A identidade portuguesa no Brasil atual é tema de exposição

Projeto Experimenta Portugal fica em exibição durante um mês, a partir de 2 de junho

Entre os dias 2 e 30 de junho, o Consulado Geral de Portugal terá seu principal espaço de exposições ocupado por obras, intervenções e performances de jovens artistas portugueses e brasileiros. A atração faz parte da segunda edição do Experimenta Portugal, que celebra o mês português na capital paulista com uma oferta variada de eventos e espetáculos.

O projeto pretende criar uma oportunidade para experimentação em que os artistas possam dialogar e responder ao espaço expositivo e ao contexto para o qual estão produzindo suas obras, na grande maioria, inéditas.

Com mapas, vídeos, instalações, ações e desenhos, eles discutirão questões em torno do tema do encantamento existente entre Portugal e o Brasil, gerando uma reflexão sobre a identidade do estrangeiro e os conceitos de fronteira.

“Acredito que o estudo das ressonâncias entre a arte portuguesa e brasileira é muito interessante. Temos artistas muitos fortes em ambos os países. É importante pensarmos nas eventuais traduções da memória colonial que partilhamos nos interesses e práticas contemporâneas”, conta Rita Natálio, uma das artistas da exposição, cujo trabalho engloba performance, poesia e a pesquisa acadêmica.

No lado português, integram a mostra artistas que vieram morar no Brasil e, atualmente, aqui desenvolvem sua carreira artística. Já os brasileiros entraram no projeto a convite dos artistas portugueses.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço

Exposição de Artes
Abertura: 2 de junho de 2016 | 18h
Duração: de 3 a 30 de junho | Segunda a Sexta-Feira | das 10h00 às 18h00
Sábado de Performances: 18 de junho | A partir das 11h
Encerramento: Conversa com os Artistas | 30 de junho |19h00
Localização: Consulado Geral de Portugal (Sala Fernando Pessoa) | Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo (SP)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.