O Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis (ICEBE) realiza,nesta sexta-feira, 7, a cerimônia de entrega do 5º Troféu Cariana ao historiador, escritor e gestor cultural Geraldo Coelho Vaz. O evento, que reconhece anualmente personalidades de destaque na cena cultural goiana, acontecerá às 9h no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), que fica em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica.

Geraldo Coelho Vaz, nascido em 24 de setembro de 1940, em Goiânia, é uma das figuras mais completas da cultura goiana, com atuação marcante como historiador, poeta, advogado, jornalista e gestor cultural. Formado em Direito pela então Universidade Católica de Goiás em 1966, sua trajetória inclui a fundação do Grupo de Escritores Novos (GEN), movimento literário vanguardista que revolucionou a cena cultural goiana nos anos 1960.

Como gestor cultural, Coelho Vaz foi secretário de Estado da Cultura de Goiás entre 1991 e 1993, no governo de Iris Rezende, e primeiro presidente da Fundação Cultural Pedro Ludovico. Sua produção literária abrange poesia, crônicas, estudos históricos e biografias, com obras notáveis como “Senador Canedo – Vida e Obra” (Prêmio Clio de História 2004), “Poema da Ascensão” (1963) e “Literatura Goiana: Síntese Histórica” (2000).

Membro e ex-presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), onde ocupa a cadeira 33, Coelho Vaz também presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e a União Brasileira de Escritores – seção Goiás. É detentor de importantes honrarias, incluindo a Comenda Grão-Mestre da Ordem do Mérito Anhanguera, tendo sido tema do Ano Cultural Geraldo Coelho Vaz em 2020 pela AGL.

O Troféu Cariana representa o reconhecimento a esta trajetória ímpar dedicada à preservação e valorização da cultura goiana, reforçando o papel do ICEBE como fomentador das tradições e identidades do Cerrado.

Leia mais: Depoimento sobre a Casa de Bariani Ortencio — Abílio Wolney Aires Neto (6)