Orquestra 100% feminina realizará concerto em Goiânia

Espetáculo inédito e histórico acontece no Teatro Goiânia. Regência será de Katarine Araújo


Orquestra Sinfônica Feminina ensaiando sob a regência da maestrina Katarine Araujo. Foto: Reprodução/Facebook

O Teatro Goiânia será palco de um espetáculo inédito e histórico na próxima sexta-feira (8/3). Em homenagem ao Dia das Mulheres, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Goiânia, a Secretaria de Cultura e de Desenvolvimento e Inovação do Governo de Goiás, promovem, a partir das 20h, a apresentação de uma Orquestra Sinfônica completa, composta somente de mulheres.

A maestrina goiana Katarine Araújo, um dos mais proeminentes talentos femininos na regência no Brasil, será a regente de “Orquestra Sinfônica Feminina – O Talento das Mulheres na Música de Concerto”. O corpo orquestral será formado por musicistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra Jovem Joaquim Jayme.

Pelo time das solista, 10 instrumentistas e cantoras se revezarão frente à Orquestra, executando os mais variados instrumentos e repertórios, mostrando o potencial e a força das mulheres em todos os aspectos da música de concerto. Nomes como Sabah Moraes (cantora), Nilzeth van Beethoven (violista) e Ana Paula Ferreira (trompetista) estarão dentre as solistas convidadas da noite.

No programa, obras clássicas (com destaque para a Abertura em Dó Maior da compositora alemã Fanny Mendelssohn) e populares. A entrada é franca.

História

Goiânia foi pioneira ao formar a primeira Orquestra Sinfônica Feminina, que funcionou entre 1959 e 1961, numa iniciativa da pianista Belkiss Spenciéri, contando com a regência do maestro belga Jean Douliez. O êxito dessa orquestra foi enorme, com inúmeras apresentações em Goiânia e também uma apresentação em praça pública em Belo Horizonte, na presença do então presidente Juscelino Kubtschek. Foi a primeira iniciativa no gênero no Brasil e a segunda no mundo, sendo destaque em revistas e jornais brasileiros e em alguns países da Europa.

Serviço:

Evento: Concerto em Homenagem ao Dia das Mulheres
“Orquestra Sinfônica Feminina – O Talento das Mulheres na Música de Concerto”
Data:Sexta-feira (8/3)
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
Entrada franca

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.