Fórum sobre fotografia reúne especialistas em Goiânia

Evento é realizado por Wagner Araujo, por meio da WA Imagem, e coordenado por Weimer Carvalho; entre os convidados, estão João Paulo Barbosa, Altair Sales Barbosa,  André Monteiro, Maurício Ângelo e Leandro Couri

Da esquerda para direita, de cima para baixo: Altair Sales Barbosa, André Monteiro, João Paulo Barbosa, Wagner de Araujo, Maurício Angelo e Weimer de Carvalho | Fotos: Divulgação

Fotojornalistas e documentaristas de renome nacional se reúnem em Goiânia na primeira edição do Retrata – Fórum Visual, que visa promover o encontro do público goiano, entre eles fotógrafos já em atuação, com profissionais da área para uma troca de experiências sobre o trabalho de engajamento social dentro da fotografia.

O fórum será realizado entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, das 19h30 às 22 horas, no Auditório da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia do Setor Itatiaia. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local, conforme a capacidade do espaço.

O Retrata – Fórum Visual traz como proposta um olhar fotográfico para além da memória, como um exercício crítico social. O projeto reunirá sete profissionais, entre fotojornalistas e documentaristas de expressiva bagagem para discutir com os participantes o resultado de trabalhos que fizeram em campo no registro fotográfico de temáticas sociais e/ou ambientais.

O fórum é realizado pelo fotógrafo e produtor cultural Wagner Araujo, por meio da WA Imagem, e coordenado pelo fotógrafo Weimer Carvalho. Ele é voltado a fotógrafos, jornalistas, estudantes de comunicação social, geografia, sociologia, antropologia e toda a sociedade que se interesse por estes temas. A iniciativa foi aprovada em edital do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Pauta: Aquífero Guarani x Mariana (MG) x Clima na Antártida

O Retrata abordará os processos do trabalho, seus desafios e, principalmente, os resultados de ir a campo para acompanhar de perto três pautas contemporâneas. A primeira delas será pertinente às questões do Aquífero Guarani e sua relação com a bacia geológica do Paraná, suas bacias hidrográficas, características, morfologia, capacidade e também sua importância para o Cerrado. Tendo estes assuntos como ponto de partida, os palestrantes colocarão em debate a ética na fotografia de natureza: arte, documento e denúncia.

Lama tóxica chega ao mar do Espirito Santo, da barragem que se rompeu em Mariana. Na foto, o pescador Ademar Paulino Sampaio | Foto: Leandro Couri

Outra linha de discussão é a tragédia ambiental em Mariana (MG), que passará por assuntos como a aniquilação da mata ciliar no vale do Rio Gualaxo, a cidade fantasma de Bento Rodrigues, o curso da lama por 800 km ao longo do leito do Rio Doce até a chegada ao mar do Espírito Santo. Aqui, o encontro permeará os relatos de quem procura mostrar o que outros tentam esconder.

O terceiro encontro irá propor um debate acerca das demandas do clima na Antártida, a partir do qual colocará as seguintes questões: Qual o estado de alma atual da Antártida? Que valores antárticos merecem divulgação? O que o homem está fazendo e como se comporta no continente que regula padrões meteorológicos mundiais?

Convidados:

Entre os convidados do Fórum Visual estão João Paulo Barbosa, historiador e fotógrafo que viaja o mundo para realizar seus projetos e já produziu livros, reportagens e exposições em 15 países, tendo recebido prêmios da National Geographic e do Banff Centre, no Canadá; Altair Sales Barbosa, doutor em Antropologia e Arqueologia e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); André Monteiro, fotógrafo com formação em Professional Photography pelo NYIP, o New York Institute of Photography, autor de diversos livros sobre o tema em questão já publicados; Weimer Carvalho, fotojornalista editor de fotografia do Jornal O Popular, com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas nacionais e internacionais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, El Pais e The Guardian; Leandro Couri, repórter fotográfico multimídia do Jornal Estado de Minas com premiados trabalhos de jornalismo investigativo na área de meio ambiente; Maurício Ângelo, jornalista e escritor capixaba radicado em Brasília e conhecido por seus trabalhos em torno de conflitos socioambientais, políticas públicas, da Amazônia, mineração e dos direitos humanos; e Wagner Araújo, fotógrafo profissional há mais de 30 anos e produtor cultural que vem movimentando o circuito da fotografia em Goiás por meio de eventos e festivais inéditos.

Serviço:

Retrata – Fórum Visual

Data: Quarta, quinta e sexta-feira, dias 7, 8 e 9/11

Horário: Entre 19h30 e 22h

Local: Auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no Campus Samambaia do Setor Itatiaia

Inscrições gratuitas: No local, conforme a capacidade do espaço

Programação

07/11 (quarta-feira) – Aquífero Guarani – Altair Sales Barbosa, André Monteiro e Weimer

Carvalho.

08/11 (quinta-feira) – Mar de Lama – Maurício Ângelo, Leandro Couri e Wagner

Araujo.

09/11 (sexta-feira) – Antártida do Amanhã – João Paulo Barbosa e Weimer Carvalho

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.