Comédia “Muquifo” é incursão goiana no nicho das webséries
17 março 2019 às 00h00

COMPARTILHAR
Em duas partes, produção de alunos da UEG estreou no último dia 11 de março no YouTube e já é grande a expectativa por novos episódios

Foi em uma descompromissada conversa há cerca de dois anos, que Maykon Rodrigues comentou com Rafael Henrique, ambos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sobre a vontade de criar uma websérie de comédia. Eram dados ali, em 2017, os primeiros passos para a de “Muquifo”, uma produção goiana pioneira do gênero a chegar a Youtube, uma plataforma que começa a ser explorada pelos realizadores goianos, especialmente os que estão saindo das faculdades. Em duas partes, estreou no último dia 11 de março deste ano.
[relacionadas artigos=” 171410″]
“O Rafael me convidou na ocasião para ser o diretor; naquele momento, sua busca por parceiros para desenvolver os roteiros dos episódios também já se iniciava. Sua parceira de criação foi Maiza Pâmela, que o ajudou na criação dos personagens. Começamos então a receber vários roteiros de diferentes escritores, com enredos de diversas temáticas. O desafio estava plantado, que era definir o tom e a personalidade do Muquifo. Isso só foi acontecer exatamente após a aprovação no edital da Lei Goyazes, onde foi definido o episódio piloto, ‘A Festa’, da roteirista Ana Paula Lourenço”, relembra Maykon.
[relacionadas artigos=” 171330″]
Geicy Cantuario (Lisa / Veronica), Amanda Mushroom (Jane), Rafael Henrique (Caio) são os protagonista da trama, que conta com participações especiais de Sabrina Machado (Pimenta) e Clodoaldo Silva (Ricardo). “Esse elenco nos deu a oportunidade de colocar em vigor nosso maior objetivo com a criação, compor personagens opostos de personalidades incomuns vivendo juntos em uma mesma casa. Isso nos permitiu explorar variantes, por exemplo, de como uma garota com transtorno de múltiplas personalidades afeta a amiga vegana ativista do meio ambiente, que afeta o amigo mulherengo”, detalha.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=L9uUmWPABYA&w=560&h=315]
As gravações aconteceram em uma locação na cidade de Guapó, e a finalização do material foi realizada em Goiânia. A produção teve nos departamentos de arte, fotografia, música original, assistência de som, maquinário, direção e assistência de direção e produção, equipes em sua maioria composta por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que entregaram muito além do talento, colocaram seus esforços e profissionalismo impressos no resultado final. Para a maioria, uma experiência de trabalho e coragem adquirida, pois o episódio piloto nos desafiou pelo tamanho de sua proporção.
Maykon afirma que, enquanto diretor da obra, foi um momento de experimentação por ser minha primeira comédia a ser conduzida. “Equilibrar entre vários personagens ao mesmo tempo em tela, com uma festa de aniversário com figurantes acontecendo simultaneamente foi outra preocupação a ser lidada com cuidado e paciência. Diante disso, foi entregue uma websérie feita para ter sua distribuição na internet, porém com uma qualidade de imagem e som de cinema.”

Antes da estreia no YouTube, o termômetro junto ao público foi uma exibição teste exclusiva para os novos estudantes universitários de Cinema e Audiovisual, na calouradas da UEG. “Muquifo” foi bem recebido pelo público do auditório, com as reações bastante positivas. No dia 11 de março, então estreia o canal no YouTube, com uma recepção bastante aclamada pelo público dentro e fora da internet. As reações positivas foram tamanhas, que já é grande a expectativa para os novos episódios. “Isso nos mostra que fizemos as escolhas certas, além de ter a melhor equipe e elenco na produção”, pontua Maykon.