos Humanos.

Elenco: Cláudio Guerra, Eduardo Passos, Ivanilda Veloso.

Participou do Festival do Rio de 2017.

PATERSON

Direção: Jim Jarmusch

2016 I EUA, França I 118 min I Drama, Comédia

Classificação Indicativa: 12 anos

Paterson é um motorista de ônibus da cidade de Paterson, Nova Jersey — eles têm o mesmo nome. Diariamente, o homem repete uma rotina simples: dirige sua rota, observando a cidade que se revela pela janela e ouvindo fragmentos de conversas que o rodeiam; escreve poesias em um caderno; passeia com o cachorro; para em um bar, bebe uma cerveja e, depois, volta para casa para encontrar a esposa, Laura. Ao contrário do marido, o mundo de Laura está sempre mudando. Ela tem novos sonhos todos os dias. Paterson apoia as ambições dela; ela encoraja o talento dele para a poesia.

Elenco: Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji

Participou do Festival de Cannes 2016.

“Novamente Jarmusch mostra a qualidade do seu cinema ao lidar com acasos e acidentes, para no fim tudo voltar ao normal. Porque a vida de um poeta é, afinal, a eterna contemplação do banal.” – O Globo

PELA JANELA

Direção: Jim Jarmusch

2017 I Brasil, Argentina I 84 min I Drama

Classificação Indicativa: 10 anos

Rosália (Magali Biff) é uma dedicada operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Certo dia, acaba demitida e é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires, com o objetivo de distraí-la. No país vizinho, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.

Elenco: Magali Biff, Cacá Amaral, Mayara Constantino.

Participou do festival de Roterdã, Washington, no DC International Film Festival e Festival de Gramado em 2017.

“Pela Janela então escreve mais um capítulo nesse cinema tão preocupado com o corpo e alma do trabalhador, um capítulo muito singelo, muito afetivo e atencioso com essa protagonista.” – Observatório do Cinema

PO | A Boy Called Po

Direção: John Asher

2016 I EUA I 95min I Drama

Classificação indicativa: 10 anos

Patrick (Julian Feder), mais conhecido como Po, é uma criança com traços de autismo que sofre com o recente falecimento da mãe. Esta situação faz com que ele constantemente mergulhe em um mundo imaginário, onde é apenas um garoto sem preocupações rodeado por amigos. Quem tenta ajudá-lo a superar este momento é seu pai, David (Christopher Gorham), que precisa se dividir entre a criação do filho e o trabalho, extremamente exigente.

Elenco: Christopher Gorham, Julian Feder, Sean Gunn.

O diretor John Asher se inspirou no próprio filho, que é autista, para fazer o filme.

PORTO, UMA HISTÓRIA DE AMOR | Porto

Direção: Gabe Klinger

2016 I EUA, França, Portugal I 74 min I Drama, Romance

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Mati Vargnier (Lucie Lucas) e Jake Kleener (Anton Yelchin) se encontram por acaso na cidade do Porto, no norte de Portugal. Juntos, vivem uma noite que mudará para sempre suas vidas.

Elenco: Anton Yelchin, Lucie Lucas, Aude Pépin.

Participou do San Sebastian Film Festival 2016.

PRIMEIRO ANO | Première année

Direção: Thomas Lilti

2018I França I 92 min I Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Benjamin (William Lebghil) acaba de se formar no ensino médio e está começando seu primeiro ano da faculdade de medicina. Já Antoine (Vincent Lacoste) está começando o primeiro ano pela terceira vez. Quando os dois se conhecem, uma amizade logo se forma e os dois se unem para enfrentar noites mal dormidas, um ambiente extremamente competitivo e a pressão das expectativas para seu futuro.

Elenco: Vincent Lacoste, William Lebghil, Michel Lerousseau.

QUERIDO MENINO | Beautiful Boy

Direção: Felix Van Groeningen

2018 I EUA I 121 min I Drama

Classificação indicativa: 14 anos

David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O filho mais velho, Nic Sheff (Timothée Chalamet), é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e daquele lar. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.

Elenco: Steve Carell, Timothée Chalamet, Jack Dylan Grazer.

RAIVA

Direção: Sérgio Tréfaut

2017 I Portugal, França, Brasil I 100 min I Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Por quê? Qual a origem dos crimes? Adaptação de Seara de Vento, de Manuel da Fonseca, um clássico da literatura portuguesa do século XX, Raiva é um conto sobre o abuso e a revolta.

Elenco: Hugo Bentes, Diogo Doria, Leonor Silveira.

Selecionado para a  42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

ROMA

Direção: Alfonso Cuarón

2018 I México I 135 min I Drama

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy García e outros.

10 indicações ao Oscar 2019

“Roma é impecável e mostra que é possível ser pessoal e universal ao mesmo tempo. O filme é íntimo e também público”. – Cinemação

SEQUESTRO RELÂMPAGO

Direção: Tata Amaral

2018I Brasil I 90 min I Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Matheus (Sidney Santiago) e Japonês (Daniel Rocha) são dois jovens que não são amigos, mas que se juntam para realizar uma série de sequestros na noite de São Paulo. A primeira vítima é Isabel (Marina Ruy Barbosa), uma jovem de 21 anos que está saindo de um bar. Os três estão nervosos. Quando encontram o primeiro caixa eletrônico, às 22h, ele está quebrado. Os dois percebem que não conseguirão encontrar outro caixa-eletrônico antes da manhã do dia seguinte. Mantendo Isabel refém, eles dirigem de um lado pro outro pela noite, decidindo o que fazer com ela.

Elenco: Marina Ruy Barbosa, Sidney Santiago, Daniel Rocha

Participante do Festival do Rio e da Mostra de São Paulo.

“É um dos grandes méritos da produção: vítima e sequestradores são enxergados como seres humanos e, portanto, têm sentimentos e histórias para além do crime.” – Omelete

SHADE – ENTRE BRUXAS E HERÓIS | Zlogonje

Direção: Rasko Miljkovic

2018 I Sérvia e Macedônia I 90 min I Drama, Fantasia

Classificação Indicativa: 12 anos

Quieto e tímido, o jovem Jovan (Mihajlo Milavic) nasceu com uma leve paralisia cerebral e constantemente usa de sua imaginação para escapar da realidade. Em sua mente, ele é um poderoso super-herói que combate o crime de maneira corajosa e astuta, mas quando uma nova aluna se aproxima de Jovan querendo uma amizade real, ele precisará fazer novas escolhas.

Elenco: Mihajlo Milavic, Jelena Jovanova, Silma Mahmuti.

Participante da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

TÁ RINDO DE QUÊ? HUMOR E DITADURA

Direção: Claudio Manoel, Álvaro Campos, Alê Braga

2018 I Brasil I 95 min I Documentário

Classificação Indicativa: 12 anos

Mesmo diante de toda a brutalidade e truculência da ditadura militar no Brasil, muitos artistas apresentavam-se como resistência utilizando do talento e da criatividade para driblar as imposições da censura na época. Mesmo fornecendo para a população uma espécie de válvula de escape, diversos humoristas foram ameaçados e perseguidos em detrimento de piadas e quadros televisivos.

Elenco: Bruno Mazzeo, Evandro Mesquita, Carlos Alberto de Nóbrega e outros.

Participante da 20ª edição do Festival do Rio.

TINTA BRUTA

Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

2018 I Brasil I 118 min I Drama

Classificação Indicativa: 18 anos

O jovem Pedro (Shico Menegat) vive um momento complicado, ele responde a um processo criminal ao mesmo tempo em que precisa lidar com a mudança da irmã, sua única amiga. Como forma de catarse, ele assume o codinome GarotoNeon e passa a se apresentar anonimamente na internet dançando nu na escuridão do seu quarto, coberto apenas por uma tinta fluorescente.

Elenco: Shico Menegat, Bruno Fernandes (II), Guega Peixoto

Participou do 68º Festival de Berlim e 20ª edição do Festival do Rio.

“Tinta Bruta entrega um grande tratado didático, mas longe do piegas, sobre se livrar das amarras impostas por uma sociedade reacionária. Ainda mais em períodos de retrocesso nacional, se mostra mais do que necessário para a desconstrução de mentes fechadas”. – Papo de Cinema

TITO E OS PÁSSAROS

Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias

2018 I Brasil I 73min I Animação

Classificação Indicativa: Livre

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

Elenco: Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele.

Participou do Festival de 2018.

TRÁFICO DE ILUSÕES (CURTA GOIANO)

Direção: Isabela Eva

2018 I Brasil – Goiás I 27 min I Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Neste intenso suspense de ação, jovens garotas se aventuram em uma viagem para a Espanha, em busca de uma vida melhor, iludidas por um negócio de tráfico internacional de mulheres, liderado por Mônica. Uma das garotas, Graziela, vê a sua tão sonhada viagem para o exterior transformar-se numa série de reviravoltas. Depois de ser abordada por um misterioso homem, Thiago, que se tornou seu melhor amigo, Graziela é induzida a partir para seu emprego dos sonhos. Mas logo percebe que a realidade daquele primeiro momento não corresponde ao que esperava. À medida que luta para resolver este quebra-cabeça, Graziela percebe que está presa no centro de uma conspiração criminosa, que coloca em perigo a sua vida e as das outras garotas.

Elenco: Isabela Eva e Rizney Lima, Marina Moretti e outros.

UM DIA PARA SUSANA

Direção: Giovanna Giovanini, Rodrigo Boecker

2018 I Brasil I 85 min I Documentário

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Diagnosticada em 2005 com Atrofia de Múltiplos Sistemas, a triatleta Susana Schnarndorf conseguiu permanecer ligada ao esporte dedicando-se a partir de então à natação paraolímpica. O avanço imprevisível da doença degenerativa afeta seu desempenho e a faz mudar de classe, mas Susana permanece firme nos intensos treinos para realizar o sonho de competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao mesmo tempo em que luta para superar as dificuldades e os contratempos, ela sofre pelo afastamento dos filhos, que não moram na cidade onde ela se prepara.

Participou da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

UM HOMEM COMUM | An Ordinary Man

Direção: Brad Silberling

2018 I EUA, Sérvia I 90 min I Suspense, Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Um conhecido criminoso de guerra (Ben Kingsley) passa sua vida fugindo das autoridades internacionais. Quando ele é deslocado para um novo esconderijo, ele começa a se relacionar com sua empregada Tanja (Hera Hilmar) e descobre que ela é, na verdade, uma agente contratada para protegê-lo. À medida em que a busca por ele é intensificada, o General percebe que ela é a única pessoa em quem pode confiar.

Elenco: Ben Kingsley, Hera Hilmar, Peter Serafinowicz.

“Um dos trunfos deste drama é justamente explorar, no desenho do protagonista, o contraste entre a energia que ele mantém acesa e o ocaso inevitável que se aproxima”. – O Globo

UM SEGREDO EM PARIS | Drôles d’oiseaux

Direção: Élise Girard

2017 I França I 70 min I Comédia Dramática

Classificação Indicativa: 12 anos

Uma mulher de 27 anos sonha com um futuro como escritora, mas é atormentada pela dúvida e pela incerteza. Ela se muda para Paris onde algo mágico acontece e acaba se conectando com um misantropo de 76 anos, que dirige uma livraria. Porém, quando um segredo do homem é revelado, a relação deles pode se tornar algo muito distinto.

Elenco:  Jean Sorel, Lolita Chammah, Virginie Ledoyen

Participante da 64ª edição do Festival de Cinema de Berlim.

“É um mistério modesto mas delicioso que entrelaça romance, literatura, preocupações ecológicas e a eterna beleza de Paris”. – Screen International

UMA VIAGEM INESPERADA | Viaje inesperado

Direção: Juan José Jusid

2018 I Argentina, Brasil I 87 min I Comédia dramática

Classificação Indicativa: 14 anos

Pablo (Pablo Rago) é um engenheiro argentino que mora no Brasil. Ele trabalha como responsável pela criação de uma nova plataforma de petróleo numa empresa localizada no Rio de Janeiro. Morar longe de sua família é algo que gerou certo afastamento. Porém, quando seu filho passa por um problema, Pablo viaja para seu país natal em busca de soluções.

Elenco: Pablo Rago, Tomás Wicz, Cecilia Dopazo.

Participante da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

UTØYA – 22 DE JULHO

Direção: Erik Poppe

2018 I Noruega I 1h 33 min I Drama, Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik em menos de duas horas, que matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero de 500 jovens, enquanto busca sua irmã na floresta.

Elenco: Andrea Berntzen, Elli Rhiannon Müller Osbourne, Aleksander Holmen

Participante do Festival de Berlim 2018.

“É uma atordoante jornada sensorial, com doses cavalares de humanidade e sofrimento.” – Preview

VERÃO

Direção: Kirill Serebrennikov

2018 I Rússia I 126 min I Drama, Musical, Biografia

Classificação Indicativa: 14 anos

No verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais precisamente em Leningrado, onde hoje se localiza a cidade de St. Petersburg. Sob a influência de artistas internacionais, como Led Zeppelin e David Bowie, o rock vibrava na cidade, marcando o nascimento de uma nova geração de artistas independentes. O jovem Viktor Tsoi (Teo Yoo) ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.

Elenco: Teo Yoo, Irina Starshenbaum e Roman Bilyk.

Participante do Festival de Cannes 2018.

 “Um daqueles filmes que nos leva a um mundo que parece ao mesmo tempo familiar e atual, como uma memória sensorial de uma vida que poderíamos ter vivido se tivéssemos nascido em outra década” – Time

VERGEL

Direção:

2017 I Argentina, Brasil I 86 min I Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Em pleno verão, uma mulher brasileira (Camila Morgado) espera o corpo do seu marido que foi morto durante as férias do casal na Argentina. A burocracia é tanta e a espera tão longa que ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. O apartamento onde ela está hospedada é cheio de plantas, das quais ela sequer consegue cuidar. Até que uma vizinha (Maricel Álvarez) se oferece para ajudar a regar e a mulher encontra nessa desconhecida alguém com quem compartilhar sua dor.

Elenco: Camila Morgado, Maricel Álvarez e outros.

Participante do Festival de Gramado em 2017.

“Investir na ausência de previsibilidade e no ousado é sempre um bom começo. Claro, é preciso consistência para sustentar estas opções. Algo que nem sempre se encontra a contento”. – Papo de Cinema

VERMELHA

Direção: Getúlio Ribeiro

2019 I Brasil – Goiás I 78 min I Comédia

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind.

Dois homens viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente por um cobrador de dívidas em atraso.

Elenco: Osvaldo Marques, Carlos Alberto Ferreira, Débora Marques.

Vencedor da Mostra Aurora do 22º Festival de Tiradentes.

VERMELHO SOL | Rojo

Direção: Benjamín Naishtat

2018 I Argentina I 119 min I Suspense, Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Claudio é um advogado de meia idade que vive uma vida calma e confortável com sua esposa em uma pequena cidade da Argentina da década de 1970. Quando um detetive particular aparece na sua cidade determinado a localizar um estranho com quem ele brigou meses atrás em um restaurante, seu mundo é virado de cabeça para baixo.

Elenco: Dario Grandinetti, Andrea Frigerio, Alfredo Castro.

Participante da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

VICE

Direção: Adam McKay

2018 I EUA I 132 min I Biografia, Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano, ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, aproxima-se de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos não associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) de se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita.

Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell.

8 indicações ao Oscar 2019

“Vice foi feito para Bale brilhar na esperta quietude de seu matreiro personagem. A capacidade de McKay em criar um longa com um tema complicado e transformá-lo também em entretenimento, reconhecendo a sua importância, é algo a ser celebrado”. – Almanaque Virtual

YARA

Direção: Abbas Fahdel

2018 I Líbano I 111 min I Drama

Classificação Indicativa: Livre

A jovem Yara mora com a avó em uma fazenda no Vale de Qadisha, ao norte do Líbano. A maioria dos antigos habitantes da vila já se mudou ou faleceu. Um dia, Yara conhece Elias, um jovem caminhante, meio perdido, que passa pela fazenda. Entre dias lindos e quentes, cuidando das cabras, alimentando as galinhas, lavando roupa, tomando sol, Yara descobre um amor de verão.

Elenco: Michelle Wehbe, Elias Freifer, Mary Alkady.

Participante do Festival de Locarno 2018.

“Nos não-ditos, que o público terá que preencher com a própria imaginação, é que reside a beleza da história, extremamente minimalista.” – Cineweb

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.