Cânone Editorial lança livro importante sobre teoria e crítica da poesia goiana

“Considerações Sobre a Poesia Goiana” (Cânone Editorial, 2018) será lançado no dia 14 de junho, às 18:30, na Livraria Palavrear, Setor Universitário; obra traz teoria e história literária, além de estudos de crítica sobre os poetas de Goiás

Cora Coralina (1889-1985), poeta vilaboense, ícone da poesia goiana, tem seu poema “O Prato Azul-Pombinho” analisado na segunda parte do livro “Considerações Sobre a Poesia Goiana”

No mundo de superfície líquida e ar nebuloso em que vivemos, pode não parecer que ler ainda seja fundamental, mas é. A leitura da poesia, que sempre esteve em um nicho especial, está nesse fundamento. Quem lê poesia goiana, quem se importa com o ritmo, a cadência, a espacialização, o vocabulário que remete ao universo de Goiás, terá como apoio o livro “Considerações Sobre a Poesia Goiana” (Cânone Editorial, 2018, 224 páginas).

Organizado pelos doutores em literatura Giovana Bleyer Ferreira dos Santos, Goiandira Ortiz de Camargo e Jamesson Buarque, o livro será lançado no dia 14 de junho, às 18:30, na Livraria Palavrear, no Setor Universitário. Segundo seus organizadores, embora ensinada nas universidades do Estado, e com certa repercussão crítica nos espaços institucionais, a poesia goiana ainda padece de abordagens específicas. “Há uma clara desigualdade entre o que os poetas e escritores produzem e sua recepção especializada”, dizem eles na apresentação do livro.

“Considerações Sobre a Poesia Goiana” vem, portanto, contribuir com o preenchimento desse vazio receptivo do olhar especializado. O livro se divide em duas partes específicas. A primeira se dedica aos estudos de teoria e de história literária, e “pretende propiciar a construção de uma base reflexiva e de ingresso na literatura goiana.”

“Há uma clara desigualdade entre o que os poetas e escritores produzem e sua recepção especializada”, dizem eles na apresentação do livro

A segunda parte do livro traz textos de crítica literária sobre obras importantes da poética de Goiás, como Cora Coralina, Bernardo Élis, Edmar Guimarães e Carlos Fernando Filgueiras de Magalhães, além de estudos de campos sobre a recepção da poesia goiana nas escolas de ensino médio do Estado.

O conteúdo da publicação é resultado de pesquisas realizadas em dois projetos vinculados ao programa Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia: “Configurações do Lirismo na Poesia Goiana Contemporânea” e “Apresentação da Poesia Goiana: de 1948 aos Dias Atuais”, executados na Universidade Federal de Goiás, na Universidade Estadual de Goiás e no Instituto Federal de Goiás, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Serviço

Livro: Considerações Sobre a Poesia Goiana
Editora: Cânone Editorial
Organizadores: Giovana Bleyer Ferreira dos Santos, Goiandira Ortiz de Camargo e Jamesson Buarque
Lançamento: Livraria Palavrear, na Rua 232, n. 338, Setor Universitário
Data: 14 de junho, às 18:30
Preço: R$ 35

Deixe um comentário