Festival PiriBier chega a sua oitava edição com novidades

Maior evento de cervejas artesanais do Centro-Oeste será realizado de 08 a 11 de novembro, no Passeio das Águas Shopping. Edição trará mais de 200 rótulos das bebidas, além de várias atrações culturais e gastronômicas e espaço kids

Serão mais de 200 rótulos em 20 estandes de cervejarias e distribuidoras | Foto: Divulgação

O brasileiro adora uma boa cerveja. E em Goiânia, o calor imperdoável do Cerrado faz com que o paladar seja mais sedento de uma bebida refrescante, saborosa e geladinha. Além disso, os consumidores estão expandindo os horizontes, em busca dos sabores, aromas e texturas diferenciadas das bebidas artesanais. Todos estes fatores contribuem para o sucesso do PiriBier, que chega a nada menos que sua oitava edição. Já é quase uma década de festival, que se consolidou entre os principais eventos cervejeiros do país.

O maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste deve movimentar o Passeio das Águas Shopping no próximo fim de semana, de 08 a 11 de novembro, com um público sedento pela enorme variedade de rótulos das melhores cervejas artesanais de Goiás, de outras regiões do Brasil e também de outros países. Serão mais de 200 em 20 estandes de cervejarias e distribuidoras. O espaço também foi ampliado, o evento contará com mais de 3.500 metros de área expositiva e estará localizado no estacionamento marrom (área coberta).

O organizador do PiriBier, Ricardo Trick, destaca que neste ano, além de ter mais rótulos, a edição vai trazer novidades ao público, como food trucks na área gastronômica, Espaço Kids com a presença de monitores, e o projeto Cozinhando com Cerveja, onde será montada uma cozinha show, em parceria com o Enchefs Goiás, com elaboração de pratos harmonizados com cervejas e também receitas que utilizem a cerveja como ingrediente para os pratos.

“O povo pegou gosto não só pela degustação das cervejas artesanais, mas também quis aprender a analisar e harmonizar as bebidas. O dado não é oficial, mas é quase unânime: é provável que o Brasil seja o país com maior número de sommeliers de cerveja no mundo. Muitos fazem curso até mesmo por hobby. Com tanta gente entendida e a maior quantidade de bares e restaurantes com boas cartas de cerveja, o interesse pela harmonização cresce. O consumidor passa a querer saber o que vai melhor com cada prato”, comenta.

Formação de público


De acordo com o organizador Ricardo Trick, ao longo destes oito anos, o festival contribuiu para a formação de um público consumidor, processo que ainda se desenrola não apenas em Goiás, mas em todo o Brasil. “Quando começamos, na primeira edição, as pessoas só conheciam praticamente as chamadas cervejas claras, larger e pilsen. No mundo das artesanais, temos as portas de entrada, como as cervejas de trigo e India Pale Ale (IPA), com sabor mais amargo. Depois, elas começam a perceber que, na verdade, existe um universo de cervejas a ser explorado. Há quase 200 estilos e, pensando que cada cervejaria pode desenvolver suas próprias variações dentro de cada um deles, é uma infinidade a ser explorada ”, comenta.

Segundo Trick, as novas “vedetes” do momento são as cervejas do tipo “sour” (“azedo”, traduzindo do inglês), que levam frutas em sua composição e utilizam leveduras selvagens em seu processo de fermentação, o que garante o sabor peculiar. “Entre elas, temos a Catharina Sour, que é o primeiro estilo genuinamente brasileiro a ser reconhecido BJCP”, comenta o organizador. O Beer Judge Certification Program (BJCP) é o órgão internacional máximo que certifica e qualifica julgadores de cerveja através de um processo de examinação e monitoramento.

Medo de se arriscar em um novo sabor e se arrepender? Isso não é problema no PiriBier, uma vez que é possível degustar as bebidas em doses mais comedidas. “A pessoa vê uma garrafa de 600 ml, às vezes acha cara e não tem coragem de experimentar. No PiriBier, o participante pode comprar 100 ml, por exemplo. Há dosagens maiores, de 200, 300 ou 400 ml, que equivale a caneca cheia, mas a maioria prefere adquirir 100 ml e degustar mais rótulos, uma vez que temos quase 200 estilos de cerveja. É um universo” comenta.

E para contemplar da melhor forma possível toda essa gama de oferta, a organização busca ter o menor número de estandes possíveis, mas com o maior número de rótulos. Nesta edição, serão pelo menos 200 disponíveis, sendo que mais de 100 serão no formato de chopp (extraído da torneira), que não precisa engarrafar e reduz o custo do produto, proporcionando uma cerveja mais barata para o consumidor final. “É impossível beber 100ml de cada porque é muita coisa. Não é para ficar bêbado. É para mergulhar neste universo sabendo apreciar uma bebida de qualidade”, justifica Trick.

Atrações musicais

Banda brasiliense Quatro Estações, banda cover do Legião Urbana (acima, E), Carne Doce (acima, D) e Funqquestra (abaixo): atrações musicais da oitava edição | Foto: Divulgação

Além das cervejas, as atrações musicais também já se tornaram tradição na programação do PiriBier. Neste ano, a banda brasiliense Quatro Estações, banda cover do Legião Urbana, dá o pontapé inicial nos shows, no dia 8 de novembro, com tributo em homenagem a Renato Russo. No dia 9, será a vez das bandas goianas Carne Doce e Clube Retrô, esta última que traz no setlist músicas que embalaram as décadas de 70, 80 e 90.

Já no dia 10, sobem ao palco os goianos da Branda, com seu repertório de canções autorais, e Rubinho Gabba, um dos melhores covers do U2 no país, que fará um tributo a banda irlandesa e também ao Cold Play. No último dia de festival (11), a atração será a Funqquestra, que une a diversão do funk, o improviso do jazz e a originalidade brasileira de uma orquestra, convida Grace Carvalho para divertir o público com muito samba rock.

Os ingressos para a 8ª edição do PiriBier já podem ser comprados no site: www.sympla.com.br/piribiergoiania. Inclusive, foi colocado à venda passaportes com preço promocional para os quatro dias do evento. Outro destaque é que esse ano foi criado o Ingresso Solidário, que possui um preço mais acessível para o público, e irá arrecadar alimentos e produtos de higiene que serão doados para algumas instituições filantrópicas da região.

Serviço:
PiriBier Goiânia 2018
Data: 08 a 11 de novembro
Horário: 08 (quinta) e 09 (sexta) de novembro – das 18h às 02h
10 (sábado) de novembro – das 14h às 02h
11 (domingo) de novembro – das 14h às 22h
Local: Estacionamento Marrom do Passeio das Águas Shopping (Área coberta)
Ingressos: www.sympla.com.br/piribiergoiania

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.