por Itaney Campos*

Foto: “In the Woods”, de Asher B. Durand (1855) / Reprodução

Há um olhar que flutua
por entre as gigantescas árvores
da floresta amazônica;
Um olhar que observa, perscruta, contempla e
alumia,
um olhar como uma grande lanterna
no ventre da noturna vegetação.
São os olhos de Bruno Pereira.
E como se os seus olhos fossem um casal de pássaros
atentos, a repousar,
nas copas do arvoredo,
eles já batem asas,
em melancólica despedida.
Cantam como um urutau.
Os braços de Bruno Pereira abraçam os troncos das palmeiras
estendem-se como raízes
entrelaçando-se aos cipós selvagens e copiosos
das terras dos Waimiris.
É sua voz que ecoa,
como um lamento da mata
no Coro dolente e vigoroso dos bravos ianomâmis.
E misturam-se aos murmúrios
das velozes corredeiras
do caudaloso rio Negro,
nas vagas dos Solimões.
Olha o seu pé no peixe vivo escalando as correntes do rio!
Olha sua mão incrustada
no boitatá à margem
do barranco da sucuri.
Reparem a base da velha canoa
balançando no remanso daquele horizonte: é o amplo tronco do Bruno,
é o dorso forte do Bruno,
são as veias rubras do Bruno
entrelaçadas às madeiras,
são os nervos do indigenista
teimando em delimitar as fronteiras
do território indígena;
são suas vísceras vivas servindo de anteparo aos bichos ameaçados,
ao pirarucu, ao Tramandau, ao peixe boi, ao boitatá.
Estão vendo aquele grande, viscoso sapo cururu,
palpitante e resfolegante
à flor do brejo imenso,
em que descansam tuiuiús?
Não é um sapo, não é um boto, não é um lago, uma coruja ou um tatu.
É o coração do Bruno!
Um coração angelim!
Um coração gigantesco, que paira acima da floresta,
um coração como uma arara,
um coração gavião,
Coração vitória-régia, tatajuba seringueira
que sangra um látex vermelho,
lateja no ventre da mata
e uiva feito um lobo desesperado e ferido,
para uma lua opaca,
silente num céu de breu…

*Itaney Campos é escritor.