‘Noctâmbulos’: uma jornada poética premiada que mergulha nas profundezas da alma humana
14 dezembro 2024 às 14h00
COMPARTILHAR
Publicado pela Mondru Editora, “Noctâmbulos” apresenta uma poesia rica em estilo e elegância, com um lirismo vigoroso que se manifesta na criação de imagens e metáforas habilmente construídas. A obra será lançada na próxima quinta-feira, 19, às 19h, noShopping Bougainville (Espaço D’Lux – Piso 2).
Como o próprio título sugere, Noctâmbulos convida o leitor a uma caminhada por poemas andarilhos que vagam pela escuridão das incertezas, da angústia e da solidão, em busca da essência da poesia. “Noctâmbulos” não se limita a apresentar a arte poética, mas utiliza a poesia contemporânea para a própria metapoesia, incitando o leitor a questionar as razões da vida e da existência humana.
A água é um símbolo recorrente na obra, representando tanto a origem quanto o fim, a gênese e o apocalipse do poema. Através de versos-verdes e rimas que fluem em direção à poesia-lago, Renan Alves Melo traça um paralelo entre a água e a efemeridade da vida. A feminilidade também é explorada com delicadeza através das imagens, revelando a angústia e a incerteza do poeta.
A leitura de “Noctâmbulos” é uma experiência imersiva, comparável a adentrar um labirinto obscuro em busca da “ratopia” – a criação poética. A obra, rica em metáforas e imagens, convida o leitor a mergulhar em um universo de reflexões sobre a vida, a poesia e a busca pela verdade.
Encerrada pelo comovente “poslúdio para pertencer”, “Noctâmbulos” deixa uma marca indelével no leitor, despertando a vontade de se juntar a essa perseguição poética. “Noctâmbulos” é uma obra singular que ficará gravada na memória dos amantes da poesia contemporânea.
Sobre o autor
Renan Alves Melo nasceu em Inhumas, interior de Goiás. É escritor e publicitário. Suas linhas já conquistaram diversas premiações, tais como: Coleção Belamor da Universidade Federal de Goiás, Concurso Literário Mário Quintana e Prêmio Sesi Arte e Criatividade. É autor de “Mar Escrito” – contos, e “Caminhárias” – poesia. Publicou o livro de contos “Ver de Novo o Mar” pela Mondru. “Noctâmbulos” recebeu o Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos em 2023 e sai agora pela Mondru.