Marcelo Mirisola abre série de oficinas literárias em Goiânia

Escritor paulista será o primeiro de 11 renomados escritores e críticos a ministrar oficinas na sede da União Brasileira dos Escritores. Evento começa neste sábado, 30

Marcelo Mirisol | Foto: reprodução / Oitava Arte

Marcelo Mirisol | Foto: reprodução / Oitava Arte

A União Brasileira dos Escritores (UBE) – Seção Goiás está realizando a segunda edição da Oficina de Escrita Criativa. Serão 11 encontros, nos sábados entre 30 de abril e 16 de julho, com a presença de escritores, críticos literários e tradutores já reconhecidos tanto no Brasil quanto fora dele.

Quem abre a série de oficinas é o escritor paulista Marcelo Mirisola, que das 9 horas ao meio-dia e das 14 horas às 17 horas do sábado, 30, falará sobre insubmissão, confronto e literatura de deslocamento. O escritor conta que está preparando um texto para a abertura que trata das dificuldades do escritor que tem algo a dizer em detrimento do interesses do mercado e das ideologias de ocasião, dos concursos e editais viciados.

“Pretendo ilustrar essa fala”, diz Mirisola, “a partir de minha experiência pessoal e usarei George Orwell, autor cujo maior tema foi o esmagamento do individual pelo coletivo, como lastro.” Já na segunda parte da oficina, o escritor abordará os gêneros nos quais se especializou ao longo dos anos: contos e crônicas; 11 de seus principais livros publicados são de contos ou crônicas.

Ele afirma que fará um apanhado de seus 18 anos de carreira, que conta com 19 livros publicados. “Quando as linguagens se entrelaçam e se esvaziam, vamos tratar dos híbridos, daquilo que eu chamo de ‘croniconto’. Além disso, farei a leitura e dissecação de um ‘croniconto’ inédito escrito em Buenos Aires”, relata.

Em 2005, Mirisola foi indicado ao Prêmio Jabuti, maior prêmio de literatura do País, e laureado com uma Bolsa de Tradução pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro pelo romance “Joana a contragosto”.

As oficinas promovidas pela UBE-GO, por meio do Fundo de Cultura, não são apenas para quem trabalha com literatura de maneira profissional, mas para quem se interessa por literatura e quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.ubeoficinas.com.br. Todas as oficinas acontecerão na sede da UBE-GO, localizada na Rua 21 nº 262, no Centro, ao lado do Colégio Lyceu de Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.