Curta é dirigido pela premiada diretora Simone Caetano

Curta dirigido pela cineasta goiana Simone Caetano, mostra a trajetória da pianista Belkiss Spenzieri no universo da música erudita brasileira. Nascida na Cidade de Goiás, Belkiss foi a maior intérprete de Camargo Guarnieri, ela transformou a cena da música erudita em Goiás e no Brasil. Divulgou a música brasileira, criou a segunda Orquestra Sinfônica Feminina do mundo e fundou a primeira Escola de Música de Goiás (hoje EMAC-UFG). O filme traz a voz de Belkiss para contar sua história que segue intercalada com depoimentos de familiares, amigas e alunos. Rodado em Goiânia, Cidade de Goiás e Rio de Janeiro, a diretora pretende levar os espectadores para o universo onde a história da vida da musicista aconteceu. Mostrando uma linguagem moderna ela sobrevoa o Rio por onde a pianista morou e estudou durante um bom tempo de sua vida.
Simone Caetano sempre acompanhou a história de Belkiss, e em 2005, quando estava estudando cinema, tinha um projeto e queria propor para a pianista a ideia de fazerem um filme sobre a vida dela. Foi nessa mesma época que Belkiss adoeceu e faleceu em Goiânia. “Sou uma grande admiradora de Belkiss e meu desejo era poder fazer um filme junto com ela, e sua morte mexeu muito comigo. Fiquei muito sentida e acabei guardando o projeto que ela nem chegou a ver”, diz Simone. Em 2017, motivada pelo desejo de pesquisar mulheres que contribuíram para o crescimento cultural e político de Goiás, a diretora retomou a ideia do filme, “fiz a proposta para os familiares de Belkiss e com a parceria de Mazé Alves (produtora do filme) e do cineasta Fabio Meira (roteirista), buscamos todo o material possível com as falas e entrevistas da pianista. Assim pudemos trazer Belkiss pra contar o sua própria história”, conta a diretora. Com a ajuda dos familiares de Belkiss, do Museu da Imagem e Som de Goiás, da TV Anhanguera, TV Brasil Central e da pesquisadora Luciana Freire a produção conseguiu reunir um vasto e rico material de arquivo.
No filme estão as duas grandes amigas que viveram próximas dela até o momento em que partiu – Dona Fifia (Maria Lucy Veiga Teixeira) e Dona Tânia (Maria Luiza Póvoa da Cruz), dois alunos de Belkiss que construíram uma carreira de sucesso mundo afora – Luiz Blumenschein, conhecido pianista que vive na Alemanha, e Éricka Vilela – também pianista que segue o legado de Belkiss. Além do filho Bruno Spenzieri e da nora Lilian Carneiro de Mendonça, o filme reúne todos os netos da musicista e traz um depoimento feito pela secretária dela, Maria Alice Siqueira, conhecida por Malá, que até hoje cuida da casa onde Belkiss passou sua vida. O filme será distribuído em Festivais e Mostras por todo o Brasil e no exterior. “A intenção é levar a história da “dama do piano”, como dona Belkiss é conhecida por aqui, para ser vista por muitas pessoas”, afirma Mazé Alves.

Simone Caetano destaca que “vale lembrar que conseguimos realizar esse doc através da Lei Goyazes, importante incentivo para exibirmos um filme como BELKISS, com toda a qualidade e riqueza de conteúdo que tentamos mostrar”. BELKISS foi realizado pela produtora BALACOBACO FILMES, com apoio institucional da LEI GOYAZES, SEDUCE e do ESTADO DE GOIÁS. O filme será EXIBIDO na TV UFG no DIA 26 DE MARÇO às 18h, será lançado também nas REDES SOCIAIS e canal do YOUTUBE da TV UFG, Balacobaco Filmes, UFG.
Deixe um comentário