Disco de inéditas de Júpiter Maçã é lançado
14 março 2021 às 00h00

COMPARTILHAR
The Apartament Jazz” foi gravado pelo músico em 1999, como trilha sonora para um filme de sua autoria

Desde sua morte prematura em 2015, a obra de Flavio Basso, conhecido no cenário musical brasileiro como Júpiter Maçã, tem ganhado mais força e lhe instituído a aura cult já cultivada em vida. Para alegria dos fãs, um álbum inédito está sendo lançada mais de 20 anos depois de sua criação: “The Apartament Jazz” é uma das criações mais audaciosas do músico e traz nove faixas criadas originalmente para a trilha sonora de um filme de mesmo nome, também escrito pelo cantor e cineasta.
Gravadas por Jupiter em 1999, as canções ficaram guardadas até 2002, quando o músico se juntou ao amigo Tatá Aeroplano (conhecido por sua prolífica carreira solo e trabalhos ao lado das bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Electro) para produzir o média-metragem: “The Apartament Jazz”, o filme, teve única exibição na MTV Brasil naquele ano.
Instrumental, o disco mostra uma faceta do músico pouco comentada: Júpiter era um instrumentista ousado e, em pouco mais de meia hora, é possível sentir referências de jazz, música eletrônica e elementos psicodélicos, considerados característicos na obra do cantor. David Bowie e John Coltrane , além de uma ambientação cabaret típica dos filmes de David Lynch, poderiam ser citados como referência pelo saudoso músico para descrever a obra.
“The Apartament Jazz” é um tesouro redescoberto e oferecido ao público graças a figuras próximas de Júpiter. O diretor do clipe de “Modern Kid”, André Peniche, tinha uma cópia do disco e foi procurado por Egisto Dal Santo, amigo e responsável por cuidar da obra de Basso junto a família. Em 2019, Peniche havia lançado uma versão remasterizada e colorida do clipe para celebrar os 10 anos de lançado do vídeo, indicado a “Clipe do Ano” pela MTV Brasil. Agora, “The Apartament Jazz” surge para aumentar ainda mais a importância de Júpiter Maçã na música brasileira.
Conheço gente que vai passar horas ao som do novo disco. Ouve aí!