Exposição “Olhar Negro” reflete a identidade negra afro-brasileira

Em cartaz no Espaço Culturama, a mostra exibe peças e artefatos laborados pela artista Renata Caetano

O Espaço Culturama recebe a exposição “Olhar Negro”, da artista Renata Caetano. Em cartaz de 14 a 31 de março, as peças refletem a questão da identidade negra no Brasil e da vivência de Caetano em torno da história de seus antepassados. Aberta ao público, a exposição reúne bordados, cabaças, retalhos, desenhos e artigos de vestuário.
Comuns, os artefatos ganham vida no trabalho da atriz, que desenvolve também um trabalho como artesã. Ao todo são 25 peças que promovem e valorizam a cultura afro-brasileira, através da figura das Orixás Femininas. O resultado são imagens, fotos, souvenirs e peças de vestuário criadas pela artista.

Artista
Conhecida na cena cultural da cidade principalmente por seu trabalho como atriz, Renata também se dedica ao campo da educação, onde atua, desde 2003, como professora e coordenadora artística de diversas instituições de ensino. Em 2011, ela criou sua marca de artesanato, a “Nanã Souvenirs”, que teve sua primeira exposição no 17° Festival de Cinema Ambiental (FICA). “Olhar Negro” é sua primeira exposição solo. “O que me inspirou pra esse trabalho foi a força feminina das Orixás. Quero valorizar a importância da história do negro, despertando o orgulho da comunidade pela sua origem histórico-cultural”, comenta.
No evento de abertura da exposição, realizado no dia 14 de março, às 19h, o Culturama promoverá um bate-papo com a artista e o psicanalista Patrick de Oliveira. A ideia é que, juntos, eles coordenem um debate sore saberes e práticas Iorubá.

Serviço
“Olhar Negro”, obras de Renata Caetano
Abertura: 14 de março, às 19h
Visitação: até 31 de março
Segundas a sextas-feiras, das 14h às 22h e aos sábados das 8h às 12h00
Local: Espaço Culturama
Entrada Gratuita

Deixe um comentário