Morre o cantor sertanejo Amaraí, autor e intérprete da música Saudade de Minha Terra

Brasil perde um dos maiores intérpretes da música sertaneja de raiz. O pioneiro contribuiu para tornar a música sertaneja a mais ouvida do país

Márcio Messias

O cantor sertanejo Amaraí — Domingos Sabino da Cunha — morreu de infarto no sábado, 21, em Alfenas (MG). Tinha 77 anos. É mais conhecido pela gravação da música “Saudade de Minha Terra”, um clássico. Ele é o autor deste hino da música sertaneja brasileira e seu grande intérprete. O país conhece bem a dupla Belmonte e Amaraí.

“Saudade de Minha Terra” foi lançada 1966, tendo como primeiros interpretes Belmonte e Amaraí e, a partir da consagração nos programas de rádio, tornou-se o hino da música sertaneja do Brasil. Marca presença até hoje na programação das rádios e festas de todo o País, e já foi regravada por mais de 160 cantores, como os astros Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Sérgio Reis e Michel Teló.

Natural da Bahia, Amaraí mudou-se para Goiás quando tinha 8 anos. Sua primeira dupla, Amoroso & Amaraí, foi lançada em 1963 e rendeu apenas um LP. Um ano depois, Amaraí conheceu Paschoal Todarelli, o Belmonte. Em 1965, eles começaram a cantar nas churrascarias da capital até “explodirem” em todo o País.

“Saudade de Minha Terra” é apenas o primeiro sucesso de Amaraí, que, em oito anos de carreira, eternizou vários sucessos como “Mercedita”, “Pombinha Mensageira”, “A Fronha”, “Desde que Te Vi e Morrendo de Amor”, “Entre Lágrimas”, “Lágrimas da Alma”, “Desventura”, “Te Amarei Toda Vida”, “Capricho do Destino” e “Saudade de Goiás”.

Ao longo de toda a sua carreira, Belmonte e Amaraí gravaram juntos seis LPs originais, 12 músicas em cada um. Juntos venderam mais de 2 milhões de cópias, são mais de 20 sucessos muito conhecidos por todo Brasil. A dupla gravou em espanhol muitas versões de canções latinas que fizeram sucesso no mundo inteiro, principalmente boleros famosos imortais como “Solamente Una Vez” e “Na Fronteira do México”. Amaraí sempre se emocionou pela canção que fez a dupla explodir e se orgulhava muito de ver “Saudade de Minha Terra” após sua primeira interpretação há 52 anos.

Francis Júnior e Amaraí

Amaraí deixa quatro filhos — duas moram em Doverlândia (GO), Sued Cunha e Simone Cunha, e dois em Campinas (SP), Domingos Sabino da Cunha Júnior, e Alfenas, Francis Júnior. Ele morava em Alfenas cidade com Francis Júnior, cantor, compositor, músico e produtor e intérprete atual de Belmonte que fazia dupla com seu pai. Sua ligação com Goiás ainda é maior, porque moram no Estado quatro irmãos, dois em Goiânia, Manoel Sabino e Enezita Sabino, e dois em Rio Verde, Dalva Cunha e João Sabino da Cunha.

O sepultamento de Amaraí acontecerá em Alfenas (MG), às 17h deste domingo, 22. O Brasil perdeu um dos maiores intérpretes da música sertaneja de raiz e um dos pioneiros que desbravaram e fizeram a música sertaneja se tornar o estilo de música mais ouvido no país.

Márcio Messias, advogado, é colunista do Jornal Opção.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Luis César Baruffi

Estão desinformando, o Amarai é interprete da musica saudade de minha terra, o autor e
Goiá e Belmonte ( 1º Belmonte já falecido)

manoel

caro amigo amarai fez participaçao sim da composição saudades da minha terra em umaa entrevista ele disse que ajudou compor a musica ….so que naquela epoca nao se dava tanta importancia e ai ele nao fez questao de colocar o nome dele..

Valter Alves cardoso

Toma seu mal informado

Ericson

Na verdade Amaraí nunca foi autor da música “Saudade da Minha Terra”, composição de Belmonte e Goiá, aliás antes mesmo de Belmonte conhecer Amaraí, já havia gravado uma versão desta música com Belmiro

CARLOS MAGNO LOPES DE OLIVEIRA

Lamentável, grande perda.
O compositor de Saudade de minha terra é Goiá de Coromandel MG

Nilo silva

Saudades de minha terra não é do Amarai e sim de Goiá e Belmonte. Corrigindo

Paulinho

Quem e da minha época sabe bem qto sucesso fez a dupla Belmonte e Amarai,hoje nos resta guarda-los em nossa memória pela canções que gravaram.

FERNANDO PEDRO DE ANDRADE

Os compositores de ” Saudade de Minha Terra” são Goiá e Belmonte.
Não procede dizer que seja de Amaraí a autoria da música

moabealencar

Vai deixar saudades para os parentes e admiradores da música raiz . Seui grande exemplo foi sempre a lealdade de seu estilo musical

laerte zago

estamos cada vez mais orfaos de nossos idolos,um grande e insubstuivel artista aqui pra nos, ja estamos com saudades , mas Deus nos deu um grandeprezente e muito nobre por esses anos , nosso grande Amarai obrigado nosso irmao de cancoes por nos proporcionar tanta alegria com sua participacaono meio cancioneiro

joao.villarim

As informações estão incorretas; saudade de minha, composição de: belmonte e goiá, primeiro lp de amarí, foi solo, como domingos da cunha, meados dos anmos 60; depois conheceu belmonte, amoroso e amaraí, gravaram na década de 80. Grato

José Cloves Lial

Uma oerda i reparável para nos amantes da boa música deixa uma obra imortal fico triste pela perda de um ídolo sou muito agradecido por fazer parte de seus admiradores q seu filho possa dar se Quênia e continuar fazendo o q ele tanto amava amarai cntava com amor como dizia meu pae morre o homem e fica a fama um legado q jámais será esquecido quando ele começou cantar com seu filho o menino tinha 12 13anos numa apresentação no programa viola minha violá cantaram a música cavalinho de pau uma das minhas preferidas vc foi morar com Deus… Leia mais

Jaime sergio de Oliveira

A melhor dupla sertaneja de todos os tempos!!

Arnaldo Silva

Bela reportagem. Em verdade uma preciosidade, nosso eterno Amaraí.
Faço apenas uma observação quanto a autoria da música saudade de minha terra.
Seu compositor é o mineiro Goiá, de Coromandel, no meu ponto de vista o maior compositor da música sertaneja brasileira, andando lado a lado com José Furtuna e Dino Franco.
Consta dos registos nos discos que a autoria de saudade de minha terra é de Goiá e Belmonte, mas não existe melhor interpretação do que a primeira feita por Belmonte e a inigualável voz do Amaraí.
Apenas este registro. Obrigado

ELSON REZENDE

que seja goaiá e belmonte, a questão que perdemos mais um icone da musica sertaneja raiz, que Deus conforte a familia, pra nós só resta a saudade e boas lembranças através de suas obras deixadas aqui eles se foram mas suas vozes eternizaram aqui na terra!!

Jack

Triste

Ovidio

Que descanse em paz
Deixa muita saudade e lembranças indel
eveis na mente do brasileiro amante da música raiz de qualidade superior

Mário Pistelli Jamberg

Grande perda para a Música Sertaneja de Raiz. Foi se encontrar com o Belmonte.

Antonio Carlos Franco

Matéria mau escrita. Amaraí NUNCA fez parte da composição de Saudades da minha terra. Os compositores desta música são: Belmonte e Goiá.

Reginaldo evangelista de Sousa

Mas,saudade de minha terra,é de autoria do goia Belmonte e amarai só interpreta ok.

Josefa Pereira

Meus sentimentos que Deus conforte a família
Vou continuar sendo fam amo suas melodias em geral sem acepcao .

Carlos Ferreira/Juiz de Fora-MG

Belmonte e Amaraí

Belmonte (Paschoal Zanetti Todarelli) nasceu em Barra Bonita-SP, em 02 de novembro de 1937 e morreu, aos 34 anos, em Ribeirão Preto-SP, em 09 de setembro de 1972.

Amaraí (Domingos Sabino da Cunha) nasceu em Rui Barbosa, na Bahia em 1940 e morreu em Alfenas, no Sul de Minas, aos 77 anos, em 21 de julho de 2018.

A morte de Belmonte se deu após um acidente automobilístico, ocorrido na estrada, na altura da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, quando voltava de um show, na cidade de Itápolis, no oeste paulista.

FONTE: http://www.carlosferreirajf.blogspot.com

Paulo Souza

Ele não é autor da música ” Saudade da Minha Terra”, composição apenas de Belmonte e Goiá

Laertes Carrador Moreira

Que dia triste; perdemos um grande homem! Estou já chorando de saudade! A música saudade da minha terra, é a minha realidade! Sou um legítimo caboclo!

Zezinho Angelim

Um dos últimos representantes da verdadeira música sertaneja. Inspirou muitas duplas ao longo do anos e deixou um grande legado cultural. Lamento mais uma grande perda para nossa música sertaneja raiz.

JOSÉ BATISTA

Essa matéria traz mais uma desinformação e demonstra mas uma falta de consideração aos compositotes. A música Saudade da Minha Terra e de autoria do grande poeta Goiá, o maior de todos, em parceria com o Belmonte.

Raphael Mendes de Araújo

Verdade. Tanto que li um dos livros biográficos de Goiá que Belmonte ganhou de presente essa co autoria. Goiá a teria composto sozinho e queria passar a co autoria a um amigo que deveria dinheiro a Belmonte. E esse rapaz teria oferecido a co autoria da música em troca do perdão da dívida a Belmonte

VICENTE

BELMONTE E AMARAI FOI A DUPLA QUE O SAUDOSO JOSE RICO ERA ADMIRADOR ELE DISSE QUE FOI INSPIRADO NESTA GRANDE DUPLA E ELE TINHA RASAO AMARAI UMA DAS PRIMEIRAS VOZES MAIS BONITAS, QUE DEUS O TENHA

manoel

ele tambem e autor procure melhres informaçoes ele nao quiz q o nomw dele saisse na musica

Roberto

Os meus mais sentidos pêsames pelo falecimento desse grande artista. Que Deus possa trazer muita paz a família.

Edson

Deixa a história verdadeira da música sertaneja.. Estou triste é saudoso.. Descanse em paz é obrigado pelo que nós ensinou..

Roberto Lázaro palmeira

Seria má fé um desconhecimento? O autor desta música é Gerson Coutinho da Silva, mais conhecido como Goiá, mineiro de Coromandel-MG.

Atividade Web Rádio

lamentável!

Atividade Web Rádio

LAMENTÁVEL

José Marinho

Meus amigos neste momento de dor, da grande perca do cantor Amaraí…Vamos deixar de lado essa polêmica dessa música e sim lembrar do nosso enter querido q se foi.Gente vamos velar o grande sertanejo q se foi.E quero aqui enviar sentimentos aos familiares do saudoso”Amaraí”.

MARLENE DOS SANTOS

Gostaria de Elogiar o Sr, José Marinho, Pois polêmica não leva a nada, neste momento de dor com a morte do Cantor Amaraí, temos é que fazer um pedido à DEUS para que lhe dê a Eternidade. Marlene

Cláudio cubas de Miranda

Sendo os compositores Goia e Belmonte da letra Saudade de Minha Terra, ficará para a eternidade a bela interpretação em sua bela voz. DESCANSE EM PAZ AMARAI.

Giovane mega

De fato uma perca muito grande para a música sertaneja, mas agora a dupla Belmonte e Amarai voltará a cantar no reino do céu.

badozinho

A autoria da música “saudade de minha terra” é o que menos importa nesse momento; o que interessa é que o Brasil perde um dos maiores interpretes de todos os tempos. Amarai é uma pagina de ouro da música sertaneja. Descanse em paz e que Deus console toda a sua família.