Em concerto inédito no Brasil, Filarmônica apresenta obras de Brandenburgo

Na quinta-feira, 12, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta um concerto com obras inéditas de Brandenburgo, do compositor J. S. Bach, executados integralmente pela primeira vez no Brasil. Gratuito, o espetáculo terá regência do maestro Marshal Gaioso, com participação do solista Alessandro Borgomanero. A apresentação começa às 20h30 e será realizada no Teatro Escola Basileu França.

Os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças musicais composta, entre 1718 e 1721, por Johann Sebastian Bach, dedicada e apresentada ao nobre Christian Ludwig. Na longa dedicatória, o compositor deixa transparecer sua intenção de conseguir um posto a serviço do marquês, o que nunca se concretizou. As peças musicais são sensivelmente diversas, tanto no âmbito instrumental como na concepção estrutural e estilística.

Maestro
Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Marshal Gaioso fez mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA. É autor de “Danças Para Banda” (2006) e “Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins” (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX. Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs. Gaioso é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Solista
Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como: Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo e outras.

Desde 1999, Borgomanero vive em Goiânia, onde é professor de violino na UFG. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Serviço
Concertos de Brandenburgo com a Orquestra Filarmônica de Goiás
Data: 12 de novembro
Horário: 20h30
Local: Teatro Escola Basileu França (Setor Universitário)
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.