Goiânia Ouro recebe 1ª Mostra Nacional de Filmes de Música

Serão seis filmes e seus realizadores para uma rodada de exibições seguidas de discussões e bate papo com os diretores de cada filme

O produtor musical Carlos Eduardo Miranda no filme “Sem Dentes” | Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira, dia 6/11, uma mostra de cinema diferente e altamente rock and roll. A Trilha Sonora – 1ª Mostra Nacional de Filmes de Música é um festival gratuito que reúne alguns dos principais documentários sobre rock produzidos no Brasil nos últimos anos. Entre os dias 6 e 10 de novembro o Cine Goiânia Ouro receberá seis filmes e seus realizadores para uma rodada de exibições seguidas de discussões e bate papo com os diretores de cada filme.

O casamento do cinema com o rock foi inevitável. Mais do que um gênero musical, o rock and roll é um estilo de vida e envolve comportamento, moda, linguagem, estéticas e valores. Diante disso, o rock foi parar nas telas de cinema ainda nos anos 50, em filmes como Juventude Transviada, com o icônico James Dean, e O Selvagem, com o não menos mitológico Marlon Brando. Alguns anos depois, em 1956, o rei do rock Elvis Presley estreou seu primeiro filme: Love me Tender. Estava selada a união que nunca mais iria se desfazer.

Mas o rock não é apenas trilha sonora, cenário, roteiro ou personagem de filmes de ficção. Muitos são também os documentários que, ao longo dos anos, contam, com detalhes e curiosidades, as histórias de bandas, estilos, selos e momentos.

Na primeira edição do Trilha Sonora, serão exibidos os filmes Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94, de Alexandre Petillo e Ricardo Alexandre; Nas Paredes da Pedra Encantada, de Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim; Time Will Burn, de Marko Panayotis e Otávio Sousa; Hang the Superstars – Causos do Rock Proibidão, de Eduardo Kolody, Adérito Schneider e Maiara Dourado; Baré Cola – Usuários de Rock, de Patrick Grosner ; e Guerrilha – A Trajetória do Dorsal Atlântica, de Frederico Neto e Alexandre Aguiar. Todos os filmes serão exibidos em sessão única, gratuita, e seguidos de bate papo com os diretores (confira programação abaixo).

Durante estes cinco dias, o Trilha Sonora se propõe a discutir e retratar cenas, estilos e artistas que marcaram a história do rock e da música no Brasil. Uma forma de fortalecer, valorizar, divulgar e fomentar a produção áudio visual independente, com diretores, produtores e produções muitas vezes “marginalizadas”, bem como o rock e seus artistas.

Então, se você curte cinema e rock, o seu programa para esses dias é o Trilha Sonora. Assista os filmes e ouça as músicas!

Serviço:

Trilha Sonora – 1ª Mostra Nacional de Filmes de Música

Data: 6 a 10 de novembro

Local: Cine Goiânia Ouro (Rua 3, Centro)

Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO

Dia 6/11 (Terça-feira) – 19 horas

Filme: Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94

Direção: Alexandre Petillo e Ricardo Alexandre

Bate-papo com o diretor Alexandre Petillo

Dia 7/11 (Quarta-feira) – 19 horas

Filme: Nas Paredes da Pedra Encantada

Direção: Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim

Bate-papo com o diretor Cristiano Bastos

Dia 8/11 (Quinta-feira) – 19 horas

Filme: Time Will Burn

Direção: Marko Panayotis e Otávio Sousa

Bate-papo com o diretor Marko Panayotis

Dia 9/11 (Sexta-feira) – 19 horas

Filme: Hang the Superstars – Causos do Rock Proibidão

Direção: Eduardo Kolody, Adérito Schneider e Maiara Dourado

Bate papo com o diretor Eduardo Kolody

Dia 10/11 (Sábado) – 16 horas

Filme: Geração Baré Cola – Usuários de Rock

Direção: Patrick Grosner

Bate papo com o diretor Patrick Grosner

Dia 10/11 (Sábado) – 19 horas

Filme: Guerrilha – A Trajetória do Dorsal Atlântica

Direção: Frederico Neto e Alexandre Aguiar

Bate papo com o roteirista Maurício Ramos

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.