Livro vencedor do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos entra em pré-venda

“O corpo útil” é o livro de estreia de Luiz Gustavo Medeiros. São dezesseis contos sobre relações cotidianas de personagens que transitam pelos bairros de Goiânia

Ano passado, o livro venceu (à época com outro título) o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos. Organizado pela União Brasileira dos Escritores – Seção Goiás, trata-se do prêmio literário mais antigo em atividade no país, tendo revelado autores como Bernardo Élis, Gilberto Mendonça Teles e Yêda Schmaltz.

No prefácio, Maria Fernanda Elias Maglio destaca a “verdade quase constrangedora” que inunda a escrita de Luiz Gustavo. “A boa literatura se faz essencialmente de verdade. E não a verdade dos fatos, o relato fiel do que ocorreu na borda de fora das histórias. Mas a verdade latente, não lapidada, a que o escritor guarda ou esconde ou nem mesmo sabe que existe. O desafio de quem escreve é encontrar esse caminho esquivo e dolorido que dá acesso à essa verdade lídima, ao mesmo tempo única e universal. Mas se é difícil para o escritor alcançá-la, a dificuldade não se estende ao leitor: a verdade de quem escreve cintila para quem lê. Esta é a experiência ao ler ‘O corpo útil’”, comenta a escritora paulista vencedora do Prêmio Jabuti.

Hélverton Baiano, que assina o texto de orelha, chama a atenção para a “delicadeza cáustica” com a qual Luiz Gustavo expõe conflitos e convívios humanos ao longo da obra. “O autor perpassa essa teia que envolve ilusão e desilusão na vida social e afetiva dos personagens com uma linguagem moderna, escorreita e eivada de uma agradável fluidez literária”, completa o vencedor do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2013.

O livro já pode ser adquirido no site da Patuá através do link:
https://www.editorapatua.com.br/produto/244690/o-corpo-util-de-luiz-gustavo-medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.