Confira os vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos — 2019

Solemar Oliveira foi premiado com “As Casas do Sul e do Norte” (prosa) e Divino Damasceno com “Outros Versos Mais” (poesia)

Solemar Oliveira: premiado na categoria prosa | Foto: Reprodução

A União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO) anunciou os vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos versão 2019.  Trata-se do mais antigo prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante de Goiás. O concurso é promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da UBE-GO, premiando anualmente dois títulos, um de prosa e outro de poesia.

Criada pelo primeiro prefeito de Goiânia, Professor Venerando de Freitas Borges, em 1944, a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos já editou mais de cem livros. Muitos deles se tornaram clássicos da literatura goiana. Foi por meio dela que o escritor Bernardo Élis, imortal da ABL, publicou sua primeira obra, “Ermos e Gerais”. Entre os vencedores estão nomes consagrados como Edival Lourenço, Heleno Godoy, Yeda Schmaltz, Miguel Jorge, Valdivino Braz, Delermando Vieira e Hélverton Baiano.

Divino Damasceno de Almeida, poeta | Foto: Adriana Silva/Site Cerradência

A banca do concurso é composta por três membros, sempre nomes de reconhecida competência e relevo na comunidade literária. Em 2019 os três jurados foram Cristiano Deveras, representando a UBE -GO, Marley Costa, representando a Secretaria de Cultura de Goiânia, e Brasigóis Felício, representando a Academia Goiana de Letras.

A edição 2019 foi dominada por artistas do interior do Estado.

Em prosa foi premiada a coletânea de contos “As Casas do Sul e do Norte”, do escritor anapolino Solemar Oliveira.

Os jurados concederem uma menção honrosa na categoria prosa para o livro “Um Artista do Seu Tempo”, de José Fábio da Silva, autor maranhense residente em Anápolis.

Em poesia foi premiado o livro “Outros Versos Mais”, de Divino Damasceno de Almeida, poeta residente na Cidade de Goiás.

Os laureados terão suas obras publicadas pela Prefeitura de Goiânia. Também receberão um prêmio em dinheiro equivalente a vinte salários mínimos. (Nota da UBE)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.