Curta-metragem inspirado na vida de Cora Coralina será exibido em 20 escolas municipais de Goiânia e no Palco Giratório do SESC Nacional
11 setembro 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
Poesias e memórias se encontram com o circo no curta-metragem “Atravessar-se”, da Companhia Catavento, que terá dezenas de exibições gratuitas até o mês de outubro. Livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina, o filme dirigido por Felipe Nicknig será exibido em 20 escolas municipais de Goiânia, em todas as regiões da capital, para estudantes da modalidade EJA (educação de jovens e adultos). Esta circulação conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O filme ainda terá exibições gratuitas no canal do SESC Brasil, no YouTube, sendo parte da Programação do Palco Giratório do SESC Nacional.
Na próxima segunda-feira, 12 de setembro, haverá uma live de lançamento do curta-metragem no Palco Giratório no canal do SESC Nacional, promovida pelo SESC Goiás. As exibições serão nesse mesmo canal às 20 horas dos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de setembro. Já o projeto de circular o filme em escolas municipais, compartilha o diretor Felipe Nicknig, nasceu da percepção da companhia Catavento sobre as necessidades que os estudantes do EJA apresentam com relação ao contato com o patrimônio artístico, cultural produzido historicamente pelo povo goiano. “Um dos nossos objetivos com este projeto é promover a difusão artística cultural e o acesso à produção cultural goianiense àqueles que não tiveram a oportunidade de usufruir dos bens e valores culturais ao longo da vida por diversos motivos, sejam eles financeiros, sociais, tecnológicos e até mesmo culturais”, afirma Nicknig.
O curta metragem Atravessar-se foi produzido em 2021 pela Companhia e é livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina. O curta já foi selecionado para festivais de cinema, premiado nacionalmente em 2021 no primeiro edital Cultural da Quali.
Atravessar-se
Terra vermelha, arame, matula, lira, doces. Lugares e sabores de travessias. Revelações de uma mulher em muitas vidas*. Uma linguagem peculiar, um trançado visual que envolve o circo, a música e o audiovisual. O circo e a vida nos seus movimentos. A pausa aqui é intervalo de travessias. O movimento cria o instante em que a mulher é atravessada pelas memórias e esquecimentos tecendo significado ao caminho. A memória é uma maneira de conciliar voz, dor e poesia em tempo presente. Atravessar-se é um modo singular de se reconhecer nos tempos das mulheres.
Livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina, doceira que cristalizava doces para contar estórias de um modo diferente. Este curta metragem de circo revela o singelo caminho de uma mulher que na travessia se forja da terra, de coragem, de medos, de angústias, e memórias. Menina, mulher e velha, são atemporais e narram uma travessia arriscada inspirada na memória dos quintais e becos da cidade de Goiás.
Serviço: “Atravessar-se” ganha exibição em 20 escolas municipais de Goiânia e no canal do SESC nacional
Exibição no canal do SESC Brasil: 13, 14, 15, 20, 21 e 22/9, às 20h
Live de lançamento: 12/9, 20h
Canal do YouTube do SESC Nacional