Coletânea de textos do cronista Rubem Braga estão disponíveis em áudio

“Crônicas de Espírito Santo” apresenta a infância e juventude do jornalista e escritor capixaba Rubem Braga

Rubem Braga é considera do um maiores cronistas do Brasil. Seus textos são considerados ácidos e recheados de metáforas. Quem é fã do escritor agora conta com uma novidade. A empresa Tocalivros Studios gravou uma coletânea de crônicas do autor e disponibiliza agora os áudios. A obra na qual o jornalista homenageia seu estado natal, Crônicas de Espírito Santo, já pode ser acessada pelos leitores e ouvintes na voz do ator João Roncatto em uma parceria com a editora Global.

Ao todo são 52 crônicas que a obra reúne obras guardam lembranças da infância e juventude de Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Mescla a indignação do cronista com a defesa pela sua terra de origem, tecidos com o lirismo tão característico do autor.

A produção, de um pouco mais de quatro horas, tem um momento marcante: a crônica Congo. Nela, a narração é misturada a uma canção interpretada por Juscelino Filho, por meio das informações do autor e uma pesquisa do cancioneiro popular da região capixaba.

Rubem, carinhosamente apelidado como “Sabiá da Crônica”, popularizou a crônica moderna no Brasil e a elevou a categoria de gênero literário. Trabalhou em importantes redações do país, atuou na comunicação por 62 anos e escreveu mais de 15 mil crônicas até falecer, em 1990, na capital do Rio de Janeiro.

Com este audiolivro, a Tocalivros soma um acervo de 130 importantes obras da literatura brasileira da clássica a moderna, composto também por nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Monteiro Lobato, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Machado de Assis, entre muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.