Guiomar de Grammont assume curadoria de encontro literário em Portugal

Festival Literatura-Mundo do Sal acontece de 13 a 15 de setembro, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa e é extensão do evento já promovido em Cabo Verde

Foto: Acervo pessoal

A escritora e coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, Guiomar de Grammont, está de malas prontas para mais uma empreitada literária. Ela participará, como curadora, do Festival Literatura-Mundo do Sal, que acontece de 13 a 15 de setembro, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Na edição lusitana, uma extensão do evento já promovido em Cabo Verde, Guiomar compartilhará a curadoria com Márcia Souto, da editora Rosa de Porcelana; Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa; e com o escritor José Luís Peixoto. As ações são desdobramentos do Fórum das Letras e da FlinkSampa, evento da qual também foi curadora.

“Nos últimos anos, recebemos o presidente da República do Cabo Verde, o escritor Jorge Carlos Fonseca, que lançou o livro “O Albergue Espanhol” em Ouro Preto. Destaco também a participação dos poetas cabo-verdianos Filinto Elíseo e Armênio Vieira, que recebeu o Prêmio Camões, entre outros. Estas presenças foram fundamentais para a construção de um diálogo mais próximo entre os países, do ponto de vista literário”, afirma a escritora.

Guiomar adianta ainda a data de realização do Fórum das Letras de Ouro Preto em 2018: será de 1º a 4 de novembro, com o tema “Emergências: Literaturas e Outras Narrativas”. Esta edição trará ainda uma novidade: a ocupação da Casa da Ópera, o mais antigo teatro das Américas ainda em funcionamento, como palco para os debates principais. O evento é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.