As 10 bandas goianas de rock que você não deve deixar de ouvir

Foto: Venâncio Cruz

Foto: Venâncio Cruz

Goiânia é o centro do rock cravado no meio do Cerrado e isso já não é novidade para ninguém. Apesar de a cidade ser rotulada como a capital da música sertaneja, outros estilos musicais também conquistaram espaço e conseguem produzir excelentes artistas e bandas de destaque nacional e, até mesmo, internacional.

Segue a lista das 10 bandas de rock “made in Goiás” cujas sonoridades ganham e ganharam notoriedade além das divisas do Estado e que não podem passar despercebidos:

 

Black Drawing Chalks

Poucas foram as bandas que levaram o nome de Goiás para tão longe como Black Drawing Chalks. O grupo teve seu nome tirado de uma caixa de lápis carvão alemão muito antigo. Era formada por Victor Rocha e Douglas de Castro, enquanto ainda eram alunos da faculdade de Design. A banda cresceu e é apontada, atualmente, como a maior revelação do rock brasileiro, visto que foi a legítima representação do Brasil no palco alternativo do festival Lollapalooza, em São Paulo, em 2012:

 

Boogarins

Com nome de flor, a de jasmim, que exala o “amor puro”, Boogarins é a mais grata recente revelação da cena rockeira destes campos. Com pegada psicodélica, o quarteto conseguiu um contrato de três discos com o selo Other Music Recording, uma importantíssima loja de discos de Nova York. Capitaneada por Fernando Almeida, o conhecido “Dinho”, e Benke Ferraz, a mais genuína herdeira da tradição do indie rock de Goiânia se apresentou recentemente na Espanha e é uma das atrações principais do festival Lollapalooza deste 2015, em São Paulo, com apresentação marcada para o dia 28 de março:

 

Violins

O que falar de Violins? Misture aí Beatles, Zombies, Beach Boys, uma pitada progressiva de Pink Floyd e marine no Grunge e no indie 90´s. Adicione também música brasileira da melhor qualidade, como Chico Buarque e Caetano. Tcharam: Violins! O grupo foi formado em 2001 como Violins and Old Books (e que rendeu o EP “Wake up and Dream”), mas em 2003 já chamava a atenção com uma bela estreia, “Aurora Prisma”. Vieram em seguida seguir o esplendido “Grandes Infiéis”, “Tribunal Surdo” (2007) e “Redenção dos Corpos” (2008).

Os discos trazem uma musicalidade trabalhada nos detalhes, nas palavras de alguém que percebe muito bem o que está acontecendo no mundo à sua volta. Beto Cupertino é o cara das letras escritas e cantadas pelo Violins, no qual cravaram um de seus álbuns (Grandes Infiéis) entre os 10 melhores discos nacionais dos anos 2000, em votação feita pelo site Scream & Yell:

 

Cambriana

Cambriana é uma banda jovem que apostou numa estratégia bem atual de divulgação de seu trabalho: a internet. Por meio do universo digital, dispondo suas músicas para download em blogs, sites e, claro, nas redes sociais, o grupo angariou e conquistou seu espaço.

As letras da banda abordam aspectos da vida que são passíveis de identificação por grande parte do público, levando em consideração que as músicas são cantadas em inglês. O álbum de estreia da banda foi gravado em estúdios caseiros, o que não interfere em nada na qualidade sonora do conjunto. As músicas são leves, de batidas contagiantes, instigantes, enfim, som de gente grande feito para um público de ouvidos refinados:

 

MQN

Formada em 1994, o MQN foi uma das mais tradicionais bandas não somente de Goiás, mas de todo o Brasil — pelo menos no cenário do indie rock brasileiro. O quarteto que abandonou os palcos em 2012, já fazia rock quando Goiânia era de fato uma cidade pacata do interior do Brasil, cuja turma da botina, viola e chapéu reinava soberanamente nessas bandas do “velho oeste brasileiro”.

As músicas do grupo eram marcadas por refrãos carregados da mais pura essência do roqueiro que beberam da água dos anos 1990: shows agressivos, repletos de gritos, palavrões, cusparadas, cerveja, invasões de palco e empurrões. Era esse veneno que destilava a víbora do Cerrado. Como o próprio nome da banda diz: Melhor do que nada (riso):

 

Hellbenders

A banda goiana de metal stoner está em estúdio, gravando seu segundo disco no renomado Rancho De La Luna (onde apenas convidados podem gravar), na Califórnia, nos Estados Unidos. O Hellbenders será a primeira banda brasileira a ter um álbum produzido nos estúdio onde discos de conjuntos como Kyuss, Queens Of The Stone Age e Foo Fighters foram gestados. É por essas e outras que este quarteto, que surgiu em Goiânia em meados de 2007 e que fazem o legítimo rock garagem goianiense, está por aqui:

 

Carne Doce

A banda liderada pelo casal Salma Jô e Macloys Aquino tem feito nos últimos tempos muito barulho! Melhor dizendo, tem adoçado muitos shows por aí. Com letras sobre luxúria, ciúmes e sobre a mercantilização do sertão, o som tem agradado as mais diversas línguas. Além de batidas leves, com bases harmônicas combinadas com uma melodia impulsionada por um vocal poderoso, esse grupo merece nossa atenção:

 

Girlie Hell

Essa banda feminina de metal já fez apresentações ao lado de nomes de peso como Bad Religion, Kyuss Lives, Sepultura e a Crucified Barbara –– com quem fizeram uma pequena turnê pelo país. Lançado em 2012, o disco de estreia “Get Hard!” foi presença constante entre as listas dos melhores do ano e recebeu muitos elogios da crítica especializada: “Hard rock bem consistente e convincente”, declarou Silvio Essinger de O Globo. Então segura o som pesado destas goianas:

 

Overffuz

O som deste trio tem evoluído, portanto nada mais justo deles terem se apresentado nos principais festivais que rolam em Goiânia, como o Bananada e demais eventos no decorrer do ano. Não fosse só o som produzido pela banda e a necessidade de se apresentar, o Overfuzz também é conhecido por apresentações poderosas.

 

Trivoltz

Trivoltz é um trio muito barulhento que vem da efervescente cena hard rock de Goiânia e lançou seu primeiro disco de estúdio em 2010, tendo prensado o trabalho em vinil na República Tcheca e viajado para divulgar o álbum nos anos seguintes. A banda se destaca pela boa produção, acompanhada da vitalidade do rock and roll sem deixar de lado a criatividade e a vontade de fazê-lo muito bem feito. O trabalho desses caras merece ser notado:

22
Deixe um comentário

18 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
carlos

Vocês têm certeza que Atomic Winter está fora dessa lista?
Esse trem de lista de mais e melhores é sempre feita sem muita conexão com a realidade, com pesquisa, com audição séria… é mais o gosto pessoal de quem elabora a lista.
Tem muita gente boa de fora… desculpa me meter… se quem fez pode colocar banda quase extinta, ou já finada, por que então não incluir Rollin Chamas, Obesos, Hang The Superstars, etc, etc???

Júnior Bueno

E o Mister Gyn? E o P.O. Box?

Jenival

Goianada cantando inglês…fei demais…

Iniciante Das Mocas

Eles não necessariamente são goianos, as bandas sim. E o português agradece a bela grafia da palavra !

Iniciante Das Mocas

Elas são pop não ?

Joathan Lobo Ferraz

kede shotgun wives?????

Phillipe

Faltou banda demais ai na lista viu, so favoreceram as mais acessiveis

João Damasio

Ah, a lista de bem pop, bem montada. É isso ai mesmo que tem sido, a despeito de gostos. Claro que tem uma pancada de bandas phodas fora e algumas ai da lista que nem é muita coisa, mas por meio dessas ai se chega nas demais. E… tem Violins, ta ok! kkk

João

No coração do país, bem pertinho de Brasília, onde aconteceu um dos movimentos de rock mais importantes da história musical do país, quase todo mundo cantando em inglês. Gostaria de ver essa galera compondo em português… Aí sim vai acontecer!

Danielle BFortuna

Posthuman Tantra! embora não se enquadre em nenhuma categorização (rock, dark ambient, sci-fi …), mas eu incluiria na lista! adorei conhecer as bandas citadas!

Paulo Henrique

A minha banda preferida não esta nessa lista mas enfim, essas lista sempre são muito injustas … Um salve a piscodelia do The Galo Power que na minha concepção deveria sem duvidas estar entre as top 10.

Arthur

Só uma ressalva com relação ao Hellbenders, o Album Brand New Fear não foi gravado no Rancho de La Luna (apesar da espetacular qualidade). O album gravado por lá ainda está por vir esse ano.

Júnior Bueno

Kd Laia Vunge? Kd Vícios da Era?

Almir Neto

Discípulos de Osama, Réu e Condenado, Monster Bus, eram bons tempos rsrsrs. Atualmente Dogman é sem dúvidas a melhor!

Fabricio Vilela Morais Silva

Esqueceram a melhor banda do Goiás! the Galo power
https://www.facebook.com/THEGALOPOWER

Mauro

Minha banda especial … 1977 … Ainda vai estourar, mas qdo chegar vai explodir …

Pollyanna

Hey Mauro tudo bem?
que bandas da época de 70 voce conehceu ?

Antônio Júnior

UMA DICA BÁSICA PARA TODOS OS COMENTARISTAS DE PLANTÃO ABAIXO…
QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO
PROVÉRBIO DE POLÍCIA FEDERAL…
VIVENDO E … APREEEENDENDO!!!!
LAVAJATO NAO DERRUBOU DILMA NEM NINGUEM
COLLOR RECUPEROU SUAS MAQUINAS…

Antônio Júnior

TEM GRUPOS MUSICAIS QUE APARECEM AQUI E FORAM REMOVIDOS DO YOUTUBE…
BANDA GOIANA = ROCK
O RESTO É TENTATIVA DE APARECER NO LOLA PALOZA…
EM TERRA DE ROCK IN RIO BIBA CORRE PRO LOLA PALOZA

Josef Svejk

Na minha opinião as melhores são Cambriana e Carne Doce

Junio Amaral

como não lembraram de oblong’s os moleques são fodas

Paul