Marie Curie no país da Ciência

Biografia ilustrada publicada pela SM Educação apresenta a história de determinação e protagonismo de uma das maiores cientistas de todos os tempos

Ela descobriu o Polônio e o Rádio, foi a primeira mulher a fazer doutorado na França, ganhou dois prêmios Nobel e virou a cientista mais conhecida da Terra

Maria Sklodowska, mais tarde conhecida como Marie Curie, cresce com a convicção de que o conhecimento é o bem mais precioso que alguém pode ter. E é isso que a impulsiona a lutar por seus objetivos durante toda a vida, mesmo em uma época em que o ambiente acadêmico e científico era majoritariamente masculino. “Marie Curie no país da ciência”, de Irène Cohen-Janca e Claudia Palmarucci, é o lançamento da SM Educação voltado ao público juvenil sobre uma das maiores cientistas de todos os tempos e sua história de coragem, solidariedade e amor à ciência.  

Ao longo da biografia ilustrada, a vida familiar e profissional da protagonista é narrada com sensibilidade, apuro estético e precisão histórica. Além disso, a obra aborda temas relevantes e atuais, como o protagonismo feminino, o preconceito de gênero, a determinação e resiliência na busca de objetivos e a solidariedade e a responsabilidade perante o outro.

As ilustrações de Claudia Palmarucci, que se debruçou em um rico trabalho de pesquisa histórico-cultural, ampliam os sentidos do texto verbal e enriquecem a contextualização de época, criando diversas camadas de leitura.

“Marie Curie no país da ciência” é uma das obras vencedoras do prêmio Bologna Ragazzi em 2020, um dos mais importantes prêmios do mercado infantojuvenil mundial, e será publicada em diversos países.

Sobre a autora e a ilustradora:

IRÈNE COHEN-JANCA nasceu em Túnis, capital da Tunísia, em 1954. Passou a infância no país e, mais tarde, mudou-se para a França, onde reside. É formada em Literatura Moderna e trabalha como bibliotecária e escritora. Desde 2000, vem publicando diversos romances e álbuns infantojuvenis, tendo recebido prêmios por sua obra.

CLAUDIA PALMARUCCI nasceu em Tolentino, Itália, em 1985. Estudou na Academia de Belas Artes de Macerata, onde leciona, e é mestre pela escola de ilustração Ars in Fabula. Com o livro La Rosa (2011), sua estreia como ilustradora, foi selecionada pela Illustr’arte 2011 e, de lá para cá, ilustrou vários outros livros, muitos deles premiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.