‘Chuá’: documentário conta história da era de ouro do basquete em Goiás

19 junho 2025 às 09h05

COMPARTILHAR
O documentário Chuá revisita uma história que poucas pessoas conhecem sobre Goiás e um dos períodos mais marcantes do esporte no estado. Na Década de 1970, Clubes, atletas e técnicos goianos conquistaram a Taça Brasil de 1973, o Campeonato Sul-Americano de Clubes de 1974 e o 3º lugar no Campeonato Mundial de Clubes, no mesmo ano — além do título do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1976 conquistado pela Seleção Goiana.
Com depoimentos emocionantes e imagens de arquivo, a obra mergulha nas conquistas históricas de equipes como o Clube Jaó, o Vila Nova, o Jóquei Clube de Goiás e a Seleção Goiana, que colocaram Goiás em destaque no cenário nacional e internacional do basquete. O filme pré-estreia no dia 26 de junho, quinta-feira, às 20h, na sala de cinema do Cine Cultura, localizado na Praça Cívica, em Goiânia.
Danilo Camilo, roteirista e diretor do documentário, afirma que “Chuá é mais do que um filme, é uma homenagem aos atletas, técnicos e dirigentes que, com muita dedicação, ajudaram a consolidar o basquete goiano como referência. Este filme tem o objetivo de preservar e valorizar essa memória, mostrando ao público o impacto dessas equipes na história do esporte brasileiro e na vida das pessoas”, afirma o diretor.
A produção também apresenta imagens impactantes dos espaços públicos relevantes para a prática esportiva, como o Jóquei Clube de Goiás, importante cenário das partidas e treinos da época. O edifício, projetado em 1962 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em parceria com João Eduardo de Gennaro, é reconhecido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) como uma das obras mais expressivas da arquitetura moderna brasileira em Goiânia.
Com depoimentos de nomes como César Sebba, Gilson Ramos “Doinha”, Luiz Berquó, Fausto Giannecchini, Luís Silva, Handel Soares, Danilo Bentley, José Henrique Brandão, Sérgio Costa, Nelson Barreto, Lamartine Reginaldo, Wagnér Costa e Alberico, Chuá é um verdadeiro retrato de uma época que deixou marcas profundas na memória esportiva de Goiás.
Além de resgatar feitos esportivos, o documentário destaca o papel social do esporte e sua importância na formação de crianças e jovens em Goiás. Ao valorizar essas histórias, Chuá evidencia como o basquete foi e continua sendo uma ferramenta de transformação, disciplina e pertencimento para diversas gerações.
Danilo Camilo, diretor também de ‘Jamming, o ano que Junior Marvin morou em Goiânia’, curta-metragem que recebeu menção honrosa no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) de 2025. Além do registro histórico, o documentário traz de forma complementar um olhar pessoal e familiar sobre esse tema, mesclado aos depoimentos dos jogadores entrevistados e aos registros jornalísticos da época. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Assista ao Trailer