‘Corpo & Alma’, de Frank Conroy, um romance sobre amor e música
14 agosto 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
por Mariza Santana, especial para o Jornal Opção
Um menino e um piano. Com apenas essas palavras seria possível resumir o romance “Corpo & Alma”, do autor norte-americano Frank Conroy. Mas a obra vai muito além. O protagonista do romance é um menino prodígio no piano, filho de pai desconhecido e de uma taxista de Nova Iorque. Graças ao seu talento excepcional, Claude Rawlings conseguiu se livrar de uma vida de dificuldades para se tornar um grande músico e compositor. Toda a narrativa é entremeada de citações de harmonias, melodias e composições, numa verdadeira odisseia musical.
“Corpo & Alma” é ambientado no período após a Segunda Guerra Mundial até a década de 1960. Acompanha o amadurecimento do garoto que tocava um pequeno piano em casa para enfrentar a solidão, até se tornar o músico talentoso convidado para apresentar sua primeira composição junto com a Orquestra de Londres. Mas para construir sua carreira, Claude contou com o apoio fundamental do seu mentor, o judeu Weisield, dono de uma loja de instrumentos musicais. Ele foi seu primeiro professor, orientou as primeiras lições e os primeiros passos, tornando-se uma espécie de pai espiritual do garoto e seu grande incentivador.
Devido ao seu talento musical, o protagonista, ainda jovem, passa a frequentar os mais requintados salões da Nova Iorque da época, consegue se graduar em uma faculdade, se casar com uma herdeira milionária e dedicar-se inteiramente à música, sua verdadeira paixão. O romance de Frank Conroy fala principalmente de amor. Mas também é recheado de referências musicais, fato que pode trazer certa dificuldade para quem não entende a fundo de teoria musical. Entretanto, isso não impede o leitor leigo de acompanhar o enredo e se deliciar com a trajetória do jovem pianista, que ama a música clássica e também o jazz.
No final, o autor revela para o leitor a paternidade de Claude Rawlings, sem que o próprio protagonista fique sabendo de sua origem. Foi a maneira encontrada para explicar de onde veio sua valiosa herança musical. O desfecho do romance deixa um caminho aberto para a criatividade de quem acompanhou o desenrolar da obra, mas certamente aponta para uma carreira promissora a ser trilhada por Claude Rawlings.
Frank Conroy nasceu em Nova Iorque em 1936, filho de pai norte-americano e mãe dinamarquesa. Ele faleceu em Iowa City, em 2005. O autor publicou cinco obras, entre elas o aclamado livro de memórias “Stop-Time”, em 1967, que o tornou notável no mundo literário dos Estados Unidos e foi indicado ao Prêmio Nacional do Livro. Mas, após essa publicação, Conroy abandonou a literatura e passou a lecionar no Writers Workshop da Universidade de Iowa.
“Corpo & Alma” é o primeiro romance de Frank Conroy e foi escrito cerca de três décadas depois da publicação do livro de memórias, quando o autor já tinha 57 anos de idade. Mas valeu a pena esperar, pois a obra é uma preciosidade da literatura norte-americana.