Depois da América do Sul, Camarones Orquestra Guitarrística desembarca em Goiânia

Após 11 shows no Uruguai, Argentina e Chile, quarteto de música instrumental potiguar volta ao Brasil e passa primeiro na capital goiana para apresentação gratuita no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG)

Camarones Orquestra Guitarrística traz seu Rytmus Alucynantis a Goiânia em show de graça | Foto: Rafael Passos

Camarones Orquestra Guitarrística traz seu Rytmus Alucynantis a Goiânia em show de graça | Foto: Rafael Passos

Augusto Diniz

Os potiguares Ana Morena (baixo), Anderson Foca (guitarra, teclado e efeitos), Yves Fernandes (Bateria) e Fausto Alencar (guitarra) começaram em 18 de fevereiro uma turnês com 11 apresentações no Uruguai, Argentina e Chile, que foi encerrada no último sábado (5/3), no Bar Loreto, em Santiago, capital chilena.

O Camarones Orquestra Guitarrística, quarteto de Natal (RN) criado em 2007 e que já foi um quinteto, volta a tocar no Brasil nesta terça-feira (8), em um show gratuito no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária, às 20 horas. Os ingressos precisam ser retirados na bilheteria do local a partir das 14 horas de terça, dia da apresentação.

Parte do projeto La Bomba Latina, realizado pela Fósforo Cultural em parceria iniciada em 2010 com a Difusa Fronteira, produtora de São Paulo, a ideia é unir artistas brasileiros com músicos da América Latina. Desta vez, o convidado do Camarones Orquestra Guitarrística é o guitarrista Dacho X, da banda argentina Los Tormentos.

Foto: Dacho X, guitarrista do Los Tormentos, é o convidado do Camarones no La Bomba Latina

Dacho X, guitarrista do Los Tormentos, é o convidado do Camarones no La Bomba Latina | Foto: Divulgação

Os dois grupos tocaram juntos na turnê do Camarones, no Detroit Club, em Morón, na Argentina, em 26 de fevereiro. Filhos da surf music com muitas variações, as duas bandas vão trocar experiência ao vivo mais uma vez em Goiânia, só que dessa vez do Los Tormentos participa apenas o guitarrista Dacho X.

Para o primeiro show no Brasil depois da turnê por Uruguai, Argentina e Chile, o Camarones Orquestra Guitarrística traz pela segunda vez a Goiânia músicas do disco Rytmus Alucynantis, lançado em 2015. Toda a sonoridade instrumental dos potiguares, que como eles explicam, vai do surf music “envenenado” ao “rock com afinação baixa”, passando por um “ska dançante”, um “rockabilly pro baile” e um “rocksteady tranquilo”, se resume no último álbum, com destaque para as faixas Silêncio, Barulho a Vista, Rytmus Alucynantis e Charme Chermont.

No material de divulgação do álbum, o guitarrista e tecladista Anderson Foca descreve o disco, que tem ilustração de Wildner Lima, como um ataque de um mosquito que, “em vez de deixar as pessoas doentes, faz com que elas dancem e se divirtam alucinadamente”. Esse mosquito, o Rytmus Alucynantis, tem 11 músicas e muita energia.

É um disco cheio de participações. Gravado no Estúdio Dosol e mixado no estúdio Megafone, em Natal, foi produzido por Anderson Foca e teve como assistente de produção João Lemos, da banda Molho Negro, que estará no Festival Bananada deste ano.

Entre os convidados estão João Lemos e Augusto Oliveira, da Molho Negro, Ynaiã Benthroldo, do Boogarins, Esdras Nogueira, do Móveis Coloniais de Acaju, Léo Martines, do Velociraptors, Kaká Monteiro, do Fuzzy, e Léo Chermont, do Strobo.

O disco foi lançado pelos selos Dosol, Assustado Discos e Setalight Records (Alemanha) e está disponível para download gratuito pelo site da banda, além dos álbuns O Curioso Caso da Música Invisível (2013), Espionagem Industrial (2011), Camarones Orquestra Guitarrística, apelidado de Álbum Verde (2010), e o EP Especial de Natal (2011).

Depois desse último disco, o quarteto já gravou um EP com a banda Water Rats no Estúdio Costella, em São Paulo, que saiu no YouTube em setembro de 2015. A gravação tem cinco músicas e pode ser ouvida pelo Youtube.

Assista ao videoclipe da música Silêncio, Barulho a Vista, gravada antes do disco Rytmus Alucynantis sair:

Dacho X

Dacho X, da banda argentina Los Tormentos, é um dos representantes do surf music de Buenos Aires desde 2001. Além de Dacho X na guitarra, Mr. M toca baixo, Ignacio Beachbreaker ocupa a outra guitarra e El Cuqui é o dono da bateria. Na internet, o grupo pode ser encontrado com o nome The Tormentos.

Em 2002, o Los Tormentos ou The Tormentos lançou o split Go! com o The Phantom Surfers, banda de surf music de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), criada em 1988. Depois, os argentinos soltaram os discos Grab Your Board! (2005), Death Drop! (2007) e Big Sounds From Grab Your Board! Death Drop! & Go! (2011).

Pelo selo goiano Monstro Discos, o Los Tormentos gravou um EP junto com a banda Autoramas em 2007, que saiu com o nome Double Trouble.

Do disco Grab Your Board!, conheça a música Il Diavolo In Corpo, do Los Tormentos (The Tormentos):

La Bomba Latina 2016 – Camarones Orquestra Guitarrística convida Dacho X (Los Tormentos)

Data: terça-feira (8/3)

Horário: 20 horas

Local: Centro Cultural UFG — Praça Universitária

Entrada Franca — Retirada dos ingressos a partir das 14 horas na bilheteria do Centro Cultural UFG no dia do evento

Deixe um comentário