Comédia “Muquifo” é incursão goiana no nicho das webséries

Em duas partes, produção de alunos da UEG estreou no último dia 11 de março no YouTube e já é grande a expectativa por novos episódios

Geicy Cantuario (Lisa / Veronica), Amanda Mushroom (Jane), Rafael Henrique (Caio): protagonistas de “Muquifo”. Foto: Denner Garcia

Foi em uma descompromissada conversa há cerca de dois anos, que Maykon Rodrigues comentou com Rafael Henrique, ambos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sobre a vontade de criar uma websérie de comédia. Eram dados ali, em 2017, os primeiros passos para a de “Muquifo”, uma produção goiana pioneira do gênero a chegar a Youtube, uma plataforma que começa a ser explorada pelos realizadores goianos, especialmente os que estão saindo das faculdades. Em duas partes, estreou no último dia 11 de março deste ano.

“O Rafael me convidou na ocasião para ser o diretor; naquele momento, sua busca por parceiros para desenvolver os roteiros dos episódios também já se iniciava. Sua parceira de criação foi Maiza Pâmela, que o ajudou na criação dos personagens. Começamos então a receber vários roteiros de diferentes escritores, com enredos de diversas temáticas. O desafio estava plantado, que era definir o tom e a personalidade do Muquifo. Isso só foi acontecer exatamente após a aprovação no edital da Lei Goyazes, onde foi definido o episódio piloto, ‘A Festa’, da roteirista Ana Paula Lourenço”, relembra Maykon.

Geicy Cantuario (Lisa / Veronica), Amanda Mushroom (Jane), Rafael Henrique (Caio) são os protagonista da trama, que conta com participações especiais de Sabrina Machado (Pimenta) e Clodoaldo Silva (Ricardo). “Esse elenco nos deu a oportunidade de colocar em vigor nosso maior objetivo com a criação, compor personagens opostos de personalidades incomuns vivendo juntos em uma mesma casa. Isso nos permitiu explorar variantes, por exemplo, de como uma garota com transtorno de múltiplas personalidades afeta a amiga vegana ativista do meio ambiente, que afeta o amigo mulherengo”, detalha.

 

As gravações aconteceram em uma locação na cidade de Guapó, e a finalização do material foi realizada em Goiânia. A produção teve nos departamentos de arte, fotografia, música original, assistência de som, maquinário, direção e assistência de direção e produção, equipes em sua maioria composta por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que entregaram muito além do talento, colocaram seus esforços e profissionalismo impressos no resultado final. Para a maioria, uma experiência de trabalho e coragem adquirida, pois o episódio piloto nos desafiou pelo tamanho de sua proporção.

Maykon afirma que, enquanto diretor da obra, foi um momento de experimentação por ser minha primeira comédia a ser conduzida. “Equilibrar entre vários personagens ao mesmo tempo em tela, com uma festa de aniversário com figurantes acontecendo simultaneamente foi outra preocupação a ser lidada com cuidado e paciência. Diante disso, foi entregue uma websérie feita para ter sua distribuição na internet, porém com uma qualidade de imagem e som de cinema.”

Maykon Rodrigues

Antes da estreia no YouTube, o termômetro junto ao público foi uma exibição teste exclusiva para os novos estudantes universitários de Cinema e Audiovisual, na calouradas da UEG. “Muquifo” foi bem recebido pelo público do auditório, com as reações bastante positivas. No dia 11 de março, então estreia o canal no YouTube, com uma recepção bastante aclamada pelo público dentro e fora da internet. As reações positivas foram tamanhas, que já é grande a expectativa para os novos episódios. “Isso nos mostra que fizemos as escolhas certas, além de ter a melhor equipe e elenco na produção”, pontua Maykon.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.