Autoramas lança primeiro disco de estúdio com nova formação
18 março 2016 às 16h52
COMPARTILHAR
Há um ano ao lado de Gabriel Thomaz na banda, Fred Castro, Melvin e Érika Martins soltam álbum que traz 12 canções pelo selo HBB
Augusto Diniz
O Futuro dos Autoramas, disco de estúdio da banda carioca Autoramas depois de cinco anos do lançamento de Música Crocante em 2011, foi disponibilizado nesta sexta-feira (18/3) para ser ouvido na plataforma de música online Spotify. São 12 canções gravadas pela nova formação do grupo, que desde o início de 2015 toca junto.
[relacionadas artigos=”60042,60593,59524″]
Conhecido por ser um power trio que já teve na bateria Nervoso (1997-1998), Bacalhau (1998-2015), que voltou para o Planet Hemp, no baixo e vocal Simone (1997-2004), Selma Vieira (2004-2008) e Flávia Couri (2008-2015), continuou um de seus fundadores, o guitarrista e vocalista Gabriel Thomaz, brasiliense conhecido no meio alternativo pela banda Little Quail and The Mad Birds.
A Gabriel se juntaram, no início de 2015, Érika Martins (ex-Penélope) na guitarra, sintetizador e percussão, Fred Castro (ex-Raimundos) na bateria e Melvin no baixo. O disco O Futuro dos Autoramas será lançado em versão física pelo selo paulista Hearts Bleed Blue (HBB), possivelmente em abril.
Nas faixas de O Futuro dos Autoramas, a nova formação, agora um quarteto, mantém a pegada surf music e agressiva da sonoridade da banda, mas inclui uma roupagem mais melódica e pop rock ao grupo carioca em seu primeiro registro junto em estúdio. Telecatch é um bom exemplo instrumental da veia surfista do som do Autoramas nesse álbum, enquanto A Sua Vinda Até Aqui e Rolo Compressor mostram um Autoramas mais romântico, mas não menos roqueiro.
O projeto gráfico é assinado por Paulo Rocker e o disco já ganhou seu primeiro videoclipe, da canção Jet To The Jungle. A produção do álbum foi feita pela banda e Lê Almeida, masterizado e mixado por Jim Diamond, produtor de Detroit (Estados Unidos), que já trabalhou com The Sonics, The White Stripes e Dirtbombs.
As 12 faixas, que são 11 músicas e uma bônus, foram gravadas em quatro estúdios do Rio de Janeiro: Toca do Bandido, Escritório, Superstudio e Estúdio da Warner-Chappell. É o primeiro disco do Autoramas com parceria nas composições entre Gabriel e Alvin L., nas canções Quando a Polícia Chegar e Verão.
O clipe de Jet To The Jungle foi dirigido por Eduardo Souza Lima, que marca a divulgação digital do novo disco. De acordo com Gabriel, a canção foi feita originalmente para a banda japonesa de garage rock Guitar Wolf, formada, segundo o líder do Autoramas, por fãs e amigos do grupo carioca. “A música é tão boa que eu não consigo tocar”, disse, na versão de Grabriel, o guitarrista Seiji, do Guitar Wolf.
O Autoramas é uma das atrações confirmadas no Festival Bananada de 2016, que acontece em Goiânia de 9 a 15 de maio. Nesse um ano com a nova formação, o selo alemão Soundflat Records lançou, em 2015, o LP Unsere Favoriten, com músicas antigas da banda e covers tocados ao vivo.
Assista ao videoclipe de Jet To The Jungle:
Ouça o disco O Futuro dos Autoramas: