Escritora, tradutora e professora da UFG Maria de Regino lança quatro livros
20 abril 2023 às 16h48
COMPARTILHAR
A escritora Maria de Regino lançou na segunda-feira, 17, um box com suas primeiras novelas: “Depois do Caos”, “Vento Norte”, “Planeja Eros e “Memórias da Escuridão”. “Gosto de escrever histórias fantásticas, onde predomina o insólito e o inesperado, pois acho que a vida não é só isso que os nossos olhos podem ver. E faz parte do ofício do escritor apontar os mistérios que flutuam entre o céu e a terra”, assinala a carioca que mora em Goiânia desde 1987.
A novela “Depois do Caos” é uma incursão na área de ficção científica.
“Vento Norte” discute o tema da morte, com recursos da literatura fantástica e do insólito. Um espantalho, Tiziu, ganha vida, por exemplo.
“Planeta Eros” é uma novela de ficção científica. O mito grego de Eros e Psykhé é recontado por Maria de Regino.
Os caras-pintadas, que organizaram manifestações que impulsionaram o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, ganham espaço no romance “Memórias da Escuridão”.
Doutora em Letras e Linguística, Maria de Regino é professora de Literatura na Universidade Federal de Goiás. Ela é editora da “Revista Sinalizar”.
Maria de Regino é tradutora. Traduziu, direto do grego, obras de Hesíodo, Platão e Sófocles. Para um seriado da TV UFG e livro audiovisual, ela adaptou a “Odisseia”, de Homero.
A dramaturgia completa de Rosvita de Gandersheim, monja alemã do século X, foi traduzida por Maria de Regino.
Rosvita de Gandersheim é apontada como a primeira mulher a escrever dramaturgia no mundo ocidental.