Exposição em Goiânia reúne artesanato indígena de etnias do Alto Xingu

Evento no restaurante Panela Mágica vai reunir peças feitas por índios Waurá, Kamayura e Mehinako. Gravuras de Marcelo Solá, doadas pelo artista, também serão vendidas no local 

Peças em cerâmica como panelas, vasos e esculturas de animais | Foto: Divulgação/Guilherme Feitas

Nos dias 21 e 22 de julho, das 8 horas às 16 horas, o restaurante Panela Mágica abre as portas para uma exposição de artesanato indígena do Alto Xingu, das etnias Waurá, Kamayura e Mehinako. Estarão disponíveis para venda, peças em cerâmica como panelas, vasos e esculturas de animais; esculturas também em madeira, esteiras de buriti, cestos, colares e pulseiras.

O intuito da exposição é divulgar e promover o trabalho dos artesãos indígenas, mas principalmente viabilizar a arrecadação de verba para que possam custear sua estadia em Goiânia, onde integram o Curso de Formação Superior de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás.

“Essa complementação de renda é muito importante, já que os custos com estadia, alimentação e deslocamento, que envolve trechos em barcos e em ônibus para Goiânia, são muito altos”, explica a professora do curso e orientadora do Comitê Xingu da UFG, doutora Lorena Dall’ara.

Foto: Divulgação/Guilherme Feitas

Na exposição, serão expostas de 50 a 60 peças de tamanhos e formas variadas. Os valores dos objetos variam de R$ 50,00 a R$ 800,00 reais e os pagamentos poderão ser feitos em dinheiro, cheque ou transferência eletrônica.

O artista plástico Marcelo Solá também se sensibilizou com a causa dos indígenas e doou duas serigrafias para serem comercializadas na exposição do Panela Mágica, a preços bastante atrativos. O dinheiro arrecadado com a venda das obras será repassado integralmente aos indígenas.

As serigrafias, de 100 cm x 80 cm, fazem parte de uma série de 2018 de apenas trinta impressões em cores sobre papel fabriano 300g. Os exemplares são numerados e assinados pelo artista. “A ideia é levantar rapidamente dinheiro para os alunos”, diz a professora. Alguns alunos do curso estarão presentes ao evento para que possam explicar um pouco de sua cultura e de sua arte aos interessados nas peças xinguanas.

Serviço: Exposição de Arte Indígena
Dias 21 e 22 de julho, sábado e domingo
Horário: das 8 horas às 16 horas
Local: Restaurante Panela Mágica, Rua 3, 773, Setor Oeste.
Telefone: 62 3223-6604
Informações sobre o bazar: 62 99497-9095 – Guilherme Freitas

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.