Um garotinho adora se fantasiar e brincar pelo bairro vestido de borboleta. Mas nem todos os colegas entendem seu jeito de ser, por isso, o excluem das brincadeiras e rasgam suas asas. Essa era a realidade enfrentada pelo autor e ilustrador francês Marc Majewski, que utiliza de um tom autobiográfico para dar vida ao personagem da obra Criança-borboleta, lançada no Brasil pela VR Editora.

Assim como foi na meninice do escritor, ao se sentir rejeitado, é o pai do garoto que o incentiva a não deixar a própria essência de lado e a construir novas asas coloridas. Por meio das rimas delicadas e de belas ilustrações multicoloridas que encantam adultos e crianças, Marc mostra a importância do apoio familiar e ensina os pequenos leitores a assumirem os desejos e gostos desde a infância.

Sou uma borboleta.
 Eu giro e me agito, viro e rodopio.
 Flutuo e farfalho.
E quando abro minhas asas, eu voo! 

(Criança-borboleta, p. 40)

Mais do que uma história lúdica e divertida, Criança-borboleta é uma celebração da criatividade, da solidariedade, da expressão pessoal e da identidade de gênero. De maneira sensível, por meio de desenhos e escrita, Marc Majewski fala sobre gentileza, construção da autoestima, autonomia, empatia com o próximo e o poder da amizade.

Marc Majeswki | Foto: Divulgação/VR Editora

Ficha técnica:
Título: Criança-borboleta
Autor: Marc Majewski
Editora: VR Editora
Edição: 1ª ed. / jan. 2023
ISBN: 978-85-507-0380-0
Gênero: Literatura infantil
Formato: 20,9 x 33.1 cm 
Páginas: 48
Preço: R$ 69,90
Onde encontrarE-commerce VR

Sobre o autor e ilustrador: Marc Majewski nasceu na França em 1993. Quando criança, passava a maior parte do tempo desenhando, escrevendo histórias e vestindo fantasias. De lá pra cá, ele não mudou muito. Criança-borboleta é uma obra inspirada em sua infância. Marc vive em Berlim, na Alemanha.