Companhia teatral segue turnê com apresentação em Formosa neste final de semana

Espetáculo segue com sua crítica ao sistema educacional e debate aberto ao público

10389424_1533154323586864_3583798494176415674_n (1)

Foto: divulgação

Após apresentações em Pirenópolis e Anápolis, no fim de 2014, a Companhia teatral Nossa Senhora dos Conflitos retomou a turnê neste ano com a peça “A Lição”. Depois de apresentações em Itumbiara e Cidade de Goiás, o grupo se apresenta em Formosa na próxima sexta-feira (24) e sábado (25), no Auditório do IFG. A entrada é gratuita e todas as apresentações serão seguidas de debate com o diretor da peça, Sandro di Lima.

“Os debates são uma forma de aprofundarmos a reflexão sobre o tema central do espetáculo: a educação. O propósito de debater com o público é poder ampliar os olhares para a complexidade que é a relação professor-aluno; desvendar quais nuances são incorporadas nesta relação e como os lados se enxergam”, diz Sandro.

No sábado, ainda será oferecida gratuitamente oficina de interpretação teatral com Sanântana Vicêncio e Mauri de Castro. Há 30 vagas e as inscrições podem ser feitas no local ou pelo e-mail [email protected]. Ainda haverá apresentação Jataí, Uruaçu e Goiânia.

Sinopse

Um professor aposentado particular recebe uma nova aluna que precisa se preparar para uma prova de doutorado. Durante o espetáculo, num diálogo tragicômico, o professor especialista em tudo se mostra superficial e autoritário. A aluna, jovem e inocente, apenas assimila o que lhe é passado, sem questionamentos.

Ambos os personagens são arquétipos de figuras reais, tão presentes desde escolas primárias a grandes academias: o professor falso erudito e a aluna completamente alheia. O texto, escrito pelo romeno radicado na França Eugène Ionesco (1909-1994), faz uma analogia simbólica do ensino vigente e é uma das obras emblemáticas do Teatro do Absurdo.

O espetáculo conta ainda com uma terceira figura: a governanta, que representa a rígida estrutura escolar, com toda crueldade e presunção acadêmica. Um final inesperado sela a crítica a qual o espetáculo se propõe. O público pode esperar uma apresentação densa e trabalhada, pautada pela ousadia e crítica ácida, mas sem deixar a comédia de lado.

Serviço:

A Lição
Dia 24/04, às 19h – Auditório IFG – Campus Formosa (debate após a apresentação)
Dia 25/04, às 14h – Auditório IFG – Campus Formosa (debate após a apresentação)
Entrada gratuita

Oficina de Criação Teatral
Dia 25/04, às 8h – Auditório IFG. Inscrições no local ou pelo e-mail: [email protected]
30 vagas

Deixe um comentário