Festival IBU Goiânia: centenas de cervejas artesanais, cafés especiais e food trucks

Realizado de sexta a domingo, o IBU Goiânia comemora o aniversário da capital. Além de cervejas e cafés, muitos nomes da música embalam o festival

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da sexta-feira, 23 de outubro, ao domigno, 25, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) recebe o Festival IBU Goiânia, que comemora o aniversário da capital com um grande encontro gastronômico. Com foco na cultura cervejeira, estandes de cervejas artesanais terão centenas de rótulos. O IBU Goiânia também terá estandes para quem gosta de cafés especiais, além de outros espaços gastronômicos, como os food trucks. Na programação, ainda rola uma série de cursos gratuitos para os que querem aprender mais sobre cervejas artesanais e cafés especiais.

No sábado, às 16h, tem curso sobre café especial, com Magdiel Rodrigues, do Ateliê do Grão; às 18h, Alexandre Lewis, da Micro Cervejaria X, fala sobre cervejaria cigana – uma nova tendência no segmento; e às 19h30, o palestrante Alberto Nascimento, da Cervejaria Colombiana, fala sobre harmonização de cervejas com pratos goianos. No domingo, às 16h, os especialistas Luiz Salomão, do Bunn, e Rodrigo Ramos, também do Ateliê do Grão, ensinam sobre a prática, a física e a química do preparo de café. Os cursos têm vagas limitadas. Para se inscrever é simples, só enviar um e-mail para  [email protected]

O que é IBU?

O IBU é a escala que mede índice de amargor da cerveja. Quanto maior o IBU, mais  amarga é a cerveja, ou mais lupulada – já que o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo. Uma cerveja comum brasileira tem de 8 a 15 IBU, enquanto que uma verdadeira pilsen tem de 35 a 45. Foi assim que surgiu o nome do festival.

A cerveja artesanal já caiu no gosto do brasileiro. De acordo com dados da consultoria britânica Mintel 2014, o consumo de cervejas especiais aumentou 36% nos últimos três anos no país. Já o aumento da oferta de cervejas especiais nas gôndolas dos supermercados gira em torno de 20% a 30% ao ano.

Cafés especiais

Os cafés especiais chamam cada vez mais a atenção dos brasileiros. Segundo o coffee hunter e proprietário do Café Ateliê do Grão, Rodrigo Ramos, enquanto as vendas de café comum crescem 2% ao ano, o mercado de café gourmet cresce 25%. O café especial deve ser livre de impurezas e/ou defeitos que alteram o sabor e possuir atributos como doçura e acidez. Aspecto e tamanho também são importantes.

A classificação dos cafés especiais é determinada pela tabela “Specialty Coffee Association of America (SCAA)” e vai até 100 pontos. Para ser considerado especial, ele deve ter no mínimo 80 pontos. Quanto mais rara a característica, maior seu valor.

Food trucks

Para fechar o circuito gastronômico, o IBU Goiânia terá um espaço para quem gosta de comer bem. Serão várias opções que vão desde churrascos especiais e os melhores hambúrgueres da cidade até sucos naturais e sorvetes.  São eles: UnderDog, Tio Bákinas, Sunset Pastelaria, Pitanga Sabor e Equilíbrio, P di Pizza, La Frida Tacos, Hamburguer Autêntico e Academia do Churrasco.

Jazz, Blues e Rock

A programação musical do IBU Goiânia tem shows de jazz, blues e rock. No primeiro dia, o saxofonista da banda Móveis Coloniais de Acaju, Esdras Nogueira, inaugura o palco do festival, às 20h30, apresentando canções de Hermeto pascoal, e a cantora Gal Costa faz show no Palácio da Música, às 22h.

No sábado, dia 24, tem show das bandas Motherfish e Dom Casamata. O gaitista Uirá Cabral fecha a programação da noite com um repertório cheio de clássicos do blues. No dia 25, domingo, a animação fica por conta do Trio U.A.I, do cantor Pedro Martins, ganhador do festival do Festival de Jazz de Montreaux, e da banda One Night Stand Project plays The Cult.

Serviço
IBU Goiânia 2015
Data: De 23 a 25 de outubro
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: Sexta-feira, a partir das 18 horas, e sábado e domingo, a partir das 14 horas
Ingressos: R$ 20, o dia, ou R$ 50, o passaporte

 

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.