Estudantes e jovens repórteres lançam livros de entrevistas com magos do texto

“Mestres da Reportagem” agora vem com dois volumes e conta com mais de 80 alunos de jornalismo de várias universidades do país e recém-formados

Em 2012, a professora de jornalismo Patrícia Paixão, de São Paulo, incentivadora da nova geração de jornalistas, teve a ideia de publicar um livro com entrevistas feitas por seus alunos com grandes profissionais de diversas áreas de cobertura, para falar sobre a aventura da reportagem.

Foi assim que nasceu “Mestres da Reportagem”, livro publicado naquele mesmo ano. O sucesso da publicação foi tão grande que Patrícia ampliou o projeto, que agora vem com dois volumes, “Mestres da Reportagem, vol. II e III” (Editora In House), com mais de 80 alunos de jornalismo de várias universidades do país e recém-formados, inclusive de Goiás, como o jovem repórter do Jornal Opção Yago Sales, autor de reportagens premiadas, muitas delas de denúncia social.

Serão lançados dois volumes, em que alunos e recém-formados entrevistaram 43 jornalistas brasileiros, incluindo nomes como Abel Neto, Daniela Arbex, Heródoto Barbeiro e Zuenir Ventura

Eles entrevistaram 43 jornalistas brasileiros, incluindo nomes como Abel Neto, Daniela Arbex, He­ró­doto Barbeiro, Ricardo Brandt, Rubens Valente, Sergio Dávila e Zuenir Ventura, todos autores de reportagens premiadas e histórias que se transformaram em livros, inscritos na categoria conhecida como Jornalismo Literário, pela qualidade do texto, que empresta técnicas da linguagem literária para iluminar espaços e tempos, muitas vezes interiores, que a objetividade dos fatos não consegue alcançar.

Patrícia Paixão diz que a série de entrevistados “traz tanto jornalistas com mais de cinco décadas de profissão como jovens contadores de histórias (repórteres que, apesar do pouco tempo de carreira, se destacam pelas matérias que produziram).”

Entres estes entrevistados está o premiado Vinícius Sassine, de Goiânia, que atualmente trabalha na sucursal do jornal “O Globo”, em Brasília. Sassine foi entrevistado por Yago Sales, e a entrevista está no volume II. Sales também entrevistou Dimmi Amora e Fernando Rodrigues para o terceiro volume.

“Mestres da Reportagem, vol. II e III” terão lançamento em 7 de abril de 2018, Dia do Jornalista, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, das 16h30 às 18h30. “As entrevistas registram os principais momentos da trajetória profissional desses jornalistas e revelam bastidores de matérias emblemáticas que eles produziram”, diz Patrícia.

O valor relativo aos direitos autorais da primeira impressão das obras será direcionado à Conectas Direitos Humanos, organização não-governamental sem fins lucrativos que luta pela defesa dos direitos humanos.

Serviço

 Evento: Lançamento dos livros “Mestres da Reportagem II e III”
Editora: In House
Data: 07/04/2018 (sábado)
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Horário: das 16h30 às 18h30 (Bate-papo com jornalistas entrevistados no livro: das 16h30 às 17h30)
 Informações: Patrícia Paixão
 Fone: (11) 96312-4664 ou (11) 2291-0693
 E-mail: patrí[email protected]
 Facebook: Mestres da Reportagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.